Seguir medicina após estudar em humanidades

Sofia Martinho

Membro Caloiro
Matrícula
11 Junho 2019
Olá maltinha!
Até há algum tempo eu estava a estudar Direito, mas acontece que me apaixonei por Medicina - tornou-se, portanto, meu desejo conseguir formação nesta área e puder exercê-la.
Porém, visto que estudei Línguas e Humanidades no secundário, não sei exatamente o que fazer, ou por outro lado, tenho apenas uma ideia -a qual não tenho ideia da sua viabilidade-, seria, então, fazer os exames de Biologia, Matemática A e o de Física e Química A.
Acham que o posso fazer desta maneira? Se não como posso conseguir ingressar em Medicina, têm outras ideias/ sabem como se pode fazer?
Obrigado/a desde já! 😊

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá maltinha!
Até há algum tempo eu estava a estudar Direito, mas acontece que me apaixonei por Medicina - tornou-se, portanto, meu desejo conseguir formação nesta área e puder exercê-la.
Porém, visto que estudei Línguas e Humanidades no secundário, não sei exatamente o que fazer, ou por outro lado, tenho apenas uma ideia -a qual não tenho ideia da sua viabilidade-, seria, então, fazer os exames de Biologia, Matemática A e o de Física e Química A.
Acham que o posso fazer desta maneira? Se não como posso conseguir ingressar em Medicina, têm outras ideias/ sabem como se pode fazer?
Obrigado/a desde já! 😊
Sim, a única maneira viável de entrares para Medicina pelo CNAES é fazendo as três provas de ingresso. A tua média de curso de secundário conta para o cálculo, juntamente com os exames de PI que irás fazer. Querendo esta via, o meu conselho é tirares um ano ou dois (ou mais, se necessário) para preparares estes exames. Procura tentar assistir a aulas no próximo ano lectivo na tua antiga escola, procura explicações e aproveita os mais variados recursos que consegues encontrar online, tendo o Uniarea uma importante área de apontamentos.

Última edição:

Azami

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
6 Outubro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Olá maltinha!
Obrigado/a desde já! 😊
A única forma que vejo de momento é mesmo se realizares as 3 PI :/
Caso não queiras optar por esta via, podes tentar o Concurso de Licenciados, mas, para isso terias que terminar a tua licenciatura (em Direito ou noutro curso, caso mudes para uma outra licenciatura).
Pelo concurso para licenciados não se inclui como critério uma licenciatura em cursos como Direito (ou Letras, ou Humanidades no geral), apenas cursos da área da saúde ou das ciências da vida, digamos assim. E mesmo assim depende sempre do júri de cada faculdade.

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Pelo concurso para licenciados não se inclui como critério uma licenciatura em cursos como Direito (ou Letras, ou Humanidades no geral), apenas cursos da área da saúde ou das ciências da vida, digamos assim. E mesmo assim depende sempre do júri de cada faculdade.
Vou corrigir, gracias!

• Fabulous
Reactions: Azami

srb6

Membro Veterano
Matrícula
29 Agosto 2016
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
A única forma que vejo de momento é mesmo se realizares as 3 PI :/

Olá!
Desculpa estar-te a desmentir mas é importante passar bem a informação, não vá ela desistir por causa disso xD.
Eu (e conheço mais pessoas) entrei pelo concurso para licenciados com o curso de gestão! Tanto quanto sei as únicas em que não poderia concorrer por causa disso era a do Algarve e Coimbra. Eu por acaso fui fazer os exames nacionais para aumentar as minhas hipóteses, mas por exemplo na UMinho a prova de conhecimentos é realizada lá, pelo que não pedem os exames nacionais, no entanto a matéria acaba por ser a mesma praticamente... portanto sim tem essas duas hipóteses: concurso nacional ou concurso para licenciados (terminando a licenciatura em Direito ou outra qualquer).