Seguir um mestrado em engenharia informática depois de licenciatura em engenharia eletrotécnica e computadores

Brunox1

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2024
Olá, eu acabei o secundário com uma média de 16,6 valores tendo obtido no exame de matemática A 179 pontos. Deste modo eu não tenho média para entrar em engenharia informática no técnico, que era o curso que eu queria e já me disseram que mais vale tirar engenharia eletrotécnica e computadores no técnico e mais tarde seguir algo mais relacionado a programação, do que tirar engenharia informática em qualquer outra instituição de Lisboa. Eu gostava de saber se alguém já passou por essa experiência e se é viável seguir o mestrado em engenharia informática após terminar a licenciatura em engenharia eletrotécnica e computadores.

Olá,
Mesmo que consigas entrar no mestrado de EI com licenciatura em EEC (que eu tenho dúvidas que deixem) irias ter imensas dificuldades. Apesar de ambos terem programação, a programação de EI é maioritariamente virada para programar o software enquanto que em EEC é para programar o hardware. Entrando no mestrado de EI eles vão assumir que tu tens certas bases que não vais ter tirando a licenciatura de EEC.

já me disseram que mais vale tirar engenharia eletrotécnica e computadores no técnico e mais tarde seguir algo mais relacionado a programação, do que tirar engenharia informática em qualquer outra instituição de Lisboa.
Não entendo porquê. Conheço várias pessoas que tiraram licenciatura em outras instituições e mestrado no IST (e vice-versa) e deram-se bem.

Olá, eu acabei o secundário com uma média de 16,6 valores tendo obtido no exame de matemática A 179 pontos. Deste modo eu não tenho média para entrar em engenharia informática no técnico, que era o curso que eu queria e já me disseram que mais vale tirar engenharia eletrotécnica e computadores no técnico e mais tarde seguir algo mais relacionado a programação, do que tirar engenharia informática em qualquer outra instituição de Lisboa. Eu gostava de saber se alguém já passou por essa experiência e se é viável seguir o mestrado em engenharia informática após terminar a licenciatura em engenharia eletrotécnica e computadores.
Sou Licenciada em Engenharia Informática (pelo ISEP) e não compreendo minimamente isso.. se realmente queres Informática no Técnico, podes sempre tentar entrar em EEC e depois pedir transferência pelo concurso mudança par/instituição.

Agora, se tu preferes ficar 3 anos em um curso que não é a tua prioridade (a componente de programação é muito baixa em comparação com Informática e no mestrado ias sofrer um bocado, principalmente porque não tens áreas importantes como engenharia de software/requisitos, redes, sistemas de computadores...) do que entrares em outra universidade no curso que queres ou tentares uma transferência, isso já depende de ti.

Não entendo porquê. Conheço várias pessoas que tiraram licenciatura em outras instituições e mestrado no IST (e vice-versa) e deram-se bem.
eu tenho 2 parentes próximos que tiraram os seus cursos no técnico e ambos dizem me que as bases que o técnico dá e o ritmo de trabalho que o IST impõe não tem nada a ver com as outras instituições em Lisboa, não sei se a adaptação de tirar a licenciatura na FCUL ou ISCTE para tirar um mestrado no técnico seria muito fácil e tenho um bocado de medo de não ter as mesmas oportunidades a nível profissional por fazer a licenciatura no ISCTE ou na FCUL. Daí vem a minha indecisão, ir para um curso que não gosto tanto numa faculdade melhor ou ir para o curso que eu quero numa faculdade menos boa

eu tenho 2 parentes próximos que tiraram os seus cursos no técnico e ambos dizem me que as bases que o técnico dá e o ritmo de trabalho que o IST impõe não tem nada a ver com as outras instituições em Lisboa, não sei se a adaptação de tirar a licenciatura na FCUL ou ISCTE para tirar um mestrado no técnico seria muito fácil e tenho um bocado de medo de não ter as mesmas oportunidades a nível profissional por fazer a licenciatura no ISCTE ou na FCUL. Daí vem a minha indecisão, ir para um curso que não gosto tanto numa faculdade melhor ou ir para o curso que eu quero numa faculdade menos boa
Se ambos tiraram os cursos do técnico será que percebem assim tão bem como funciona nas outras instituições? "Faculdade menos boa" é muito relativo. Eu estou no último ano do mestrado em EI na FCT-Nova e nunca tive interesse em mudar para o técnico, apesar de estar muito mais perto de onde moro e de ter amigos lá.

• Like
Reactions: brunaccosta03
Em Engenharia Informática, a universidade é a coisa que menos importa para o mercado de trabalho (claro que sim, algumas parecem ser "melhores" no currículo, mas o que importa é o que tu sabes fazer e principalmente o que tu fizeste FORA dos estudos). Ser uma pessoa que participa em projetos, núcleos, associações etc. valoriza muito mais do que ficar na faculdade 24h só a estudar porque a faculdade é "mais importante".

Se a tua prioridade é mesmo a universidade e não o curso, vais ter de ter em atenção que precisas de aprender muitas coisas à parte, porque não vais ter bases. Além disso, provavelmente não vais ficar na lista de maior prioridade quando te candidatares ao mestrado, porque não tens bases suficientes (digo isto de um modo geral, é questão de analisar nessa faculdade específica como é que são os critérios).

Se realmente queres o técnico, eu tentaria uma mudança de par/instituição dentro da mesma faculdade ou entravas em Engenharia Informática em outra e tentarias a mudança também. Pessoalmente, não acho que isso faça sentido e sim, os ritmos podem ser diferentes, o que é normal, mas da mesma forma que te ias adaptar agora, vais ter de te adaptar no mestrado (sem contar com a falta de bases que vais ter, a não ser que realmente consigas conciliar um curso inteiro + imensa matéria extra, o que eu acho ainda mais puxado do que simplesmente fazer transferência ou o curso em outra universidade).

Mas isto vai depender única e exclusivamente de ti.

• Like
Reactions: Rui C