eu tenho 2 parentes próximos que tiraram os seus cursos no técnico e ambos dizem me que as bases que o técnico dá e o ritmo de trabalho que o IST impõe não tem nada a ver com as outras instituições em Lisboa, não sei se a adaptação de tirar a licenciatura na FCUL ou ISCTE para tirar um mestrado no técnico seria muito fácil e tenho um bocado de medo de não ter as mesmas oportunidades a nível profissional por fazer a licenciatura no ISCTE ou na FCUL. Daí vem a minha indecisão, ir para um curso que não gosto tanto numa faculdade melhor ou ir para o curso que eu quero numa faculdade menos boa
Em Engenharia Informática, a universidade é a coisa que menos importa para o mercado de trabalho (claro que sim, algumas parecem ser "melhores" no currículo, mas o que importa é o que tu sabes fazer e principalmente o que tu fizeste FORA dos estudos). Ser uma pessoa que participa em projetos, núcleos, associações etc. valoriza muito mais do que ficar na faculdade 24h só a estudar porque a faculdade é "mais importante".
Se a tua prioridade é mesmo a universidade e não o curso, vais ter de ter em atenção que precisas de aprender muitas coisas à parte, porque não vais ter bases. Além disso, provavelmente não vais ficar na lista de maior prioridade quando te candidatares ao mestrado, porque não tens bases suficientes (digo isto de um modo geral, é questão de analisar nessa faculdade específica como é que são os critérios).
Se realmente queres o técnico, eu tentaria uma mudança de par/instituição dentro da mesma faculdade ou entravas em Engenharia Informática em outra e tentarias a mudança também. Pessoalmente, não acho que isso faça sentido e sim, os ritmos podem ser diferentes, o que é normal, mas da mesma forma que te ias adaptar agora, vais ter de te adaptar no mestrado (sem contar com a falta de bases que vais ter, a não ser que realmente consigas conciliar um curso inteiro + imensa matéria extra, o que eu acho ainda mais puxado do que simplesmente fazer transferência ou o curso em outra universidade).
Mas isto vai depender única e exclusivamente de ti.