Senha no GAES, PIEPE e Ficha ENES

idk12

Membro Caloiro
Matrícula
17 Agosto 2026
Olá a todos,

Vou candidatar-me ao ensino superior este ano, mas não fiz nem vou fazer exames nacionais agora (tenciono usar as provas de ingresso de anos anteriores).

Para dar um pouco mais de contexto: eu já andei um ano no ISEP, mas só passei a 3 cadeiras o ano todo, (isto foi devido a circunstâncias fora do normal e, em principio, não voltam a acontecer). Agora, o meu objetivo é mudar para a FEUP, para o mesmo curso, e queria tentar entrar através da 2.ª fase de candidaturas(eu não entrei por pouco no ano passado e tenho razões para acreditar que há possibilidade de entrar este ano).

A minha ideia inicial era ir a um GAES para entregar o recibo do "Pedido de Atribuição de Senha e de Número de Identificação para Acesso ao Sistema de Candidatura Online", já assinado por mim.

As minhas questões são:

1. Se eu entregar a ficha do pedido de senha no GAES, recebo logo a senha para o acesso ao ensino superior?
  2. O GAES devolve-me essa ficha assinada/validada para eu poder colocar no site da PIEPE e, consequentemente, receber a Ficha ENES?
  3. A entrada pelo concurso nacional é a melhor opção?
Qual é a forma mais correta de tratar de tudo isto tendo em conta a minha situação?

Última edição:

Olá @idk12
Se eu entregar a ficha do pedido de senha no GAES, recebo logo a senha para o acesso ao ensino superior?
Sim, deves receber logo mal seja validado.
O GAES devolve-me essa ficha assinada/validada para eu poder colocar no site da PIEPE e, consequentemente, receber a Ficha ENES?
Não é assim que funciona. Só terias de submeter lá o pedido da senha se quisesses que fosse a escola a validar. Ou validas num GAES ou numa escola. A Ficha ENES deve ser pedida na escola onde realizaste os exames nacionais.
A entrada pelo concurso nacional é a melhor opção?
Isso depende da situação, não há uma resposta única. No teu caso poderás concorrer pelo concurso nacional de acesso e ao mesmo tempo via mudança de curso (se as datas não passaram já).
Qual é a forma mais correta de tratar de tudo isto tendo em conta a minha situação?
Precisas de uma nova Ficha ENES que tens de pedir na escola onde realizaste exames nacionais. Poderias pedir no PIEPE, mas como não há inscrições para os exames a decorrer agora o melhor é contactares a escola para ver a melhor forma. E o pedido da senha pode ser validado nessa mesma escola ou num GAES.

• Like
Reactions: idk12