Será este o caminho certo?

Tomáz Mateus

Membro Caloiro
Matrícula
22 Julho 2016
Boa noite!
Venho aqui pedir ajuda a todas as pessoas mais velhas pois estou muito confuso.
Eu tenho 15 anos e passei agora para o 10º Ano e estou muito indeciso para qual curso no ensino superior vou pois eu queria fazer algo que revolucionasse o mundo, como por exemplo Albert Einstein, Newton, Galileu, Stephen Hawking, entre outros... Todavia, eu já andei a procurar de emprego e a ver os salários e não me agradou muito uma vez que não ia conseguir levar a vida que desejo.
Então eu pensei ir para a área de economia já que podia obter mais dinheiro e ter o modo de vida que quero e poder também revolucionar o mundo como eles criando o meu próprio laboratório.

PS: A parte do dinheiro pode parecer rude(pois só tenho 15 anos e já penso nisso) mas não é verdade porque além de revolucionar o mundo e caso isso não resulte, poder ajudar quem precisa.
Espero que me possam ajudar pois estou mesmo baralhado.

Boa noite.

Joanaa M

Membro
Matrícula
2 Agosto 2016
Curso
Psicologia
Instituição
Faculdade de Psicologia da UL
Olá boa noite. Eu terminei agora o 12º ano e estou muito indecisa nas 6 opções que devo escolher. Os cursos que tenho em mente são Psicologia, Ciências Farmacêuticas e Fisioterapia. Desde há muito tempo que me interesso pela área da saúde, mas a gestão também não me é indiferente. Já consultei os planos de estudos destes cursos em algumas universidades, e verifiquei que CF é bastante laboratorial e de investigação, o que não se identifica completamente comigo. Quanto a psicologia considero um curso muito interessante e mais a ver com os meus valores e com aquilo que me vejo a fazer no futuro, porém não tem as melhores taxas de empregabilidade. Se seguisse psicologia o objetivo era especializar em psicologia clínica e da saúde. Gostaria que me pudessem ajudar a decidir, com a experiência de quem já esteja em algum destes cursos, e possa dar o seu testemunho.

Obrigada desde já, aguardo resposta

MS1994

Membro
Matrícula
20 Julho 2016
Olá boa noite. Eu terminei agora o 12º ano e estou muito indecisa nas 6 opções que devo escolher. Os cursos que tenho em mente são Psicologia, Ciências Farmacêuticas e Fisioterapia. Desde há muito tempo que me interesso pela área da saúde, mas a gestão também não me é indiferente. Já consultei os planos de estudos destes cursos em algumas universidades, e verifiquei que CF é bastante laboratorial e de investigação, o que não se identifica completamente comigo. Quanto a psicologia considero um curso muito interessante e mais a ver com os meus valores e com aquilo que me vejo a fazer no futuro, porém não tem as melhores taxas de empregabilidade. Se seguisse psicologia o objetivo era especializar em psicologia clínica e da saúde. Gostaria que me pudessem ajudar a decidir, com a experiência de quem já esteja em algum destes cursos, e possa dar o seu testemunho.

Obrigada desde já, aguardo resposta
Oi :) eu estou em CF e o curso sim, é muito voltado para a parte laboratorial e de investigação. Porém, há tantas mas tantas saídas (e é uma pena que as pessoas não tenham conhecimento nem de metade das saídas) que nada têm a ver com o laboratorio... Tens por exemplo farmácia comunitária (que é aquela coisa que as pessoas ou adoram ou odeiam :D )e quase tudo em indústria. Até porque se gostas de gestão até poderias gerir uma farmácia ou alguma indústria de medicamentos ou assim, e não estavas num laboratório. Eu vim para este curso com a ideia de seguir ciências forenses tipo CSI, mas na altura pensava que era possivel só o trabalho de campo (recolher amostras e assim em locais de crimes e essas coisas) mas depois percebi que ia passar a maior parte do tempo em laboratório e que mesmo assim essa área em portugal não dá grande coisa (e muito pouco no resto do mundo). Mas mesmo a parte de laboratório também não era coisa que me animasse muito, passar o dia todo fechada, sempre com as mesmas pessoas....... Mas a parte administrativa é uma coisa que até me chama, e convém ter o curso de CF na mesma porque para trabalhares numa empresa tens de perceber bem o que a empresa faz

Joanaa M

Membro
Matrícula
2 Agosto 2016
Curso
Psicologia
Instituição
Faculdade de Psicologia da UL
Oi :) eu estou em CF e o curso sim, é muito voltado para a parte laboratorial e de investigação. Porém, há tantas mas tantas saídas (e é uma pena que as pessoas não tenham conhecimento nem de metade das saídas) que nada têm a ver com o laboratorio... Tens por exemplo farmácia comunitária (que é aquela coisa que as pessoas ou adoram ou odeiam :D )e quase tudo em indústria. Até porque se gostas de gestão até poderias gerir uma farmácia ou alguma indústria de medicamentos ou assim, e não estavas num laboratório. Eu vim para este curso com a ideia de seguir ciências forenses tipo CSI, mas na altura pensava que era possivel só o trabalho de campo (recolher amostras e assim em locais de crimes e essas coisas) mas depois percebi que ia passar a maior parte do tempo em laboratório e que mesmo assim essa área em portugal não dá grande coisa (e muito pouco no resto do mundo). Mas mesmo a parte de laboratório também não era coisa que me animasse muito, passar o dia todo fechada, sempre com as mesmas pessoas....... Mas a parte administrativa é uma coisa que até me chama, e convém ter o curso de CF na mesma porque para trabalhares numa empresa tens de perceber bem o que a empresa faz

Até posso acabar por me identificar com o curso, vou pensar melhor sobre essa hipótese
Obrigada pela disponibilidade e pela ajuda :)

Matrícula
3 Abril 2016
Curso
Dietética e Nutrição
Instituição
IPB
Boa noite!
Venho aqui pedir ajuda a todas as pessoas mais velhas pois estou muito confuso.
Eu tenho 15 anos e passei agora para o 10º Ano e estou muito indeciso para qual curso no ensino superior vou pois eu queria fazer algo que revolucionasse o mundo, como por exemplo Albert Einstein, Newton, Galileu, Stephen Hawking, entre outros... Todavia, eu já andei a procurar de emprego e a ver os salários e não me agradou muito uma vez que não ia conseguir levar a vida que desejo.
Então eu pensei ir para a área de economia já que podia obter mais dinheiro e ter o modo de vida que quero e poder também revolucionar o mundo como eles criando o meu próprio laboratório.

PS: A parte do dinheiro pode parecer rude(pois só tenho 15 anos e já penso nisso) mas não é verdade porque além de revolucionar o mundo e caso isso não resulte, poder ajudar quem precisa.
Espero que me possam ajudar pois estou mesmo baralhado.

Boa noite.
Bem, eu com a tua idade já tinha a certeza que era Ciências e tecnologia que queria seguir no secundário e também tinha o desejo de fazer a diferença, durante o meu ensino básico fascinei-me por FQ, mais propriamente e Química, adora, achava fascinante estudar a complexidade das coisas mais básicas do nosso dia a dia. Cheguei ao secundário com a certeza que era algo relacionado com a química e com a investigação que iria ingressar no ensino superior. Bem, o meu 10 ano foi um desastre, mas acabei com a certeza que afinal, química não fazia parte do meu futuro, detestei, e por outro lado virei-me bastante para a Biologia e Geologia (com um particular fascínio pela geologia) e Filosofia. O meu 11 foi mais do mesmo, mais um ano desperdiçado, correu super mal, reprovei a matemática A, fiz quimica com a ajuda da stora, e troquei o exame de quimica com o de filosofia, e la me safei, tive 12,6. No 12º optei por psicologia e biologia. Correu super bem apesar de ter de ser obrigada a fazer Mat A por exame (porque assim escolhi). Tive 17 a psicologia e fiquei bastante chateada com a stora, porque queria era mesmo o 19 (um ultimo teste que me correu bastante mal e acabei por tirar 13 depois de vários trabalhos de 20 e testes de 17), a biologia tive um 15 (fiquei bastante contente para a stora que tive). Fui a exame de pt e mat (como externa) e acabei por tirar 8,5 quando precisava de 9,5, ou seja, um ano retida pela incrível Mat A. Fui este ano a exame, tive 12,9 a mat, acabei o 12º com uma média de 14,25 e uma média de final de secundário de 13 (nada mau para quem vinha de 11,75 e depois anos para esquecer). Concorri agora ao ensino superior ao curso de Dietética e Nutrição, apesar de ter como 3º e 4º opção Biotecnologia.
Sei que me alonguei e não precisaria de tanto, mas como disse, queria algo ligado com a química e com a investigação. Como mostrei não gostei nada de ter FQ no ensino secundário, aprendi a gostar de Mat A, adorei psicologia e filosofia, e como vês acabei por escolher como primeira opção algo que apesar de dar para seguir investigação não será esse o meu objetivo. Como eu, muitas outras pessoas ingressam no ensino secundário com algo em mente e poucas são aquelas que chegam ao fim dele com a mesma ideia. É bom pensares naquilo que queres para poderes ter um objetivo em mente, irá parecer uma frase feita, mas o teu objetivo deve ser sempre o melhor. Claro que é uma decisão importante que área seguir no ensino secundário mas não é algo que, obrigatoriamente, ditará o teu futuro.
Espero ter ajudado e boa sorte (:

Maxpaynner

Membro Dux
Matrícula
5 Fevereiro 2016
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
Eu tenho 15 anos e passei agora para o 10º Ano e estou muito indeciso para qual curso no ensino superior vou pois eu queria fazer algo que revolucionasse o mundo, como por exemplo Albert Einstein, Newton, Galileu, Stephen Hawking, entre outros...

Não te preocupes, isso passa.

Todavia, eu já andei a procurar de emprego e a ver os salários e não me agradou muito uma vez que não ia conseguir levar a vida que desejo.

Laboratórios de economia? Não percebi.
Os salários em Portugal andam à volta do mesmo. Se estás indeciso no que queres fazer no futuro recomento que vás para CT. É a área mais generalista.

• Like
Reactions: RMoon99