NOVA Será este o curso para mim?

luisnunes49

Membro Caloiro
Matrícula
24 Abril 2021
Bom dia, eu sou o Luis e neste momento frequento a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa no curso de engenharia informática. Eu quando entrei no curso sempre soube que iria ser difícil, e mesmo com esse mindset eu passei por muito mesmo para chegar até ao ponto que estou agora, especialmente a programação (começámos a dar java). A minha razão para ter entrado neste curso foi mesmo porque tinha interesse em programar, foi uma coisa que quando via que me imaginava como seria se o soubesse fazer e queria aprender. Porém quando entrei no curso e comecei a aprender Java, parecia que nada corria bem, eu podia tentar perceber, podia passar horas naquilo, mas não resultava em nada. Agora, não consegui ter nota mínima nos testes, e vou ter que ir a exame e para ser sincero, depois de tudo o que passei, parece que não tenho energia para estudar programação, como se tivesse perdido o interesse. A minha questão aqui era se será que estou a ir no caminho certo, ou será que estou a perder tempo? Será que isto é para mim?

Rui C

Membro Veterano
Matrícula
4 Setembro 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
FCT UNL
Olá,
As dificuldades são normais. Java não é fácil e a maior parte dos caloiros tem dificuldade no primeiro semestre. Tens que pensar se é isso que queres fazer no futuro. Se realmente tiveres interesse no tema com esforço e dedicação chegas lá. Se não tiveres a conseguir perceber algum exercício manda-me mensagem privada.

• Like
Reactions: sigis

sigis

Membro Dux
Matrícula
26 Maio 2020
Como indica o @Rui C, dificuldades na adaptação ao Ensino Superior são algo por que todos, ou quase todos, os estudantes passam - alguns mais, outros menos.
Quanto a essa sensação de que não tens energia, pode ser um problema do método de estudo, podes experimentar outras formas de praticar.
Para saber se estás no caminho certo, pensa no que queres fazer no futuro, e no(s) caminho(s) que existem para lá chegar - pode ser só esse, pode ser esse mas haver também outros, ou pode não ser esse.

• Like
Reactions: Rui C