Será possível frequentar a universidade e ao mesmo tempo o ensino recorrente ?

barbaraqueiroz

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2018
A minha dúvida é a seguinte, eu deixei matemática por fazer este ano quando terminei o secundário.
Nos 3 anos de matemática apenas tive positiva de 10 ano.
Eu consigo inscrever-me num ensino recorrente ( de noite ) aonde vou fazer 3 módulos de 11 ano e 3 módulos de 12 ano de matemática , e não sou obrigada a voltar a realizar o exame nacional, eu queria saber se isso era possível fazer ao mesmo tempo que frequentava a faculdade durante dia.

A minha dúvida é a seguinte, eu deixei matemática por fazer este ano quando terminei o secundário.
Nos 3 anos de matemática apenas tive positiva de 10 ano.
Eu consigo inscrever-me num ensino recorrente ( de noite ) aonde vou fazer 3 módulos de 11 ano e 3 módulos de 12 ano de matemática , e não sou obrigada a voltar a realizar o exame nacional, eu queria saber se isso era possível fazer ao mesmo tempo que frequentava a faculdade durante dia.
Sim, como aluna externa se a universidade é o curso que queres o permitir. Tens de te informar junto da universidade. Atenção que terás sempre de te candidatar e entregar no curso quando tiveres em condições de concorrer.

• Like
Reactions: barbaraqueiroz

Sim, como aluna externa se a universidade é o curso que queres o permitir. Tens de te informar junto da universidade. Atenção que terás sempre de te candidatar e entregar no curso quando tiveres em condições de concorrer.
Olá , ou seja, se a universidade permitir posso ingressar na universidade fazer as aulas normais e de noite ir fazer por módulos matemática e não ter de fazer o exame nacional correto ?
Por curiosidade seria a iscet no Porto.

Olá , ou seja, se a universidade permitir posso ingressar na universidade fazer as aulas normais e de noite ir fazer por módulos matemática e não ter de fazer o exame nacional correto ?
Por curiosidade seria a iscet no Porto.
Sim, não sei se seria em todas as cadeiras pode ser só em algumas, depende da faculdade. O ISCET parece-me que permite esta modalidade, mas confirma com eles.
Não precisas de fazer exame de matemática se a tua CFCEPE for, pelo menos, 9,5 e não precisares de ter melhor nota para entregares no curso. Caso não cumpras estes requisitos, terias de melhorar a classificação de alguma maneira. O que poderia por passar por realizares o exame de matemática A novamente(se nunca o chegaste a fazer, então és obrigada a realizá-lo).

• Like

Sim, não sei se seria em todas as cadeiras pode ser só em algumas, depende da faculdade. O ISCET parece-me que permite esta modalidade, mas confirma com eles.
Não precisas de fazer exame de matemática se a tua CFCEPE for, pelo menos, 9,5 e não precisares de ter melhor nota para entregares no curso, em que terias de melhorar a classificação de alguma maneira. O que poderia por passar por realizares o exame de matemática A, novamente(se nunca o chegaste a fazer, então és obrigada a realizá-lo).
Eu realizei o exame de matemática , na segunda fase obtive 8 valores, .
Podes me explicar melhor isso da CFCEPE? Eu sei que é a nota interna, mas mesmo com matemática por fazer eu tenho mais de 12 valores suposta média interna ( sem contar com o exame de matemática ) , porque o objetivo é só mesmo concluir a disciplina.
Obrigada já agora , está a ser muito útil , estou a pensar se faça isso , pq até agora só me inscrevi no ensino recorrente

Eu realizei o exame de matemática , na segunda fase obtive 8 valores, .
Podes me explicar melhor isso da CFCEPE?
Obrigada já agora , está a ser muito útil , estou a pensar se faça isso , pq até agora só me inscrevi no ensino recorrente
CFCEPE é a "média do secundário" com que te candidatas ao superior e é 70% a média do recorrente e 30% os 4 exames obrigatórios do teu curso. Se cumprires as condições que eu disse na minha anterior resposta e não precisares do exame de matemática como prova de ingresso, então não precisas de o realizar se não quiseres.

• Like

CFCEPE é a "média do secundário" com que te candidatas ao superior e é 70% a média do recorrente e 30% os 4 exames obrigatórios do teu curso. Se cumprires as condições que eu disse na minha anterior resposta e não precisares do exame de matemática, como prova de ingresso, então não precisas de o realizar se não quiseres.
Entendi, ou seja só tinha de concluir a disciplina por módulos só para terminar o secundário , e como não preciso de prova de ingresso a universidade deixa realizar essa opção certo ?

Entendi, ou seja só tinha de concluir a disciplina por módulos só para terminar o secundário , e como não preciso de prova de ingresso a universidade deixa realizar essa opção certo ?
Só basta acabares o secundário e, se por a universidade deixa realizar essa opção, estás a dizer que te candidatas sem repetires o exame, sim, certo(apesar de serem as regras gerais, não depende da universidade em si😅).

• Like

Só basta acabares o secundário e, se por a universidade deixa realizar essa opção, estás a dizer que te candidatas sem repetires o exame, sim, certo(apesar de serem as regras gerais, não depende da universidade em si😅).
Ótimo, obrigada, vou informar-me com a faculdade melhor sobre isto.
Porquê eu iria estar matriculada numa escola de ensino recorrente à noite para acabar matemática e inscrita na universidade a fazer certas disciplinas, não pensei que fosse possível mas ainda bem, espero que o iscet adere a isso pois encontrei isto na página deles , e acho que estão a falar do ensino recorrente.

Attachments

• F2B068B8-C9AB-4D19-9346-002FA28A69E7.jpeg
    F2B068B8-C9AB-4D19-9346-002FA28A69E7.jpeg
    560.6 KB · Visitas: 8

Ótimo, obrigada, vou informar-me com a faculdade melhor sobre isto.
Porquê eu iria estar matriculada numa escola de ensino recorrente à noite para acabar matemática e inscrita na universidade a fazer certas disciplinas, não pensei que fosse possível mas ainda bem, espero que o iscet adere a isso pois encontrei isto na página deles , e acho que estão a falar do ensino recorrente.
De nada😁.
Penso que não se referem ao recorrente especificamente, mas sim, a alunos que complementam os seus planos dos cursos com outras cadeiras, até porque tu queres fazer as cadeiras com avaliação, para poupares trabalho no ano seguinte. Ao procurar no site deles, apareceu-me lá a referência à modalidade que tu pretendes frequentar, por isso, acho que terás sorte.