Será que consigo?

Olá sou eu

Membro
Matrícula
11 Outubro 2019
Olá, eu estou agora no 10o ano de ciências e tecnologias (com BG e FQ)
Para começar, no 9o ao tive 5 a tudo excetuando história e francês. Nos exames também tive boas notas, 99 a matemática e 97 a português (fiquei bastante surpreendida). Nunca estudei muito, (para os exames foram no máximo 5h cada) apenas o necessário para saber q tinha pelo menos 85/90, muitas vezes apenas estudando na manhã do dia do teste.

Neste novo ano nada me corre bem: ainda só tive uma questão aula de biologia, em que tive 10 valores (era uma pergunta de desenvolvimento e não percebi nada do que a professora queria que eu escrevesse, apesar de saber aquela matéria)
e tive outra questão aula de matemática que acho que vou ter 15 ou parecido.

Matemática está me a desiludir bastante, nunca estudei para esta disciplina e sempre foi a minha preferida, mas este ano parece que não consigo acertar em coisas que parecem simples (operações com radicais).

No início do ano tive grandes expectativas (média de 17 no mínimo,) mas sinto que não vou conseguir e é difícil lidar com isso. Vou começar a estudar a sério, mas sinto me bastante burra para alguém que sempre teve facilidade com tudo. Nem sei se consigo uma média de 15 no final do ano por este andar.

Só gostaria de saber se há por aí pessoas que tenham tido ou tenham o mesmo problema e como foi. Se alguém tiver dicas, inclusive de dicas para atividades laboratoriais agradecia imeeenso e de como estudar.
MUITÍSSIMO AGRADECIDA PELA ATENÇÃO, a sério mesmo.

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Só te tenho a dizer que o Básico não tem nada a ver com o Secundário, tens que te aplicar de verdade e estudar, em especial nos exames de 11º e 12º (e com aplicar de verdade quero dizer que 5 horas não chegam) isto é, se quiseres alcançar objetivos (média de 17 e até de mais é perfeitamente possível).

Sim, tive o mesmo problema durante o Secundário, mas isso deve-se à minha preguiça, sempre estudei o mínimo para tirar 4 durante o Básico para os meus pais não implicarem comigo em casa e mal bati no Secundário vi que tinha que mudar um bocado, mudei mas também não mudei o suficiente.

Para estudar atividades laboratoriais aconselho-te a saberes bem a matéria que essa AL vai girar em torno, veres bem os cuidados a ter e como manusear determinados objetos (isto em princípio o professor reforça) e leres bem o procedimento para já saberes melhor o que tens que fazer.

PS: Devo reforçar que não te deves sentir burra, podemos dizer que o Básico era uma brincadeira de crianças e agora a fasquia elevou, apenas tens que te adaptar e meter à altura do desafio.

Última edição:

Olá sou eu

Membro
Matrícula
11 Outubro 2019
Só te tenho a dizer que o Básico não tem nada a ver com o Secundário, tens que te aplicar de verdade e estudar, em especial nos exames de 11º e 12º (e com aplicar de verdade quero dizer que 5 horas não chegam) isto é, se quiseres alcançar objetivos (média de 17 e até de mais é perfeitamente possível).

Sim, tive o mesmo problema durante o Secundário, mas isso deve-se à minha preguiça, sempre estudei o mínimo para tirar 4 durante o Básico para os meus pais não implicarem comigo em casa e mal bati no Secundário vi que tinha que mudar o bocado, mudei mas também não mudei o suficiente.

Para estudar atividades laboratoriais aconselho-te a saberes bem a matéria que essa AL vai girar em torno, veres bem os cuidados a ter e como manusear determinados objetos (isto em princípio o professor reforça) e leres bem o procedimento para já saberes melhor o que tens que fazer.

PS: Devo reforçar que não te deves sentir burra, podemos dizer que o Básico era uma brincadeira de crianças e agora a fasquia elevou, apenas tens que te adaptar e meter à altura do desafio.
muito obg pela ajuda, sim eu sei que vou mesmo ter de começar a estudar todos os dias, também tenho esse problema da preguiça mas acho que o 10 me acordou... vamos ver como corre :/

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
muito obg pela ajuda, sim eu sei que vou mesmo ter de começar a estudar todos os dias, também tenho esse problema da preguiça mas acho que o 10 me acordou... vamos ver como corre :/
Se tiveres mais dúvidas em relação a Química ou a Biologia podes sempre dispor!

• Like
Reactions: Olá sou eu

Cristiana Matos

Membro Veterano
Matrícula
28 Agosto 2019
Curso
Matemática
Instituição
Fcup
Quase todos os alunos já passaram por isso. Existe uma pequena parte que de facto pouco alteram ao passar do 9o para o 10o ano, mas já trazem consigo hábitos de estudo. Vais ter que começar a levar a escola a sério pq a média vai ser necessária para a universidade mas também deves divertir-te para aliviares a pressão.
Umas dicas de estudo para biologia é saberes a matéria de frente para trás e de trás para a frente e se o teu sor for como a minha antiga LE COM MUITO CUIDADO AS ESCOLHAS MULTIPLAS. Um grande conselho que te dou é que qnd estejas a fzr a escolha múltipla vás eliminando as outras opções ( tipo, não é esta pq isto não faz sentido). No exame isso corre mt bem pq o exame sao 15 valores de escolha múltipla e acredita que da um jeito enorme acertar qs tdas. A filosofia e português desejo te boa sorte. Eu n entendia nada daquilo xd. A f.q. e a matemática tens que fzr mts exercícios e colocar as dúvidas aos teus professores. O 10o ano vai te estragar a média mas acredita que o 11o e o 12o são bem mais fáceis mas implica esforço. Bom eventualmente se precisares de ajuda com matemática podes mandar me mensagem. Boa sorte e aproveita bem o secundário. Vão ser dos melhores anos da tua vida.

Estudante96

Membro Veterano
Matrícula
9 Novembro 2018
Curso
Matemática
Instituição
FCUP
Para começar, no 9o ao tive 5 a tudo excetuando história e francês. Nos exames também tive boas notas, 99 a matemática e 97 a português (fiquei bastante surpreendida). Nunca estudei muito, (para os exames foram no máximo 5h cada) apenas o necessário para saber q tinha pelo menos 85/90, muitas vezes apenas estudando na manhã do dia do teste.

Neste novo ano nada me corre bem: ainda só tive uma questão aula de biologia, em que tive 10 valores (era uma pergunta de desenvolvimento e não percebi nada do que a professora queria que eu escrevesse, apesar de saber aquela matéria)

Matemática está me a desiludir bastante, nunca estudei para esta disciplina e sempre foi a minha preferida, mas este ano parece que não consigo acertar em coisas que parecem simples (operações com radicais).

No início do ano tive grandes expectativas (média de 17 no mínimo,) mas sinto que não vou conseguir e é difícil lidar com isso. Vou começar a estudar a sério, mas sinto me bastante burra para alguém que sempre teve facilidade com tudo. Nem sei se consigo uma média de 15 no final do ano por este andar.

Só gostaria de saber se há por aí pessoas que tenham tido ou tenham o mesmo problema e como foi. Se alguém tiver dicas, inclusive de dicas para atividades laboratoriais agradecia imeeenso e de como estudar.
Apesar de agora esta fase de adaptação te poder parecer "chata", provavelmente, mais tarde, vais agradecer que tenha ocorrido nesta altura. Pelo que percebi, não tens grande método de estudo e daqui por uns anos quando, se assim o pretenderes, entrares para a faculdade vais deparar-te como uma quantidade de matéria muito superior àquilo que estás habituada no secundário, sendo imensamente maior a diferença do secundário para a universidade do que do básico para o secundário. Desta forma, todas estas transições são tanto mais fáceis quanto melhor funcionar para ti o método de estudo que tiveres, o que significa que esta fase mais complicada te vai obrigar a perceber a forma de estudar que é mais produtiva para ti e preparar-te melhor para quando tiveres de estudar matérias cuja compreensão não é imediata. Aparentemente tens alguma facilidade numa série de coisas, o que é ótimo e pode facilitar algum trabalho, mas isso, como acho que já percebeste, não chega para sempre e, a partir de dado ponto, o essencial é mesmo ter capacidade de trabalho (a facilidade virá com a prática x) ). Com isto, acho que seria uma boa ideia tentares fazer um estudo regular e sempre que na compreensão de algum assunto exista algo que te está a fazer alguma confusão procurares esclarecer essa dúvida para que não acumule com outras. Ao mesmo tempo, é muito produtivo tentares explorar verdadeiramente cada conceito, tentando, por exemplo, vê-lo de diferentes perspetivas quando isso for possível. A boa notícia é que, quando desenvolveres um método de estudo que funciona para ti, mesmo que tenhas de estudar coisas complexas, estás muito melhor preparada para as estudares e compreenderes :p Não desesperes, uma parte importante da aprendizagem é saber lidar com as dificuldades... se fosse fácil não tinha valor!

• Like
Reactions: Cristiana Matos

Olá sou eu

Membro
Matrícula
11 Outubro 2019
Quase todos os alunos já passaram por isso. Existe uma pequena parte que de facto pouco alteram ao passar do 9o para o 10o ano, mas já trazem consigo hábitos de estudo. Vais ter que começar a levar a escola a sério pq a média vai ser necessária para a universidade mas também deves divertir-te para aliviares a pressão.
Umas dicas de estudo para biologia é saberes a matéria de frente para trás e de trás para a frente e se o teu sor for como a minha antiga LE COM MUITO CUIDADO AS ESCOLHAS MULTIPLAS. Um grande conselho que te dou é que qnd estejas a fzr a escolha múltipla vás eliminando as outras opções ( tipo, não é esta pq isto não faz sentido). No exame isso corre mt bem pq o exame sao 15 valores de escolha múltipla e acredita que da um jeito enorme acertar qs tdas. A filosofia e português desejo te boa sorte. Eu n entendia nada daquilo xd. A f.q. e a matemática tens que fzr mts exercícios e colocar as dúvidas aos teus professores. O 10o ano vai te estragar a média mas acredita que o 11o e o 12o são bem mais fáceis mas implica esforço. Bom eventualmente se precisares de ajuda com matemática podes mandar me mensagem. Boa sorte e aproveita bem o secundário. Vão ser dos melhores anos da tua vida.
obrigada pelas dicas ^-^ eu até gosto de estudar, e de aprender, o problema é mesmo começar.
Mensagem fundida automaticamente:

Apesar de agora esta fase de adaptação te poder parecer "chata", provavelmente, mais tarde, vais agradecer que tenha ocorrido nesta altura. Pelo que percebi, não tens grande método de estudo e daqui por uns anos quando, se assim o pretenderes, entrares para a faculdade vais deparar-te como uma quantidade de matéria muito superior àquilo que estás habituada no secundário, sendo imensamente maior a diferença do secundário para a universidade do que do básico para o secundário. Desta forma, todas estas transições são tanto mais fáceis quanto melhor funcionar para ti o método de estudo que tiveres, o que significa que esta fase mais complicada te vai obrigar a perceber a forma de estudar que é mais produtiva para ti e preparar-te melhor para quando tiveres de estudar matérias cuja compreensão não é imediata. Aparentemente tens alguma facilidade numa série de coisas, o que é ótimo e pode facilitar algum trabalho, mas isso, como acho que já percebeste, não chega para sempre e, a partir de dado ponto, o essencial é mesmo ter capacidade de trabalho (a facilidade virá com a prática x) ). Com isto, acho que seria uma boa ideia tentares fazer um estudo regular e sempre que na compreensão de algum assunto exista algo que te está a fazer alguma confusão procurares esclarecer essa dúvida para que não acumule com outras. Ao mesmo tempo, é muito produtivo tentares explorar verdadeiramente cada conceito, tentando, por exemplo, vê-lo de diferentes perspetivas quando isso for possível. A boa notícia é que, quando desenvolveres um método de estudo que funciona para ti, mesmo que tenhas de estudar coisas complexas, estás muito melhor preparada para as estudares e compreenderes :p Não desesperes, uma parte importante da aprendizagem é saber lidar com as dificuldades... se fosse fácil não tinha valor!
Obrigada, boas dicas e acho que também vou falar disso com os meus colegas, visto que está tudo "à rasca". Acho que parte do problema é eu não ter um objetivo concreto para estudar, não sei se quero ir para a universidade, é mais "pressão" por toda a gente me achar "inteligente"

Última edição:
  • Like
Reactions: Cristiana Matos

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina

Olá! É perfeitamente normal que as coisas não corram logo super bem no início do secundário. Por exemplo, eu também tive 14 nos primeiros testes a BG e a Matemática e depois no final acabei com 19 às duas disciplinas e mantive em exame. Este período inicial de adaptação pode ser maior ou menor, é uma questão de te ires habituando ao ritmo e de começares a ganhar verdadeiros métodos de estudo.
Para BG aconselho a que faças muitos esquemas com setinhas de modo a esquematizar a matéria. E isto mesmo durante os testes, para ficares com uma ideia geral do texto e depois te ser mais fácil responder às perguntas (tanto de escolha múltipla como de desenvolvimento).

Estudante96

Membro Veterano
Matrícula
9 Novembro 2018
Curso
Matemática
Instituição
FCUP
Obrigada, boas dicas e acho que também vou falar disso com os meus colegas, visto que está tudo "à rasca". Acho que parte do problema é eu não ter um objetivo concreto para estudar, não sei se quero ir para a universidade, é mais "pressão" por toda a gente me achar "inteligente"
Relativamente ao caso particular da matemática, deixo aqui uma mensagem em que referi o método de estudo que funcionou para mim no secundário:
Na minha opinião, o canal Jorge Penalva é realmente muito bom, além de uma boa organização, os vídeos contêm explicações úteis.
Eu salientaria algumas coisas que, para mim, são importantes para perceber matemática e que utilizei no ensino secundário:
-Compreender bem a parte teórica, isto é, ler com atenção as definições e teoremas e entender o que eles enunciam, isto é, perceber o que eles "dizem", tentando, inicialmente, arranjar razões lógicas para aquilo fazer sentido, ou seja, uma justificação mais informal. Eu acho muito giro analisar a demonstração dos teoremas quando esta vem nos manuais, tentando perceber passo por passo como esta é feita e a que propriedades recorre e, caso ache a demonstração muito complicada para mim, costumo tentar desenvolve-la eu com a ajuda do manual, mas "avanço" na demonstração com passos mais "pequenos" e simples de forma a ficar convencido. Em relação a este ponto, para o ensino secundário, eu diria que a justificação informal que te convença é o mais importante, sendo a parte de analisar a demonstração algo que eu considero importante e engraçado e que toda a gente devia pelo menos fazer 1 vez quando está a ler a matéria pela primeira vez, mas talvez não seja tão importante para o que é pedido em testes, exames etc.
-Fazer bastantes exercícios com qualidade, e com qualidade quero dizer exercícios em que a resolução e aquilo que se está a fazer tem uma razão que é entendida na totalidade (o que eu queria dizer não era que os exercícios têm de ser de qualidade, queria dizer que a resolução e o raciocínio aplicados nestes é que deve ser de qualidade xD). Uma boa técnica que eu pessoalmente costumo usar é ter, enquanto estou a resolver exercícios, uma folha branca ao lado a que dou o título "Notas sobre os exercícios" (eu sei, parece parvo... xD) em que vou resolvendo exercícios e a cada exercício que resolvo, se houve um detalhe importante, uma propriedade, uma igualdade, o que seja, que é utilizado de uma forma que não me foi imediata, mesmo que tenha chegado lá sem qualquer ajuda, aponto de forma informal nessa folha branca uma frase qualquer que explique a estratégia utilizada na resolução para que, quando estiver a estudar, leio isso e lembro-me logo do exercício e dessa estratégia que pode ser algo a pensar quando um exercício fornecer uma série de informações e pedir para determinar uma outra informação específica. Acho isto uma boa técnica, mas que não pode ser utilizada para tornar a resolução dos exercícios mecânica, isto é, o objetivo não é sermos capazes de saber que "sabendo a e b, posso descobrir c recorrendo à forma x", o objetivo é quando estamos a estudar coisas que já não vemos há muito tempo, olhando para estas notas que escrevemos nos lembremos de estratégias que fomos descobrindo como úteis em problemas de determinada área. Acho que mais importante que isto, fazer esses apontamentos obriga a pensar sobre a resolução e sermos capazes de a explicar minimamente e acho que isso ajuda imenso a desenvolver o raciocínio, a termos presentes várias estratégias quando somos confrontados com um problema matemático e a ficarmos com noção de certos passos matemáticos que podem ser dados e que não são diretamente expressos em manuais ou para os quais não estavamos tão despertos.

São 2 aspetos que eu acho importantes e que para mim funcionam, se funcionarem com mais alguém já valeu a pena a partilha 😝

Olá sou eu

Membro
Matrícula
11 Outubro 2019
Olá! É perfeitamente normal que as coisas não corram logo super bem no início do secundário. Por exemplo, eu também tive 14 nos primeiros testes a BG e a Matemática e depois no final acabei com 19 às duas disciplinas e mantive em exame. Este período inicial de adaptação pode ser maior ou menor, é uma questão de te ires habituando ao ritmo e de começares a ganhar verdadeiros métodos de estudo.
Para BG aconselho a que faças muitos esquemas com setinhas de modo a esquematizar a matéria. E isto mesmo durante os testes, para ficares com uma ideia geral do texto e depois te ser mais fácil responder às perguntas (tanto de escolha múltipla como de desenvolvimento).
obg! irei fazer isso, espero também conseguir boas notas dessas :)
Mensagem fundida automaticamente:

Relativamente ao caso particular da matemática, deixo aqui uma mensagem em que referi o método de estudo que funcionou para mim no secundário:
uau, adorei o método, também costumo fazer isso da folha, mas apenas com o que errava, acho que vou tentar isso de analisar melhor a pergunta, se bem que me safo até , o problema são cálculos em que por vezes não sei como, engano me

• Like
Reactions: Blasty
Matrícula
5 Fevereiro 2018
Curso
Medicina
Instituição
FMUC

Olá!
é super normal que no começo o secundário te pareça super diferente, porque é. Vai-te custar mais um bocado porque ainda não tens métodos de estudo para as disciplinas, já que no básico estudavas o mínimo. mas com o tempo vais ver que consegues superar todas essas dificuldades! quando comecei o 10º tinha um problema parecido, queria uma média alta (para entrar em medicina) mas não estava a conseguir corresponder, as disciplinas pareciam-me super difíceis (sobretudo fq), não conseguia mesmo. Mas no final do 1º período já estava a conseguir habituar-me: descobri os meus métodos de estudo para cada disciplina (à base dos resumos nas disciplinas mais teóricas, muuuuitos exercícios de exame a biologia, e montes de exercícios de tudo a matemática e física) e consegui subir bastante as minhas notas (de 16 a física consegui subir para quase 20 no último teste). É um processo de adaptação a TUDO, mas vais ver que quando te ambientares aos teus professores e à forma como eles dão testes, vais-te ambientar melhor ao estudo.
Dicas, acho mesmo que é ires aos poucos descobrindo o que funciona contigo: resumos, esquemas, ler a matéria... e fazer muitos exercícios! é a melhor maneira de nos habituarmos aos testes! Esse problema que tiveste com a pergunta de desenvolvimento de biologia acontece muitas vezes ahah, mas quando começas a fazer exames percebes mais ou menos como eles constroem as respostas, e mesmo quando não percebes bem uma, consegues sempre responder mais ou menos. Para as atividades laboratoriais, gostava muito de te ajudar, mas também foi sempre a minha pior parte! perceber muito bem quais foram os objetivos da atividade, o que fizeste e porquê, e fazer exercícios ahah

Vais ver que tudo vai correr bem, e que te vais conseguir superar! é só descobrires o que funciona contigo. e não te preocupes com estes primeiros testes não corresponderem ao que querias: é super normal! ao longo do ano vais tendo cada vez melhores notas se, obviamente, estudares bem! Boa sorte! ;)

• Like
Reactions: IvoneM

MariaRamos10

Membro
Matrícula
17 Janeiro 2019
Curso
Relações Internacionais
Instituição
FEUC

Olá! Como já disseram e tu já deves compreender, o básico nada tem que ver com o secundário. Mas se sempre tiveste facilidade em alcançar essas notas, tens muito potencial para chegar a uma ótima média no secundário! Apenas deves estudar mais e, muito importante, tirar todas as dúvidas que tenhas aos professores ou colegas. Para além disso, obteres esses resultados agora é totalmente normal, mesmo para um bom aluno! A questão é que estás a passar pela típica fase de adaptação, tenho a certeza que conseguirás ter boas notas nos próximos momentos de avaliação :) Não percas a motivação e sobretudo nunca desistas de tentar fazer mais e melhor. Beijinho, espero ter ajudado!