Olá! Eu sou do décimo primeiro ano do mesmo curso que tu! Estava praticamente na mesma situação que tu no 10° ano, tinha média perto de 16 (o que não é mau de todo) e consegui subir 1,1 valores no décimo primeiro ano (ficando com 17,1), é competamente normal o 10° ano lixar-nos as notas todas, é um ano de adaptação a um regime de estudo diferente
Ora, em relação a dicas para o 11°...
Em relação a Português, tenta ler e interpretar os textos que deste na sala, o máximo que conseguires, normalmente os textos que te põem nos testes são os que deram ou muito parecidos, por isso quanto mais te familiarizares com o tipo de obra, escrita e isso tudo, mais fácil será para ti, a gramática de 10° é igualzinha à de 11°, tirando uma coisa ou outra, mas nada muito difícil. Achei que as obras de 10°eram mais complicadas que as de 11°(tive 16 no 11°, sendo que foi a minha nota mais baixa)
Em relação a Inglês, é sempre a mesma coisa, e por isso se tinhas facilidade em tirar boa nota, vais ter também no 11° (tive 20)
Em relação a Filosofia, nunca gostei muito da disciplina para ser sincero, mas é muito à base do decorar, como já deves ter reparado. Aqui vai o conselho de ouro: por mais complexa que seja a matéria tenta sempre compreender a matéria antes de a decorar, porque ao familiarizares-te com a matéria, irá ser mais fácil decorares, já que percebes o intuito dessa matéria (tive 17)
Em relação a Matemática A, eu tenho de admitir que é uma disciplina que dificultou em relação ao 10°, mas sinto que isso aconteceu pois estava mais focado nas disciplinas de exame (fq e biologia). O truque da Matemática é treinares todos os dias, nem que seja por 30 minutos, pois há um encadeamento nas matérias do mesmo capítulo, portanto se acompanhares diariamente a matéria, vai ser uma disciplina bem soft (tive 17)
Em relação a Biologia e Geologia, a Geologia é praticamente igual, portanto se te esqueceres da matéria de 10° não é por aí que há um problema! Na Biologia há uma infinidade de nomes que tens de decorar e por vezes muitos parecidos, por isso em cada teste faz uma espécie de dicionário com todas as palavras que precisas de saber, ou cria mnemónicas. À semelhança do que vai acontecer na fq, os professores vão puxar mais dos exercícios de exames nos testes, por isso o meu conselho é comprares o livro da iave de fq e de bg, caso ainda não o tenhas, penso que há nos apontamentos da uniarea. Estes livros vão te ser bastante úteis, pois dá-te uma ideia de vocabulário que os da iave utilizam nos problemas.
Em fq, à semelhança à Matemática, é muito à base de exercícios, e portanto, se treinares diariamente vai ser easy. Percebe muito bem a teoria antes de fazeres os exercícios. Tive 19 eheh
Só te tenho a desejar um bom 11° :)