Será que consigo?

Maria Gabriel Cardoso

Membro Caloiro
Matrícula
11 Maio 2020
Olá! Estou a chegar ao final do 10º ano no curso de ciencias e estou com média de 14,9 o que não me agrada mesmo nada. Ando numa escola pública e dificultam-me um bocado a vida lá, fazendo testes extremamente difíceis em que não consigo tirar boas notas. Queria entrar no curso de medicina veterinária no Porto em que a média do último colocado é de 17,1. Estou a pensar em mudar para uma escola privada que dá muito apoio aos alunos. Acham que até ao fim do secundário com os exames incluídos consigo média de 17 pelo menos?
Algumas dicas para conseguir subir imenso as minhas notas?

Olá! Estou a chegar ao final do 10º ano no curso de ciencias e estou com média de 14,9 o que não me agrada mesmo nada. Ando numa escola pública e dificultam-me um bocado a vida lá, fazendo testes extremamente difíceis em que não consigo tirar boas notas. Queria entrar no curso de medicina veterinária no Porto em que a média do último colocado é de 17,1. Estou a pensar em mudar para uma escola privada que dá muito apoio aos alunos. Acham que até ao fim do secundário com os exames incluídos consigo média de 17 pelo menos?

Consegues essa média mesmo sem mudar, é comum as pessoas subirem a média no 11º e especialmente no 12º devido às opcionais.

Olá! Eu sou do décimo primeiro ano do mesmo curso que tu! Estava praticamente na mesma situação que tu no 10° ano, tinha média perto de 16 (o que não é mau de todo) e consegui subir 1,1 valores no décimo primeiro ano (ficando com 17,1), é competamente normal o 10° ano lixar-nos as notas todas, é um ano de adaptação a um regime de estudo diferente

Ora, em relação a dicas para o 11°...
Em relação a Português, tenta ler e interpretar os textos que deste na sala, o máximo que conseguires, normalmente os textos que te põem nos testes são os que deram ou muito parecidos, por isso quanto mais te familiarizares com o tipo de obra, escrita e isso tudo, mais fácil será para ti, a gramática de 10° é igualzinha à de 11°, tirando uma coisa ou outra, mas nada muito difícil. Achei que as obras de 10°eram mais complicadas que as de 11°(tive 16 no 11°, sendo que foi a minha nota mais baixa)
Em relação a Inglês, é sempre a mesma coisa, e por isso se tinhas facilidade em tirar boa nota, vais ter também no 11° (tive 20)
Em relação a Filosofia, nunca gostei muito da disciplina para ser sincero, mas é muito à base do decorar, como já deves ter reparado. Aqui vai o conselho de ouro: por mais complexa que seja a matéria tenta sempre compreender a matéria antes de a decorar, porque ao familiarizares-te com a matéria, irá ser mais fácil decorares, já que percebes o intuito dessa matéria (tive 17)
Em relação a Matemática A, eu tenho de admitir que é uma disciplina que dificultou em relação ao 10°, mas sinto que isso aconteceu pois estava mais focado nas disciplinas de exame (fq e biologia). O truque da Matemática é treinares todos os dias, nem que seja por 30 minutos, pois há um encadeamento nas matérias do mesmo capítulo, portanto se acompanhares diariamente a matéria, vai ser uma disciplina bem soft (tive 17)
Em relação a Biologia e Geologia, a Geologia é praticamente igual, portanto se te esqueceres da matéria de 10° não é por aí que há um problema! Na Biologia há uma infinidade de nomes que tens de decorar e por vezes muitos parecidos, por isso em cada teste faz uma espécie de dicionário com todas as palavras que precisas de saber, ou cria mnemónicas. À semelhança do que vai acontecer na fq, os professores vão puxar mais dos exercícios de exames nos testes, por isso o meu conselho é comprares o livro da iave de fq e de bg, caso ainda não o tenhas, penso que há nos apontamentos da uniarea. Estes livros vão te ser bastante úteis, pois dá-te uma ideia de vocabulário que os da iave utilizam nos problemas.
Em fq, à semelhança à Matemática, é muito à base de exercícios, e portanto, se treinares diariamente vai ser easy. Percebe muito bem a teoria antes de fazeres os exercícios. Tive 19 eheh

Só te tenho a desejar um bom 11° :)

Olá! Para já, acho que devias mudar a tua forma de pensar, porque não só estás no início do secundário, como estás a apontar para uma solução que à partida não é muito recomendável; como mudar de escola a meio de um ciclo de estudos. Vejamos:

1. Tu estás só a iniciar o secundário. Isso pode estar associado a pensares que as disciplinas são mais difíceis em relação ao básico; mas quanto a isso, tens razão: são de facto mais difíceis, onde quer que estudes. Por isso, olha também um pouco para os teus colegas e vê mais ou menos qual a média dos resultados deles. e estiveres abaixo da média, deverás repensar algumas coisas; se estiveres na média (ou quiçá acima dela) podes estar mais tranquilo, porque ainda tens mais de metade do secundário pela frenTe.

2. Na hipótese de precisares de fazer algum reajuste, aponta baterias ao teu método de estudo. Podes ainda estar influenciado pelo básico, e o secundário exige métodos muito diferentes. Não te esqueças que para quem quer ter a média a que ambicionas - uma média que revela grande aproveitamento - tem que estudar todos os dias e ser organizado nas coisas.

3. Se por acaso estiveres numa daquelas escolas conhecidas por serem difíceis (alegadamente), não te deixes levar demasiado por isso. Se for exigente, significa que tens que dar ainda mais para ter 17 no fim. Os testes podem não ser extremamente difíceis: pode acontecer que não estejas bem preparado, ou ainda te estejas a ambientar à exigência do secundário. Se for o caso, tenta rever o teu método E percebe o que é que os professores valorizam mais em todos os momentos de avaliação.

4. Uma escola privada não é um sítio onde se vá e se tem garantido “muito apoio” que conduz necessariamente a Boas notas. Tenho amigos que andaram em colégios e que sentiram que isso os deixou a perder, logo, essa pode não ser a solução que imaginas na tua cabeça. Ademais, o que pode resultar para outros pode não resultar para ti; e a noção de “muito apoio” é um bocado relativa.

O meu próprio percurso e vários outros que conheço demonstram que uma nota aparentemente baixa no 10º não é nada decisivo para o que acontecerá nos anos seguintes. Por isso, aplica-te bem (o esforço é a chave de tudo); vai além do necessário, participa nas aulas, estuda todos os dias. É melhor enfrentar a exigência e habtuar-se a procurar o mérito no seio dela, vendo-a como uma oportunidade.

• Fabulous
Reactions: Mr. Gomes