Será que devo estudar no estrangeiro? Qual a melhor altura?

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Tomás S Ferreira

Membro Caloiro
Matrícula
28 Maio 2020
Olá!
Apesar de ainda estar no 10º ano em CT, (já) penso muito no meu futuro universitário. Há uns tempos enfiei na cabeça que queria ia estudar para o estrangeiro, com o intuito principal de enriquecer a minha experiência de vida e me sentir realizado (de alguma forma que ainda não sei). Agora, e já há algum tempo, sonho em estudar na Universidade de Cambridge, Reino Unido, e acho que notas não serão um problema (se a faculdade valoriza de forma quase exclusiva as disciplinas do meu curso - Matemática A, Biologia e Geologia e Físico-Química A, então já tenho os A levels e os A* assegurados). Sonho estudar bioquímica (nunca fiquei satisfeito com explicações a "escalas superficiais" dos fenómenos que nos mantêm vivos, tenho a sede de saber porque estou vivo, molécula a molécula 🤣). Eu gostaria de diversificar o meu trajeto académico, ou seja, fazer a licenciatura e o doutoramento (talvez ainda o mestrado) cada um numa escola diferente. A questão é: qual deles devo fazer no estrangeiro? Eu pensei na licenciatura em Cambridge e o Doutoramento na FCUL, mas não me importaria se tivesse que fazer ao contrário. É diferente fazer a licenciatura num sítio ou outro? A licenciatura não é mais universal visto ser muito teórica (não é como se estudar num sítio deixo de aprender algo que aprenderia no outro)? De qualquer forma, eu acho que faria a inscrição para as duas universidades e se fosse aceite em Cambridge (até porque tenho a curiosidade de saber se conseguiria), provavelmente aceitaria. O que acham?

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
Franciisco_Santos Será que consigo no curso que quero? Ensino Secundário 13
M Será que consigo entrar no curso que quero? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 1
D Será que entro na 1ª opção? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 1
biarodrigues Será que consigo entrar no curso que quero? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 3
B Será que estarei em risco? Concurso Nacional e Locais - Público 4
M Será que consigo? Ensino Secundário 3
O Será que consigo? Ensino Secundário 11
A Será que vale a pena? Ensino Superior 6
voidlessmind Será que eu iria conseguir? Ensino Secundário 2
Pipitaaaaa ESEP Será que consigo entrar!? Escola Superior de Enfermagem do Porto 1
T Que será feito em relação ao exame de Matemática A? Ensino Secundário 16
Andreia200 Será que vou à 2° fase? Opiniões Exames Nacionais e Provas de Ingresso 42
João Feliciano Será que o método de acesso ao Ensino Superior é justo? Concurso Nacional e Locais - Público 63
G Será que me aguento na universidade? Tecnologias 7
BeatrizDFerreira A análise da sua candidatura será completada após o envio da informação académica pelos serviços da sua instituição de ensino Bolsas e Residências 4
L Quão grande será o aumento da média em engenharias? Concurso Nacional e Locais - Público 3
G Quão grande será o aumento das médias em economia/gestão? Concurso Nacional e Locais - Público 30
voidlessmind Qual será a melhor opção a fazer? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
M Quero ir para medicina, será necessário seguir físico-química no secundário? Ensino Secundário 5
Margot Matéria do 3º período será avaliada nos Exames 2020? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Annie_ Os SASUP têm quartos de casal para estudantes de doutoramento e investigadores. Será possível um casal de estudantes de mestrado ter direito a um? Bolsas e Residências 0
barbaraqueiroz Será possível frequentar a universidade e ao mesmo tempo o ensino recorrente ? Concurso Nacional e Locais - Público 9
Henrique Dias IELTS Academic - será worth it o curso intensivo? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
J Línguas e Humanidades - Será sociologia uma boa opção? Ensino Secundário 9
D Será possivel voltar á escola... Ensino Secundário 5
J Será Gestão um curso para mim? Ciências Económicas e Empresariais 4
A Qual será o meu futuro? Ensino Superior 11
T Será este o caminho certo? Ensino Superior 5
E Será possível? Ensino Secundário 2
C ISCSP Será o ISCSP uma boa opção? Universidade de Lisboa 1
M Dilema que não consigo resolver Ensino Secundário 0
P O que fazer para 2021? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 3
I Como é que sei o meu horário da universidade? Ensino Superior 1
G Candidaturas 2021/2022 - O que fazer/quando fazer? Concurso Nacional e Locais - Público 28
G Cursos que compartilhem cadeiras com engenharia informática Tecnologias 3
B Entrei num curso e não sei se é o que eu quero Ensino Superior 4
Digaso28 Horários que mudam Ensino Superior 1
I Quando começam as aulas na universidade para os alunos que entram pela segunda fase do concurso? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 1
C Nao sei o que fazer Ensino Superior 3
J Posso mudar de curso mesmo que ambos os cursos sejam totalmente diferentes? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 9
S Candidatos que trabalham Ensino Superior 0
J Coisas que se deve levar para uma residência Alojamento Universitário 0
I Não tenho média para entrar no curso que quero/mudança de instituição :( Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
A Todas as minhas opções para segunda fase estão lotadas, o que fazer ? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 14
Bárbara FS Lima Não fui colocada na 1ª fase o que fazer em relação à bolsa? Bolsas e Residências 3
I Para quem se vai candidatar á segunda fase: que curso/s vão concorrer? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 16
Inêsalmeidaluis Que devo fazer Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 1
H Não sei o que fzr Concurso Nacional e Locais - Público 4
M Como é que sei quais é que são as cadeiras mais adequadas para o primeiro ano?? Ensino Superior 1
M Não entrei em medicina veterinária, e agora? Que hipóteses tenho? Recursos Naturais 6