Será que eu iria conseguir?

voidlessmind

Simp da Uniarea
Matrícula
6 Junho 2019
Curso
Sociologia
Instituição
ISCTE
Vou ser bem sincero, eu nunca dei a miníma para a escola por grande parte da minha vida. Só me comecei a dar conta da minha situação no secundário e foi no 11º Ano apenas... Consegui acabar com média de 14 mas não é o suficiente. Neste ano que passou ou estudava alguns dias antes dos testes e eu tentei analisar a maneira melhor que eu estudava e só mais para o fim é que reparei mais ou menos como o meu método de estudo funcionava. Basicamente, eu não vale a pena ficar a "passar as coisas a limpo" que era como eu ""estudava"". Aprendi que se eu me sentar com apontamentos e o livro aberto e tentar montar as coisas na minha cabeça e realmente perceber como se encaixam que deu melhor resultado.

Este ano seguinte que já faltou mais, eu tenho que ter o máximo que eu conseguir. Eu sei que parece impossível ou até irrealista um aluno medíocre passar de notas "meh" para 17+ mas eu vou dar o meu melhor e estudar todos os dias. Algum de vocês passou pela mesma coisa? Acham que é possível eu conseguir alcançar essas notas?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Vou ser bem sincero, eu nunca dei a miníma para a escola por grande parte da minha vida. Só me comecei a dar conta da minha situação no secundário e foi no 11º Ano apenas... Consegui acabar com média de 14 mas não é o suficiente. Neste ano que passou ou estudava alguns dias antes dos testes e eu tentei analisar a maneira melhor que eu estudava e só mais para o fim é que reparei mais ou menos como o meu método de estudo funcionava. Basicamente, eu não vale a pena ficar a "passar as coisas a limpo" que era como eu ""estudava"". Aprendi que se eu me sentar com apontamentos e o livro aberto e tentar montar as coisas na minha cabeça e realmente perceber como se encaixam que deu melhor resultado.

Este ano seguinte que já faltou mais, eu tenho que ter o máximo que eu conseguir. Eu sei que parece impossível ou até irrealista um aluno medíocre passar de notas "meh" para 17+ mas eu vou dar o meu melhor e estudar todos os dias. Algum de vocês passou pela mesma coisa? Acham que é possível eu conseguir alcançar essas notas?
Não passei por uma situação desse género, mas passei pela situação de melhorar classificações ao longo do tempo e solidificar os meus métodos. Diria que não é, de todo, impossível. Mas é preciso uma análise mais profunda que simplesmente o teu método de estudo.
Diria que há 3 requisitos para uma resposta que tenha uma classificação elevada: como referiste, o estudo, feito em qualidade sobretudo, dominares bem os conceitos-chave da disciplina e saberes explicar e interligar conhecimentos. Num segundo ponto, colocaria a capacidade de interpretação de uma pergunta - as perguntas têm um objetivo. Tenta sublinhar as palavras-chave e tentar desconstruir a pergunta isto é, o que é que a pergunta está a pedir e qual é a abordagem que se pretende fazer, semelhante a um thesis statement. Por último, a capacidade de escrita. Ler textos ajuda a compreender melhor como escrever e é importante que faças uma análise à tua escrita. Um aluno de 14 não é igual a um aluno de 17 na escrita, tenta encontrar os pontos que achas mais fracos. O texto é vago? Não consegues criar uma espécie de thesis statement? O texto tem uma estrutura clara? Desenvolve bem cada umas das partes (...)

Tenta analisar estes pontos, podes também perguntar aos teus profs. Espero que corra tudo bem 🤗

Última edição:

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
A Ariana já te respondeu a tudo mas mesmo assim gostaria de fazer uma simples ressalva, pode não ser o suficiente para os teus objetivos claro, mas uma média de 14 não é medíocre na minha opinião portanto não sejas muito duro contigo nesse aspeto.