Olá, espero que esteja tudo bem contigo
Eu acho que nós temos muito aquela ideia de um caminho pré-definido, em que saímos do secundário, entramos num curso superior e temos de ter logo ali à saída um emprego à nossa espera. E isso muitas vezes não acontece e pode deixar-nos frustrados, desanimados, a achar que não valemos nada, que escolhemos o curso errado, etc.
Ninguém melhor que tu sabe o porquê de teres escolhido Geologia. Acredito que foi porque gostas da área e se te vês a trabalhar nela, acho que devias arriscar e apostar nessa área, uma vez que também já investiste alguns anos da tua vida a estudar para exercer nessa profissão. Pensa nos motivos que te levaram a escolher Geologia e não outra coisa.
O meu conselho é que finalizes o mestrado e que vás vendo algumas oportunidades de emprego que surjam. Mesmo que no fim do mestrado não arranjes logo emprego na área, podes até arranjar um
part-time em algo não relacionado com a área, e até podes investir em mais formação, de forma a enriqueceres o teu currículo e a teres outras experiências.
Mas não desistas antes de tentar. Porque tu estás a acabar o mestrado e já estás a pensar que não vais arranjar nada e que vais ter de fazer outro curso. Não sabes se é verdade. É muito normal pensarmos dessa forma, e muitas vezes surge aquele pensamento de '' já tenho X anos, estou a ficar velho e agora vou meter-me noutro curso superior, perder mais anos, e depois posso não arranjar emprego..'' Tem calma. Ao estares a pensar se vais ter emprego após o mestrado, estás à procura de uma resposta que ainda não podes ter. Se Geologia é algo que tu realmente gostas, acho que devias ir à procura das oportunidades e arriscar. Se entretanto vires que não vais mesmo arranjar nada, diria que sim, que podes sempre fazer outro curso numa área à tua escolha (preferencialmente algo que tu gostes, porque não percebi muito bem a parte do ''se calhar não devia de ter aquele momento do ''segue o que gostas''. Acredita que se seguirmos algo que nós não gostamos, isso vai revelar-se pouco satisfatório em determinado momento da nossa vida e não vale a pena). Não perdemos nada em fazer outro curso, em dar um passo atrás para dar dois à frente, já vamos com outra bagagem para o ensino superior, já não vamos à toa e já sabemos mais ou menos o que esperar desse nível de ensino, embora existam sempre novas coisas para aprender, outras experiências para vivenciar.. é tudo novo dentro do já ''conhecido''.
Não aches que és o único nessa situação, existem muitas pessoas com a mesma dúvida, pelo que acho que deves pensar muito bem antes de tomar uma decisão, seja ela qual for, e ponderar se é algo que tu estás disposto a fazer. Seguir outro curso, implica um grande investimento, não só em termos financeiros, como de tempo, mas é algo que tu nunca perdes por fazer. E só o facto de pareceres disposto a correr esse ''risco'' é de louvar. Muitos deixam-se estagnar e ficam por ali, e tu pareces disposto a fazer algo de diferente pela tua vida.
Espero que tomes a melhor decisão para ti e que encontres um emprego que te realize pessoal e profissionalmente, seja em que área for
Toda a sorte para o teu percurso!
''São as nossas escolhas, mais do que as nossas capacidades, que mostram quem realmente somos''