Boa noite, estou com ideias em candidatar-me ao curso de serviço social no ISCSP (diurno). Tenho andado a ver algumas informações sobre o curso e, caso fosse possivel, gostaria também de ver alguns trabalhos já elaborados por alunos do mesmo, podendo assim ter uma ideia em concreto daquilo que é feito em algumas cadeiras deste curso. Para além disto, que tipo de temas são abordados nas cadeiras em geral? Caso alguém já tenha feito estágio, poderia dizer-me onde foi e o que fez?
Caso conseguissem ajudar-me ficaria bastante grata :) Estou a pedir algumas informações, visto que quero saber aquilo que provavelmente irei fazer futuramente e também para não voltar a desistir do curso onde estava, algo que aconteceu anteriormente.
PS. Qualquer um pode partilhar as suas experiências, independentemente da universidade onde está/esteve, não precisa de ser necessariamente um aluno/a dos ISCSP.
Boa tarde Mariana :) Chamo-me Marta e sou aluna de Serviço Social do ISCTE-IUL, estou agora mesmo no fim do primeiro ano.
Não te posso falar do ISCSP, apenas do ISCTE por isso vou contar um pouco da minha experiência durante este ano.
Ao início estava também indecisa entre qual das duas opções escolher, mas decidi-me pelo ISCTE pois para além das cadeiras me parecerem mais interessantes, também tinha estágio ao longo dos anos.
O ISCTE tem estágio em 2 anos do curso, antigamente o estágio era feito ao longo dos 3 anos. Este ano isso mudou, portanto eu, sendo o meu primeiro ano, fiz apenas 20 horas repartidas por 3 locais de estágio. 10 horas num local + 10 horas repartidas em dois. Esses locais foram em áreas de interesse que nós próprios escolhemos, foi portanto uma observação para vermos o que se fazia nas áreas que escolhemos, e em qual eventualmente queremos estagiar no próximo ano.
Numa das minhas observações escolhi saúde e calhei num hospital do qual gostei imenso, e no final deste ano tivemos novamente que dar locais já para estagiar para o próximo ano, e eu por exemplo escolhi esse hospital onde estive a fazer observação.
Portanto sim, é a universidade que dá o estágio, tentando corresponder ao máximo aos teus interesses.
No primeiro semestre tive cadeiras como psicologia social, direito social, sociologia, modernidade e questão social (uma cadeira onde se estuda vários autores ligados a questões sociais), e teoria e história do serviço social. Foi portanto uma abordagem a diversas áreas que tiveram diversos contributos para o Serviço Social.
No segundo semestre já tive cadeiras mais específicas tais como "metodologias de intervenção em serviço social" e "organização, gestão, planeamento e avaliação em serviço social". Estas cadeiras já nos dão técnicas e ensinamentos para a prática propriamente dita. Tive também direito da família e da criança, que também dá bastante jeito para quem quer trabalhar com crianças e jovens. Tive laboratório, que era uma cadeira onde tratamos dos assuntos de estágio e fazemos trabalhos que tenham a ver com a prática do assistente social.
Tive ainda 3 cadeiras optativas, que tinham menos carga horária (apenas 1h30 por semana), e decorreram durante parte do mês de Abril/Maio.
No ISCTE o curso está disponível apenas em pós-laboral, sendo que é bastante cedo, no meu primeiro semestre saia por vezes as 21h, mas neste segundo saia apenas um dia a essa hora, os restantes era as 19h30 ou mais cedo. Quando te habituas torna-se perfeitamente normal, até porque mesmo alunos de diurno de outros cursos costumam estar no ISCTE até bastante tarde, portanto nunca sentes aquele ambiente de estar apenas com os alunos de pós-laboral na universidade. Para além de que a minha turma, e as dos outros anos também, é composta por pessoas com 18-19 anos, e não tanto pessoas mais velhas, como muitas gente pensa por ser pós-laboral.
Eu adoro o curso, adoro a universidade, o ambiente é ótimo, os professores apoiam-nos bastante, e o ISCTE-IUL tem à nossa disposição diversas conferências e fóruns que enriquecem o curso.
Não podia mesmo estar mais contente com a minha escolha.
Podes consultar o site do ISCTE-IUL para saber mais sobre as cadeiras etc, e qualquer dúvida já sabes ;)
Marta Rocha