Simulador de candidatura DGES

Samuel

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2015
Boa tarde. Tenho uma dúvida que gostaria de esclarecer.
Hoje, depois de ter ido buscar a ficha ENES à minha escola, abri o site do dges e fui ao simulador de candidatura. Preenchi aquilo que me pediam, coloquei as notas dos meus exames de geografia A (1ª e 2ª fase), fui avançando passo a passo, até que cheguei à parte em que seleccionava as minhas preferências em relação aos cursos.
Pretendo entrar em informação turística na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Para este curso preciso da prova de ingresso de Geografia A, precisamente aquela que eu tenho... O problema é que quando coloquei esse curso em primeira opção apareceu um quadrado do lado direito do ecrã a dizer P.I., ou seja, que a prova de Ingresso estava em falta! Se eu fiz a prova de ingresso exigida e coloquei no site a nota que obtive nas duas fases porque raio é que o simulador me diz que eu não tenho a prova de ingresso?! Espero que isto não seja nenhum problema complicado...
Obrigado pela atenção, preciso mesmo da vossa ajuda.
P.S. Envio-vos também uma printscreenCaptura de Ecrã (1).png Captura de Ecrã (2).png Captura de Ecrã (3).png para perceberem melhor o que se passa.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
O problema é que quando coloquei esse curso em primeira opção apareceu um quadrado do lado direito do ecrã a dizer P.I., ou seja, que a prova de Ingresso estava em falta! Se eu fiz a prova de ingresso exigida e coloquei no site a nota que obtive nas duas fases porque raio é que o simulador me diz que eu não tenho a prova de ingresso?! Espero que isto não seja nenhum problema complicado...
Olá @Samuel
Não és o primeiro a queixar-se disto. Muito provavelmente a DGES não atualizou o simulador com as provas de ingresso pedidas pelos cursos este ano, daí estar a dar estes erros.

• Like
Reactions: Samuel

Samuel

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2015
Ok. Obrigado, estava a achar isto muito estranho. Em principio devem resolver este problema até ao dia 20 (inicio das candidaturas), não é?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Ok. Obrigado, estava a achar isto muito estranho. Em principio devem resolver este problema até ao dia 20 (inicio das candidaturas), não é?
No simulador não sei, mas na candidatura online deverá funcionar tudo bem. ;)

• Like
Reactions: Samuel

Joana Loureiro

Membro Caloiro
Matrícula
10 Julho 2015
Boa tarde, estive a fazer a simulação de candidatura no site da DGES e surgiu-me uma dúvida - Na secção dos exames, deverei colocar apenas os que sei que serão precisos para a candidatura ao curso a que vou concorrer ou deverei colocar as notas de todos os exames que fiz?

D

Deleted member 2018

Guest
Boa tarde, estive a fazer a simulação de candidatura no site da DGES e surgiu-me uma dúvida - Na secção dos exames, deverei colocar apenas os que sei que serão precisos para a candidatura ao curso a que vou concorrer ou deverei colocar as notas de todos os exames que fiz?
Olá!
Na secção dos exames apenas colocas lá as provas de ingresso que usarás para o curso.

Editado por um moderador:

highschoolgurl

Membro Caloiro
Matrícula
11 Junho 2015
Olá,
Como ainda não sei ao certo o curso a escolher (só sei que é na área da saúde/investigação), na parte dos exame coloquei os de matemática, física e Biologia. Na seleção de cursos aparece uma nota à frente que calculo que seja já com as percentagens de provas de ingresso, no entanto, por exemplo para medicina dentária como provas de ingresso ou pedem física ou biologia e matemática, eles nessa nota que apresentam só utilizam as disciplinas de melhores notas certo?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Como ainda não sei ao certo o curso a escolher (só sei que é na área da saúde/investigação), na parte dos exame coloquei os de matemática, física e Biologia. Na seleção de cursos aparece uma nota à frente que calculo que seja já com as percentagens de provas de ingresso, no entanto, por exemplo para medicina dentária como provas de ingresso ou pedem física ou biologia e matemática, eles nessa nota que apresentam só utilizam as disciplinas de melhores notas certo?
Olá @highschoolgurl
O sistema escolhe automaticamente os exames que te garantem uma média superior.

Ana Rita Fialho

Membro Caloiro
Matrícula
5 Maio 2017
Olá bom dia,
Ontem estive a fazer uma simulação da candidatura online para ver minimamente como é que se preenche. Ao chegar à zona de escolher as instituições, grande parte das universidades não constavam lá. Isto será um erro do simulador ou na candidatura também não irão aparecer? Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Ana Rita Fialho
Ontem estive a fazer uma simulação da candidatura online para ver minimamente como é que se preenche. Ao chegar à zona de escolher as instituições, grande parte das universidades não constavam lá. Isto será um erro do simulador ou na candidatura também não irão aparecer?
Quais grande parte das universidades? Não serão as privadas?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Então, nesse caso, tenho que me candidatar para as faculdades públicas através do dges e as privadas através do site de cada universidade online?
Se tiverem candidatura online, sim, é isso. Mas deves ver na privada como funciona o seu próprio processo.

Caloira 2016

Membro
Matrícula
22 Julho 2016
Alguém me podia indicar o site onde posso simular a minha candidatura? No ano passado consegui sem problema, mas este ano não encontro o site..
obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa