Simulador de Candidatura Uniarea - Discussão Geral

A nota final (já com os exames) e a média dos exames também são truncadas?
Pelo que percebo do Guia Geral da Candidatura, não há mais arredondamentos (nem truncamentos) em cálculos intermédios para além daqueles que fazemos no cálculo da média final de secundário.

Boas, alguém me sabe dizer qual o peso das provas de ingresso ao calcular para curso profissional? Penso que seja 30% mas não tenho a certeza.

Edit: Reparei agora que o peso depende do curso superior ao qual me candidato, isso tanto vale para profissional como para regular?

Última edição:
Boas, alguém me sabe dizer qual o peso das provas de ingresso ao calcular para curso profissional? Penso que seja 30% mas não tenho a certeza.

Edit: Reparei agora que o peso depende do curso superior ao qual me candidato, isso tanto vale para profissional como para regular?
Sim, é. Tens de consultar o Guia da Candidatura 2017 para ver qual é o valor para o curso em causa. Antes disso calculas a CFCEPE com a fórmula que tens aqui:
És do Profissional ou Artístico? Estas são as novas regras de Acesso | Uniarea

• Like
Reactions: GabrielVilas
Agradeço pela ajuda.
Sim, é. Tens de consultar o Guia da Candidatura 2017 para ver qual é o valor para o curso em causa. Antes disso calculas a CFCEPE com a fórmula que tens aqui:
És do Profissional ou Artístico? Estas são as novas regras de Acesso | Uniarea

Só para esclarecer, esta ferramenta já calcula o CFCEPE certo? Digo isto pois quando calculo aparece lá "Média de Ensino Secundário (CFCEPE)". Então visto que a nota do curso ao qual me quero candidatar é calculado com 40% de peso na prova de ingresso basta colocar 40% no final, certo? Guia da Candidatura 2017 - Detalhe de Curso Este é o curso em questão.

E mais uma questão, segundo o link que aí colocaste, é possivel alguém candidatar-se e entrar num curso superior com 9 valores no exame de português desde que não seja prova de ingresso? Visto que não é requerida nota mínima.

Cumps.

Agradeço pela ajuda.

Só para esclarecer, esta ferramenta já calcula o CFCEPE certo? Digo isto pois quando calculo aparece lá "Média de Ensino Secundário (CFCEPE)". Então visto que a nota do curso ao qual me quero candidatar é calculado com 40% de peso na prova de ingresso basta colocar 40% no final, certo? Guia da Candidatura 2017 - Detalhe de Curso Este é o curso em questão.

E mais uma questão, segundo o link que aí colocaste, é possivel alguém candidatar-se e entrar num curso superior com 9 valores no exame de português desde que não seja prova de ingresso? Visto que não é requerida nota mínima.

Cumps.
Certo. Certo. Desde que a CFCEPE dê pelo menos 9,5 valores, sim.

• Like
Reactions: GabrielVilas
As nossa calculadoras já incluem essa opção:
Versão excel: Calculadora da Nota de Candidatura para Cursos Científico-Humanísticos
Versão online: uniarea.github.io

Olá fraser :) será que me poderias ajudar?
Quando eu utilizo o vosso simulador de nota de candidatura ( Simulador de Candidatura Uniarea ) depois de inserir todos os dados aparece-me resultados--> Cursos gerais--> nota de candidatura ao ensino superior 1ªfase--> 184.0
mas quando eu guardo, aparece-me nota de candidatura--> 1ªfase--> cursos das restantes áreas--> 182.5 e não sei qual é que devo considerar como sendo a correta.
Deixo aqui o link com os resultados que obtive para que tu vejas qual foi o meu erro:
MediaFire
obrigada :)

Última edição:
Vais candidatar-te a um curso na área de desporto? Se sim, a tua nota de candidatura é 182.5.
Concluíste o secundário até 2013/2014 (inclusive)? Se sim, a tua nota de candidatura é 182.5.
Respondeste "Não" às questões acima? Se sim, a tua nota de candidatura é 184.0.
Então porque é que quando guardo os resultados no pc me aparece na nota de candidatura a cursos da área de desporto 184 e aos outros cursos 182.5? Está a entrar com educação física na média?
Acabei este ano o 12º e não vou concorrer a cursos na área do desporto.
Obrigada :)

@AEL No ficheiro os resultados estão trocados, os valores corretos são os que te apareceram no browser. Obrigado pelo reparo! Será corrigido daqui a nada :)

• Like
Reactions: AEL
@AEL No ficheiro os resultados estão trocados, os valores corretos são os que te apareceram no browser. Obrigado pelo reparo! Será corrigido daqui a nada :)
Obrigada :D confesso que já estava um pouco assustada com a diferença na nota...

Boa noite
Boas malta

O ano passado lançamos a primeira calculadora de nota de candidatura do Uniarea. Desde então temos recebido o (excelente) feedback da comunidade e algumas sugestões para a melhorar, e assim o fizemos! A partir de hoje está disponível a nova versão da calculadora, acessível diretamente a partir do vosso browser :)

Para além de algumas melhorias ao nível do já existente caso dos cursos científico-humanísticos regulares, destaca-se a adição de simuladores para os casos do ensino científico-humanístico recorrente e ensino profissional

Não se esqueçam de:
  • Ler as instruções com cuidado
  • Em caso de qualquer dúvida, erro ou simplesmente desejo de dar feedback, deixar uma mensagem neste tópico. O vosso feedback é fundamental para conseguirmos corrigir erros que apareçam e realizar possíveis ajustes!

Por fim, apenas relembrar que, como diz na página,

Os cálculos efetuados e resultados apresentados não constituem de forma alguma informações oficiais

Boa sorte a todos os candidatos ao Ensino Superior :)

Boa noite,
O simulador de cálculo para o ensino recorrente, não está correto.
com 20 a todas as disciplinas e 200 em todos os exames, a Média do secundário (CFCEPE)=183 pontos o que não é correto, deveria aparecer 200 pontos
Cumprimentos
Lurdes Campelo

Última edição:
Boa noite

Boa noite,
O simulador de cálculo para o ensino recorrente, não está correto.
com 20 a todas as disciplinas e 200 em todos os exames, a Média do secundário (CFCEPE)=183 pontos o que não é correto, deveria aparecer 200 pontos
Cumprimentos
Lurdes Campelo

Obrigado pelo reparo! Numa atualização para ajustar o número de disciplinas anuais (passar de 2 para 1) foi esquecido atualizar o número de disciplinas ao fazer o cálculo da média interna. Penso que agora já esteja correto :)

• Like
Reactions: davis
Boa noite
Estou neste momento a fazer a candidatura online e tenho uma dúvida. Não sei se este é o fórum mais adequado para fazer a questão, mas pareceu me ser.
A minha dúvida é a seguinte:
No ponto 5 da candidatura online, aparece me GAES com várias opções com uma universidade por distrito. No assistente de candidatura online diz:
"Nesta página deve indicar o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES) a que prefere recorrer caso necessite de tratar de algum assunto relacionado com a candidatura. Por exemplo, os candidatos dos contingentes especiais (militares, emigrantes ou outros) têm de entregar num GAES uma cópia do recibo da candidatura online, juntamente com os documentos que comprovem o seu direito a concorrer por esse contingente. Nesses casos deve ser aqui indicado o GAES onde irá ser feita essa comprovação."
Tendo em conta que quero entrar na universidade de desporto do porto(fadeup), escolhi porto-universidade porto. No final da minha candidatura tenho que imprimir uma cópia do recibo da candidatura online e entregar na universidade ou não se aplica no meu caso?

Olá @HERNANI JAMOR
Tendo em conta que quero entrar na universidade de desporto do porto(fadeup), escolhi porto-universidade porto. No final da minha candidatura tenho que imprimir uma cópia do recibo da candidatura online e entregar na universidade ou não se aplica no meu caso?
Se estás a concorrer pelo contingente normal não tens de fazer mais nada.

• Like
Reactions: HERNANI JAMOR
Quando insiro as minhas notas que são 17 , 16 e 17 a português, respetivamente no 10º, 11º e 12º ano e posteriormente a minha nota de exame da 1ª fase como interno que é 12,1 a média dá me 15 no CIF. 17 x 0,7 + 12,1 x 0,30= 15,53 o que seria 16

Quando insiro as minhas notas que são 17 , 16 e 17 a português, respetivamente no 10º, 11º e 12º ano e posteriormente a minha nota de exame da 1ª fase como interno que é 12,1 a média dá me 15 no CIF. 17 x 0,7 + 12,1 x 0,30= 15,53 o que seria 16
Tentei recriar a tua situação na versão Excel da calculadora do Uniarea e obtive isto:
upload_2017-7-25_0-9-15.png

Qual foi a versão da calculadora que utilizaste?

• Like
Reactions: Deleted member 2018

Apenas uma pequena nota, a nota de exame para cálculo de CFD é arredondada logo seria 12 e não 12,1. E o problema reside precisamente aí, penso: a tua CFD dá exatamente 15,5. De facto ele está a assumir 15. Sem garantias mas apostaria num problema de arredondamento (trabalhar em vírgula flutuante em computador dá quase sempre estes problemas chatos!). De qualquer das maneiras, será corrigido assim que possível :) Obrigado pelo reparo!

EDIT: Só para dizer que se confirma a hipótese, está a devolver 15,49999999999999998 e por isso a arredondar para baixo. Mas já temos solução em mente

Última edição:

Boas

Como o cyrilico disse, o cálculo da tua nota estava a calhar num caso muito particular em que, com as múltiplas contas que estavam a ser feitas, aquela pequena perda de precisão que ocorreu foi suficiente para te descer a nota. A perda de precisão em si acontece por causa própria forma como os números são representados em computador, mas é uma história para outra altura :smiley:
Os cálculos que envolvem números decimais são agora feitos de outra maneira de forma a evitar esse tipo de erros.

Obrigado pela denúncia do erro!

(era isto que estava a dar)
20292313_1440202682693306_1839037575_n.png