Simulador de Candidatura Uniarea - Discussão Geral

Boa tarde, sou do curso profissional e tive 161 no calculo final de curso. Na parte onde diz os exames realizados meto a minha nota do de Português 110, e o da disciplina escolhida que foi História da Cultura das Artes que obtive 185 depois à frente pede para assinalar prova de ingresso aí é só para escolher a melhor nota para prova de ingresso certo que é o História da Cultura das Artes, 185?

Boa tarde, sou do curso profissional e tive 161 no calculo final de curso. Na parte onde diz os exames realizados meto a minha nota do de Português 110, e o da disciplina escolhida que foi História da Cultura das Artes que obtive 185 depois à frente pede para assinalar prova de ingresso aí é só para escolher a melhor nota para prova de ingresso certo que é o História da Cultura das Artes, 185?

Depende do curso a que te pretendes candidatar. Escolhes os exames para prova de ingresso de acordo com o que o curso exige

Depende do curso a que te pretendes candidatar. Escolhes os exames para prova de ingresso de acordo com o que o curso exige
Uma destas três provas:

– História da Cultura e das Artes
– Geometria Descritiva
– Português

Fica a minha melhor nota certo? É o de História da Cultura e das Artes como disse em cima?

Olá @HugoMoreira24
Boa tarde, calculei a minha média do secundário numa calculadora que a Uniarea postou no site, mas agora não a consigo encontrar, alguém me pode mandar o link? Obrigado.
Vê a primeira publicação deste tópico.

Olá, estou a tentar calcular a minha média de candidatura ao ensino superior em 2ª fase pela calculadora da Uniarea. Há uma coluna que serve para preencher a nota dos exames como externa mas por exemplo a física e química A, eu fiz este ano 1ª e 2ª fases como externa e só consigo colocar lá uma das notas e isso está a alterar a minha média das provas de ingresso (que até está mais baixa que a nota dos exames que estou a usar para esse fim) e de candidatura, ou seja, de certeza que estou a preencher mal. Como é que resolvo isto?
Obrigada

Olá, estou a tentar calcular a minha média de candidatura ao ensino superior em 2ª fase pela calculadora da Uniarea. Há uma coluna que serve para preencher a nota dos exames como externa mas por exemplo a física e química A, eu fiz este ano 1ª e 2ª fases como externa e só consigo colocar lá uma das notas e isso está a alterar a minha média das provas de ingresso (que até está mais baixa que a nota dos exames que estou a usar para esse fim) e de candidatura, ou seja, de certeza que estou a preencher mal. Como é que resolvo isto?
Obrigada

Mandei-te MP para vermos melhor isso

• Like
Reactions: RaquelFelix
Olá, experimentei o simulador de candidatura da Uniarea e infelizmente não me aparecem os resultados dos cálculos. Penso eu que segui os passos todos corretamente mas continua a não dar. Envio em arquivo o que me aparece após submeter os dados.
Aguardo resposta

Attachments

• uniarea.JPG
    uniarea.JPG
    60.9 KB · Visitas: 43
Olá, experimentei o simulador de candidatura da Uniarea e infelizmente não me aparecem os resultados dos cálculos. Penso eu que segui os passos todos corretamente mas continua a não dar. Envio em arquivo o que me aparece após submeter os dados.
Aguardo resposta

Respondi por mensagem privada

Por favor, há alguma forma ou dica para eu calcular a nota média de quem fez o secundário fora de Portugal?
O 10o ano foi cursado na Australia e o 11o e 12o foi cursado no Brasil. (já sei que não devo considerar a nota de educação física)
Obrigada!

Última edição:
  • Like
Reactions: D++
Olá @Ana Cecilia
Por favor, há alguma forma ou dica para eu calcular a nota média de quem fez o secundário fora de Portugal?
O 10o ano foi cursado na Australia e o 11o e 12o foi cursado no Brasil. (já sei que não devo considerar a nota de educação física)
Obrigada!
Podes fazer manualmente. Qual é a tua média equivalente do secundário em Portugal?

Obrigada!
Olá! Se fizeste o 11º e 12º no Brasil, acredito que devem ter dado uma equivalência no Brasil ao teu 10º ano. Não sei ao certo como vai ser calculada tua média, mas no meu caso, fiz o 10º e 11º no Brasil e o 12º em Portugal. Acredito que devem fazer para os teus 3 anos de secundário o que fizeram para os meus 2: calculam uma média aritmética simples de todas as disciplinas que tiveste nos 3 anos e é obtida uma única nota global, que no teu caso deve ser a nota final do secundário. Essa nota global é convertida do sistema brasileiro que fizeste (4-10, 5-10,6-10 ou 7-10 (nota mínima de aprovação-nota máxima)) para o sistema português (10-20). Já que no Brasil tem pelo menos esses 4 sistemas diferentes é bom teres um documento que diga qual é a nota mínima de aprovação da escola em que estudaste. A nota é convertida através de uma tabela (https://dre.pt/application/file/537283). Deves procurar a respetiva tabela no link e converter.
No meu caso, por exemplo, peguei as disciplinas que tive no 10º e 11º ano no Brasil e fiz uma média aritmética de todas (com as notas finais presentes no histórico escolar), obtendo uma média global de 9,3. Como minha escola tinha um sistema de nota mínima de aprovação de 7 pontos, fui à respetiva tabela e vi que 9,3 equivale a 18 valores. E foi exatamente essa a nota que calcularam no processo de equivalência...

Ah sim. Mais uma coisa. A nota de educação física obtida no estrangeiro conta normalmente para a tua média, uma vez que aqui em Portugal só vai importar a média global... Portanto, quando fizeres a média aritmética, contas normalmente com educação física.

Aqui vão alguns links que podem ser úteis:
http://lisboa.itamaraty.gov.br/pt-br/assuntos_educacionais.xml
http://www.aescolasalpendorada.com/1servicos/1b_areaalunos/1b_pdf/B09_decreto_lei_227_2005.pdf
Despacho 12981/2007, de 25 de Junho

Só não sei te responder mais precisamente por causa do 10º ano feito na Austrália... Não sei como funciona isso, mas espero que a resposta acima ajude alguma coisa :wink:

Obs: esse é o órgão oficial que trata de equivalências Equivalências Estrangeiras | Direção-Geral da Educação. Podes ler a informação do site e, como tens um caso mais específico, aconselho-te a ligares para eles: +351 213 934 590, ou mandar um email (mas nem sempre respondem claramente): equivalencias.dsdc@dge.mec.pt.

Última edição:
  • Like
Reactions: davis
Boas!
Estou no 12ºano e vou repetir o exame de biologia e geologia para melhoria. Imaginemos que tiro um 15. Nesta calculadora ponho 15 ou 150 na zona de "Externo 1ªfase"? É que se utilizar só 15 a minha nota de candidatura permanece a mesma, e, pelo que percebi, não é suposto visto que o 15 fica como se fosse a classificação final da disciplina e deveria, provavelmente, haver alguma diferença. No entanto, se utilizar o 150 a minha nota de candidatura aumenta.

Obrigada!

Boas!
Estou no 12ºano e vou repetir o exame de biologia e geologia para melhoria. Imaginemos que tiro um 15. Nesta calculadora ponho 15 ou 150 na zona de "Externo 1ªfase"? É que se utilizar só 15 a minha nota de candidatura permanece a mesma, e, pelo que percebi, não é suposto visto que o 15 fica como se fosse a classificação final da disciplina e deveria, provavelmente, haver alguma diferença. No entanto, se utilizar o 150 a minha nota de candidatura aumenta.

Obrigada!
É 150 (é em pontos e não em valores)

Olá! Adorei!
Mas ela está a contar a nota das bienais na segunda fase só para a média interna na segunda fase...
Poderás ter de assinalar qualquer coisa como "realizado no ano anterior ao de candidatura sim/não".

Boa tarde!
O ano passado fiz exame de FQ em segunda fase e a minha classificação final da disciplina com esse exame subiu de 17 (a minha classificação interna) para 18. Este ano repeti o exame de FQ como externa. A nota com que fui a exame é o 17 ou o 18?
Obrigada!