SINAL + - Provas Modelo de Exame com Resolução - Matemática A // Dúvidas/Questões para o Exame.

nunomiguelguerreiro

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
30 Maio 2018
Curso
PhD Eng. Eletrotécnica
Instituição
IST
Bom dia, estudantes!

Venho aqui deixar o link para 12 provas modelo de exame realizadas por mim. Têm todas resolução detalhada. Podem consultar AQUI.

As provas modelo respeitantes a 2017/2018 seguem a estrutura e os conteúdos indicados pelo IAVE a Dezembro de 2017:
• 2 cadernos (um com e outro sem recurso às capacidades gráficas da calculadora)
• 75 minutos + 15 minutos de tolerância para cada um dos cadernos
• 8 perguntas de resposta múltipla e 12 perguntas de resposta aberta

Qualquer dúvida poderão colocar aqui no tópico.

Nuno Miguel Guerreiro

www.sinalmaismat.com
www.facebook.com/sinalmaismat
www.instagram.com/sinalmaismat

@nunomiguelguerreiro, devo dizer que já acompanhava o seu trabalho há algum tempo, gostava muito dos recursos do seu site e estava mesmo à espera das provas modelo deste ano :p Muitos parabéns pelo projeto e espero que continue ;)
Pois eu já ando a fazer as provas modelo desde há algum tempo atrás e acho fixe :D

Estou a trabalhar para que ainda consiga lançar mais provas para esta 1ª fase. Espero que gostem das provas já lançadas!

Boas professor,
Já fiz as 4 provas deste ano e achei as provas com um grau de dificuldade bem mais difícil do que os exames e muito extensas (demorei para aí 4 horas a fazê-las...)
Podia era por critérios de correção para, por exemplo, nas perguntas de resposta extensa (pergunta 3 exame 4) sabemrmos se respondemos consoante o que pedem...
Desde já bom trabalho e continuação de um bom projeto...
Post automatically merged:

Boas professor,
Já fiz as 4 provas deste ano e achei as provas com um grau de dificuldade bem mais difícil do que os exames e muito extensas (demorei para aí 4 horas a fazê-las...)
Podia era por critérios de correção para, por exemplo, nas perguntas de resposta extensa (pergunta 3 exame 4) sabemrmos se respondemos consoante o que pedem...
Ah e já me esquecia também devia por o formulário oficial

Última edição:
Boas professor,

Ah e já me esquecia também devia por o formulário oficial

Olá!
Relativamente à dificuldade creio que depende de prova para prova. De facto, as primeiras duas provas estão mais simples que as duas últimas. Contudo, creio que, tratando-se de provas modelo, ter dificuldade ligeiramente superior não é necessariamente negativo! Acho que é importante desafiarem-se nestes dias que restam.
Relativamente ao tempo, eu tenho seguido as instruções do IAVE relativas a 8 items de seleção e 12 items de resposta restrita. Tento sempre seguir o modelo dos exames anteriores no que diz respeito ao que é pedido. Tive uma simulação de exame com os meus alunos há uns dias em que eles realizaram a Prova 3 e conseguiram todos acabar com tempo para rever. É também importante que percas tempo a resolver as provas nestes primeiros tempos de preparação para te habituares ao número de questões, etc.
Quanto aos critérios, eu adoraria poder fazer critérios para as provas, mas sinto que perderia tempo que posso gastar a fazer as resoluções detalhadas e mais enunciados.
Sempre que tiveres alguma questão relativamente às provas, seja pelas perguntas, resolução ou eventuais critérios, podes aqui perguntar e eu responder-te-ei assim que tiver disponibilidade. Naturalmente, serve para ti, e para todos os outros alunos!

Vou pôr o formulário oficial em todas as provas... aliás, estava a concluir esse processo, mas tive de interromper para dar aulas!

Um abraço,
Nuno

Na prova modelo 2, a intersecao do grafico com o eixo oy é x=2.8? Eu ja tentei de varias maneiras e dá-me sempre x=3.08 e nao consigo perceber qual é o meu erro:confused:
Olá Rita,
Acabei de resolver novamente e deu-me 2.8.
Pode ser algum erro a inserir o gráfico na calculadora.

Olá!
Relativamente à dificuldade creio que depende de prova para prova. De facto, as primeiras duas provas estão mais simples que as duas últimas. Contudo, creio que, tratando-se de provas modelo, ter dificuldade ligeiramente superior não é necessariamente negativo! Acho que é importante desafiarem-se nestes dias que restam.
Relativamente ao tempo, eu tenho seguido as instruções do IAVE relativas a 8 items de seleção e 12 items de resposta restrita. Tento sempre seguir o modelo dos exames anteriores no que diz respeito ao que é pedido. Tive uma simulação de exame com os meus alunos há uns dias em que eles realizaram a Prova 3 e conseguiram todos acabar com tempo para rever. É também importante que percas tempo a resolver as provas nestes primeiros tempos de preparação para te habituares ao número de questões, etc.
Quanto aos critérios, eu adoraria poder fazer critérios para as provas, mas sinto que perderia tempo que posso gastar a fazer as resoluções detalhadas e mais enunciados.
Sempre que tiveres alguma questão relativamente às provas, seja pelas perguntas, resolução ou eventuais critérios, podes aqui perguntar e eu responder-te-ei assim que tiver disponibilidade. Naturalmente, serve para ti, e para todos os outros alunos!

Vou pôr o formulário oficial em todas as provas... aliás, estava a concluir esse processo, mas tive de interromper para dar aulas!

Um abraço,
Nuno
Sim devo mas e ter contado mais tempo, devo ter feito em 2h e nem reparei...

Uma pergunta, vai fazer mais provas para este ano e para a 1a fase?

• Like
Reactions: nunomiguelguerreiro

Uma pergunta, vai fazer mais provas para este ano e para a 1a fase?

Sim, na próxima semana sai, pelo menos, mais uma prova!

@nunomiguelguerreiro queria chamar à atenção da pergunta 9.1 da prova modelo 4. A equação do plano \[ \alpha \] não teria que ser \[ x-y+2z=1\; \] de tal forma a que \[ \alpha=k.\beta \] ??

Agradeço desde já todo o seu trabalho, tem ajudado imenso :smile:

• Like
Reactions: nunomiguelguerreiro
@nunomiguelguerreiro queria chamar à atenção da pergunta 9.1 da prova modelo 4. A equação do plano \[ \alpha \] não teria que ser \[ x-y+2z=1\; \] de tal forma a que \[ \alpha=k.\beta \] ??

Agradeço desde já todo o seu trabalho, tem ajudado imenso :smile:

Olá! De forma a que fique colinear, a equação do plano \[ \beta \] terá de ser:

\[\ \beta: -2x-2y+4z=-2\]

Já foi corrigido!
Muito obrigado!

• Like
Reactions: pdrjs
Boas,

Resolvi a prova 3 de 2018 e falhei o exercício 7 do primeiro grupo. Escrevi (3+x)/2 * f(x) = 1 , o que está incorreto.
A minha dúvida: não percebi na resolução é porque é que se tem de utilizar |f(x)| (pois a ordenada de B é positiva). Alguém me pode explicar?

Obrigado a quem puder responder.

Última edição:
Boas,

Resolvi a prova 3 de 2018 e falhei o exercício 7 do primeiro grupo. Escrevi (3+x)/2 * f(x) = 1 , o que está incorreto.
A minha dúvida: não percebi na resolução é porque é que se tem de utilizar |f(x)| (pois a ordenada de B é positiva). Alguém me pode explicar?

Obrigado a quem puder responder.
A ordenada de B é positiva só para certos valores, como B é um ponto móvel pode adquirir ordenada negativa (podes ver pelo gráfico de f). Assim terás que usar o módulo de f pois as áreas e comprimentos são sempre positivos.

Olá! No exercício 8 do caderno 2 da Prova Modelo 1, não entendi como é que [-f(-x)]'=f'(-x) e por esse motivo não consegui perceber porque é que g'(x)=f'(-x) + 1 em vez de ser g'(x)=-f'(-x) + 1
Se alguém me explicasse agradecia.
cf6f037361b874f0a7537877d65bfd37.png

Screenshot - 08fe39a52935a83341552dce372911d0 - Gyazo