A 1ª fase de 2014 não foi um exame fácil. De todo. Há varias razões para tal:
primeiro exame com geometria
várias perguntas que agora são familiares para os atuais alunos não eram na altura, pois nunca tinham saído. De acordo com o Relatório do IAVE relativo às provas desde 2008 ou 2009, uma das principais razões do insucesso é a introdução de perguntas que não são familiares para os alunos, tais como:
pergunta 4 do grupo I
pergunta 5 do grupo I
pergunta 5.2 do grupo II (uma das piores perguntas a nível de sucesso na história recente)
Têm sido substituídas nos exames mais recentes por uma interpretação de um dado resultado no contexto da situação descrita no enunciado, por isso não creio.
A 1ª fase de 2014 não foi um exame fácil. De todo. Há varias razões para tal:
primeiro exame com geometria
várias perguntas que agora são familiares para os atuais alunos não eram na altura, pois nunca tinham saído. De acordo com o Relatório do IAVE relativo às provas desde 2008 ou 2009, uma das principais razões do insucesso é a introdução de perguntas que não são familiares para os alunos, tais como:
pergunta 4 do grupo I
pergunta 5 do grupo I
pergunta 5.2 do grupo II (uma das piores perguntas a nível de sucesso na história recente)
Eu sei que fiz um exercicio, acho que foi o 3 ou 4 que era um cubo que era para calcular sen^2 a e eu fiz com materia do novo programa (aka teorema carnot)
Uma pergunta no exame de 2014 apareceram muitas vezes equacoes cartesianas de retas. Isso pode sair em exame?
E que eu li no outro dia que isso saiu do programa mas n sei...
Lá está. Agora toda a gente sabe o que é uma reta secante.
Quando algum novo conceito aparece numa prova, ou é avaliado de forma diferente do costume, os alunos patinam.
Lá está. Agora toda a gente sabe o que é uma reta secante.
Quando algum novo conceito aparece numa prova, ou é avaliado de forma diferente do costume, os alunos patinam.
Naturalmente. Não só os os alunos que têm culpa, mas, ultimamente, são eles os avaliados.
Mas alguns alunos falam comigo aquando da introdução de um conceito numa dada pergunta de forma distinta da qual estavam habituado, e dizem que nunca saiu em exame, e portanto é bastante improvável de sair. Alguns Professores idem. Algumas editoras idem.
Mas alguns alunos falam comigo aquando da introdução de um conceito numa dada pergunta de forma distinta da qual estavam habituado, e dizem que nunca saiu em exame, e portanto é bastante improvável de sair. Alguns Professores idem. Algumas editoras idem.
Nao diria culpa dos professores porque a liberdade deles para "Explorar" as coisas tambem é limitada culparia mais o metodo de avaliaçao. Mas lá está se nao se arranja melhor nao critico .(O que fiz no inicio nao foi uma critica foi mesmo constatar um facto).
Nao diria culpa dos professores porque a liberdade deles para "Explorar" as coisas tambem é limitada culparia mais o metodo de avaliaçao. Mas lá está se nao se arranja melhor nao critico .(O que fiz no inicio nao foi uma critica foi mesmo constatar um facto).
Os professores têm liberdade para avaliar o que quiserem nas suas avaliações, no sentido em que são eles que criam as provas. Contudo, com pressões de escolas e pais, as provas não são assim tão livres, e podem ser submetidos a algumas condicionantes.
A título de exemplo, eu tenho a certeza que, em 80% das escolas do país, não poderia fazer as provas que faço agora como avaliação de alunos.
Se o Miguel e a Leonor são responsáveis pelo mesmo número de relatórios, então a probabilidade de eu escolher um relatório da Leonor será igual à probabilidade eu escolher um relatório do Miguel. Daí o 1/2.
Se 1 em cada 25 relatórios da responsabilidade do Miguel não são bem executados , então 24 em 25 relatórios da responsabilidade do Miguel serão bem executados. Daí o 24/25 e o 1/25 (ali o resultado do "Mal Executado" do Miguel seria 1/25 e não 21/25).
Se 97 em cada 100 relatórios são da responsabilidade do Miguel OU são bem executados, então 3 em cada 100 relatórios não são da responsabilidade do Miguel (são da responsabilidade da Leonor) E não são bem executados (ou seja, são mal executados). Assim, 3/100 relatórios mal executados são da Leonor, o que implica que 97/100 relatórios bem executados são também da Leonor. No entanto, ao fazer-se a soma das probabilidades dos relatórios bem executados dá-me mais 1,5% do que deveria dar. E eu não percebo o porquê. Help? xD
Post automatically merged:
AH, esqueci-me de uma cena: na pergunta 5 da prova modelo 7, a da elipse, por que razão se considera que a elipse tenha centro (0,0)? Os pontos de interseção da reta com os eixos coordenados não podiam ser os dois os vértices do eixo maior da elipse? Demorei bué tempo nesta xD
Obrigado desde já! ;D
Olá! Na pergunta 2.2. da prova modelo 4 não há um lapso na resolução? Isto é, no fim de tudo diz que cos \( \beta \) = \( \frac{\sqrt7}{14} \) , mas cos^ -1 \( \beta \) = 1.38, certo? É que nas resoluções diz que é igual a 0.19 e não sei se serei eu que, com os nervos, deixei de saber fazer contas ahahah
Bom dia,
vou começar a realizar agora algumas provas do sinal +. E como é evidente não irei ter tempo de as fazer a todas, até por que ainda tenho mais provas modelo para efetuar.
Por isso, quais recomendas fazer preferencialmente @nunomiguelguerreiro ?
Olá! Na pergunta 2.2. da prova modelo 4 não há um lapso na resolução? Isto é, no fim de tudo diz que cos \( \beta \) = \( \frac{\sqrt7}{14} \) , mas cos^ -1 \( \beta \) = 1.38, certo? É que nas resoluções diz que é igual a 0.19 e não sei se serei eu que, com os nervos, deixei de saber fazer contas ahahah
Bom dia,
vou começar a realizar agora algumas provas do sinal +. E como é evidente não irei ter tempo de as fazer a todas, até por que ainda tenho mais provas modelo para efetuar.
Por isso, quais recomendas fazer preferencialmente @nunomiguelguerreiro ?
Ah!! O meu cérebro já está tao viciado em calcular ângulos, que quando pedem só o cosseno até estranha ahah. Obrigada!
Mas já agora, na pergunta 5, do mesmo teste, porque é que não posso fazer logo tan ^ -1 (-3)?
Ah!! O meu cérebro já está tao viciado em calcular ângulos, que quando pedem só o cosseno até estranha ahah. Obrigada!
Mas já agora, na pergunta 5, do mesmo teste, porque é que não posso fazer logo tan ^ -1 (-3)?
Repara que o valor da inclinação de uma reta está contido no intervalo \([0,\pi[\), pelo que, uma vez que o valor de \(\tan^{-1} (-3)\) pertence ao 4º quadrante, é necessário determinar o ângulo do segundo quadrante cujo valor da tangente é igual a \(-3\).
Isso faz-se com o ângulo \(\pi - \tan^{-1}(3)\), cujo valor já está contido em \([0,\pi[\).
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.