Olá, comecei este ano a faculdade longe de casa, dos meus pais e dos longe dos meus amigos, fui para uma faculdade pequena onde toda a gente já se conhece(sim, mas a única é tão pequena que conheço literalmente toda a gente que lá anda) e na primeira e segunda semana tudo correu bem, conheci 2 raparigas no segundo dia de aulas e começamos a sair todos os dias, almoçavamos e já estávamos juntas, íamos para a uni juntas.. Até que na 3* semana decidi que sair todos os dias não era para mim porque não gosto e também não queria sair naquela noite pois nessa mesma semana aconteceu um incidente e então disse-lhes que não iria sair naquela noite, elas ficaram chateadas comigo por não sair e por querer ficar em casa.. Elas sempre criticaram os outros por nos julgarem por não sairmos e não gostarmos de beber assim tanto como os outros e depois fizeram-me e disseram-me coisas ainda piores..
O problema aqui é que eu sou uma pessoa que não gosta de sair à noite mas durante 2 semanas saí todos os dias porque queria-me integrar e mesmo assim no final fiquei sozinha, elas pararam de me falar e uma delas até já desistiu do curso. Eu sinto que não me vou integrar lá porque toda a gente só quer sair e beber e eu não sou assim e também sou muito tímida e não sou muito social.. Não sei bem o que fazer porque se não sair (porque não gosto) sou julgada e se sair não vou ter ninguém com quem me dar.. É um impasse para mim e sinto-me desanimada por causa disto e sem vontade nenhuma de ir para a faculdade.
Olá! Compreendo perfeitamente a tua situação. E não, não tens absolutamente nada que mudar a tua maneira de ser. Eu também não sou uma pessoa de sair e beber, vivo longe da família e longe dos meus amigos de infância. Contudo, o que eu fiz logo assim que comecei os meus anos na universidade foi evitar ficar fechada em casa e... fazer atividades extracurriculares! A tua forma de estar e de te comportares irá mudar à medida que tens experiência de vida, não forces nada na tua personalidade. Eu também era muito tímida, mas o facto de me ter envolvido em coisas fora do curso, tornou-me numa pessoa mais confiante e mais "saída da casca" e continuo a não sair muito à noite e, se beber, é uma cidra e vão com sorte, contudo tenho vários grupos de amigos, todos totalmente diferentes entre si! Envolvi-me no associativismo (o que me fez conhecer muita gente, lidar com diferentes tipos de pessoas, de diferentes cursos e conhecer assuntos e temas novos), podes fazer isto através do teu núcleo de estudantes ou através da tua AE. Faz voluntariado! A AFS e ESN são duas associações que acompanham estudantes de erasmus, e preparam a sua recepção na cidade, criando atividades para eles com outros colegas da tua universidade. Vou-te ser sincera, escolhi não me envolver como voluntária ativa por não ter tempo, mas volta e meia, participo nalguma atividade deles (apesar de não ser de erasmus xD) porque algumas permitem-me conhecer a cidade onde estou ou fazer cenas fixes, e tenho lá montes de amigos meus. Vê outro tipo de associações de ajuda à comunidade, elas têm sempre montes de jovens da nossa idade a participar.
Procura que pelouros ou que clubes estão associados à tua AE ou à tua faculdade. Regra geral, há sempre clubes de aventura, de desporto, ou de música (nem digo tunas que elas são muito de farra, mas coros ou orquestras académicas são óptimas para poderes aprender algum instrumento e fazeres amigos. Se forem como aqui na minha universidade, elas não querem que tenhas uma voz ou uma perícia espetacular). Vai a palestras organizadas pelo teu núcleo ou pelo teu curso. Explora o que a cidade em si também faz. Tenta fazer estágios na tua área (isto é mais fácil se fores da área de ciências, vai falar com um professor teu para saber qual a sua opinião e recomendações que ele te poderá dar).
Podes ser tímida, há situações em que terás que "ignorar" a tua timidez. É muito difícil ao início, mas com o tempo vais-te habituando e, quando deres por ti, já nem sentirás uma grande ansiedade a dizer "olá", a mandar mail ou a ir a um café.
MARCA SESSÕES DE ESTUDO! Se há coisa que me ajudou a fortalecer laços, foi o de partilhar os melhores e piores momentos com alguém. Vai para salas de estudo de vez enquando, não te sentirás tão isolada e haverá sempre alguém do teu curso lá que se habituará a ver-te ou a quem possas recorrer para pedir ajuda e, assim, podes sempre meter conversa.
Fiz isto tudo e, três anos depois de entrar na uni, as pessoas já sabem que podem contar comigo para ir a uma palestra ou fazer uma sessão de estudo nalguma biblioteca ou na casa de alguém, quando querem companhia.
Quando marco cenas com alguém, nem é ir sair à noite, as melhores conversas tenho-as num jardim a passear, ou numa esplanada a beber um cafézinho ou uma coca-cola. Nem toda a gente é beberolas, mas tens que ir à busca das pessoas que são como tu e tens de ter a abertura para explorares o que há para além do curso, para poderes encontrar pessoas diferentes daquilo com que lidas diariamente. Obviamente que não tens de fazer isto tudo de uma só vez, vai a um treino de arco e flecha a ver se gostas. Daí a duas semanas vai a uma palestra... Faz tudo sempre dentro daquilo que suportas de momento. O mais importante é dar os primeiros passos e não quantos consegues dar!
Espero ter ajudado!