Sinto-me desanimada e que não me consigo integrar

Status
Não está aberto para novas mensagens.

Joanaf07

Membro
Matrícula
31 Outubro 2019
Curso
Tradução e interpretação chinês /português
Instituição
Ipl
Olá, comecei este ano a faculdade longe de casa, dos meus pais e dos longe dos meus amigos, fui para uma faculdade pequena onde toda a gente já se conhece(sim, mas a única é tão pequena que conheço literalmente toda a gente que lá anda) e na primeira e segunda semana tudo correu bem, conheci 2 raparigas no segundo dia de aulas e começamos a sair todos os dias, almoçavamos e já estávamos juntas, íamos para a uni juntas.. Até que na 3* semana decidi que sair todos os dias não era para mim porque não gosto e também não queria sair naquela noite pois nessa mesma semana aconteceu um incidente e então disse-lhes que não iria sair naquela noite, elas ficaram chateadas comigo por não sair e por querer ficar em casa.. Elas sempre criticaram os outros por nos julgarem por não sairmos e não gostarmos de beber assim tanto como os outros e depois fizeram-me e disseram-me coisas ainda piores..
O problema aqui é que eu sou uma pessoa que não gosta de sair à noite mas durante 2 semanas saí todos os dias porque queria-me integrar e mesmo assim no final fiquei sozinha, elas pararam de me falar e uma delas até já desistiu do curso. Eu sinto que não me vou integrar lá porque toda a gente só quer sair e beber e eu não sou assim e também sou muito tímida e não sou muito social.. Não sei bem o que fazer porque se não sair (porque não gosto) sou julgada e se sair não vou ter ninguém com quem me dar.. É um impasse para mim e sinto-me desanimada por causa disto e sem vontade nenhuma de ir para a faculdade.

Todos nós já passamos por isso, fazermos coisas que vão contra aquilo que gostamos ou às vezes acreditamos só para nos integrarmos e sentirmo nos bem no final do dia.
Vais acabar por perceber que não vale a pena.
Se essas raparigas não te respeitam então são pessoas que não devem estar na tua vida.
Se estás num ambiente em que te sentes desconfortável e tens a possibilidade de mudar para melhor acho que seria o melhor a fazer.
Se precisares de tempo e espaço para pensar no teu próximo passo acho que também te deves permitir a isso, mas ires contra aquilo que és só para agradar os outros NÃO.
Vais acabar por pagar essa brincadeira bem cara e não vale simplesmente a pena.
Às vezes merecemos mais e melhor e se julgas que não vais encontrar nessa faculdade tenta arranjar dentro dakilo que gostas outra que se adapte aquilo que procuras.
Espero ter ajudado e boa sorte.

Olá, comecei este ano a faculdade longe de casa, dos meus pais e dos longe dos meus amigos, fui para uma faculdade pequena onde toda a gente já se conhece(sim, mas a única é tão pequena que conheço literalmente toda a gente que lá anda) e na primeira e segunda semana tudo correu bem, conheci 2 raparigas no segundo dia de aulas e começamos a sair todos os dias, almoçavamos e já estávamos juntas, íamos para a uni juntas.. Até que na 3* semana decidi que sair todos os dias não era para mim porque não gosto e também não queria sair naquela noite pois nessa mesma semana aconteceu um incidente e então disse-lhes que não iria sair naquela noite, elas ficaram chateadas comigo por não sair e por querer ficar em casa.. Elas sempre criticaram os outros por nos julgarem por não sairmos e não gostarmos de beber assim tanto como os outros e depois fizeram-me e disseram-me coisas ainda piores..
O problema aqui é que eu sou uma pessoa que não gosta de sair à noite mas durante 2 semanas saí todos os dias porque queria-me integrar e mesmo assim no final fiquei sozinha, elas pararam de me falar e uma delas até já desistiu do curso. Eu sinto que não me vou integrar lá porque toda a gente só quer sair e beber e eu não sou assim e também sou muito tímida e não sou muito social.. Não sei bem o que fazer porque se não sair (porque não gosto) sou julgada e se sair não vou ter ninguém com quem me dar.. É um impasse para mim e sinto-me desanimada por causa disto e sem vontade nenhuma de ir para a faculdade.

Olá! Compreendo perfeitamente a tua situação. E não, não tens absolutamente nada que mudar a tua maneira de ser. Eu também não sou uma pessoa de sair e beber, vivo longe da família e longe dos meus amigos de infância. Contudo, o que eu fiz logo assim que comecei os meus anos na universidade foi evitar ficar fechada em casa e... fazer atividades extracurriculares! A tua forma de estar e de te comportares irá mudar à medida que tens experiência de vida, não forces nada na tua personalidade. Eu também era muito tímida, mas o facto de me ter envolvido em coisas fora do curso, tornou-me numa pessoa mais confiante e mais "saída da casca" e continuo a não sair muito à noite e, se beber, é uma cidra e vão com sorte, contudo tenho vários grupos de amigos, todos totalmente diferentes entre si! Envolvi-me no associativismo (o que me fez conhecer muita gente, lidar com diferentes tipos de pessoas, de diferentes cursos e conhecer assuntos e temas novos), podes fazer isto através do teu núcleo de estudantes ou através da tua AE. Faz voluntariado! A AFS e ESN são duas associações que acompanham estudantes de erasmus, e preparam a sua recepção na cidade, criando atividades para eles com outros colegas da tua universidade. Vou-te ser sincera, escolhi não me envolver como voluntária ativa por não ter tempo, mas volta e meia, participo nalguma atividade deles (apesar de não ser de erasmus xD) porque algumas permitem-me conhecer a cidade onde estou ou fazer cenas fixes, e tenho lá montes de amigos meus. Vê outro tipo de associações de ajuda à comunidade, elas têm sempre montes de jovens da nossa idade a participar.
Procura que pelouros ou que clubes estão associados à tua AE ou à tua faculdade. Regra geral, há sempre clubes de aventura, de desporto, ou de música (nem digo tunas que elas são muito de farra, mas coros ou orquestras académicas são óptimas para poderes aprender algum instrumento e fazeres amigos. Se forem como aqui na minha universidade, elas não querem que tenhas uma voz ou uma perícia espetacular). Vai a palestras organizadas pelo teu núcleo ou pelo teu curso. Explora o que a cidade em si também faz. Tenta fazer estágios na tua área (isto é mais fácil se fores da área de ciências, vai falar com um professor teu para saber qual a sua opinião e recomendações que ele te poderá dar).
Podes ser tímida, há situações em que terás que "ignorar" a tua timidez. É muito difícil ao início, mas com o tempo vais-te habituando e, quando deres por ti, já nem sentirás uma grande ansiedade a dizer "olá", a mandar mail ou a ir a um café.
MARCA SESSÕES DE ESTUDO! Se há coisa que me ajudou a fortalecer laços, foi o de partilhar os melhores e piores momentos com alguém. Vai para salas de estudo de vez enquando, não te sentirás tão isolada e haverá sempre alguém do teu curso lá que se habituará a ver-te ou a quem possas recorrer para pedir ajuda e, assim, podes sempre meter conversa.
Fiz isto tudo e, três anos depois de entrar na uni, as pessoas já sabem que podem contar comigo para ir a uma palestra ou fazer uma sessão de estudo nalguma biblioteca ou na casa de alguém, quando querem companhia.
Quando marco cenas com alguém, nem é ir sair à noite, as melhores conversas tenho-as num jardim a passear, ou numa esplanada a beber um cafézinho ou uma coca-cola. Nem toda a gente é beberolas, mas tens que ir à busca das pessoas que são como tu e tens de ter a abertura para explorares o que há para além do curso, para poderes encontrar pessoas diferentes daquilo com que lidas diariamente. Obviamente que não tens de fazer isto tudo de uma só vez, vai a um treino de arco e flecha a ver se gostas. Daí a duas semanas vai a uma palestra... Faz tudo sempre dentro daquilo que suportas de momento. O mais importante é dar os primeiros passos e não quantos consegues dar!

Espero ter ajudado!

Olá!! Entendo a confusão que se gerou nessa tua cabeça, mas acredita que não vai ser o fim do mundo. Acredito que fizeste bem em dar uma oportunidade a novas formas de interagir com as pessoas, mesmo que não fosse aquilo com que te sentias confortável. Mas ainda fizeste melhor parar, uma vez que sabias que não te era prazeroso fazer isso!
Duvido imenso que TODA a gente aí só pense em saídas à noite, até porque se tu o fizeste durante 2 semanas sem gostares disso, porque é que estás a descartar a ideia de que haverá mais gente a fazer o mesmo contra os seus próprios gostos? Às vezes a malta só sai da situação quando alguém dá um passo em frente, pode muito bem tratar-se disso. Ou também podes não ter reparado em ninguém que tenha uma perspetiva diferente em relação a isso.
E mesmo que toda a gente goste de sair à noite? Isso não invalida qualquer amizade ou pontos em comum noutras áreas! As pessoas são todas diferentes e são todas complexas demais para se definirem apenas com 1 gosto, portanto acho que em vez de te focares em "gostar de sair à noite", te podes focar em "gosta de teatro como eu" ou "quer experimentar aquele restaurante como eu".
Provavelmente vais acabar por encontrar gente com gostos muito diferentes dos teus, mas com quem te dás muito bem e te identificas em termos de personalidade!
Mas claro, acima de tudo, tens de estabelecer um limite entre aquilo que te é imposto e o que queres e um limite entre o que achas falta de empatia ou respeito e o que é aceitável fazer aos outros, mas, do que li, estou certa que não terás problemas em relação a isso!

obrigada pela vossa ajuda 😊 aqui ontem estudo realmente não tem nada para se fazer xD Seia é uma aldeiazinha não tem nada de especial, e não há muitas atividades a fazer pelo menos por agora.. Aqui temos a quarta académica e está semana é a semana do caloiro, comprar a pulseira e sair todos os dias x) como não sou muito disso e tenho de estudar nem vou. Mas sim 98% das pessoas sai todos os dias, são poucas as que não saem mas também não gostam de sair de casa pq ta bué frio por aqui e não dá vontade nenhuma 😂 mas sim eu vou ver se há alguma atividade para se fazer por aqui e tentar juntar me a ela. Obrgada pela ajuda que me deram e o vosso ponto de vista 😊

Status
Não está aberto para novas mensagens.