Site Uniarea 4.0 - Novo site 🔜

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá! Como já tinha referido noutros tópicos, já há algum tempo que achava que o site precisava de um update de visual/funcionalidades. Mesmo tecnicamente algumas questões estão algo ultrapassadas, pelo que as mudanças a caminho irão muito além do visual (e até são mais importantes).

Na madrugada de sexta para sábado da semana passada foi já testada a nova versão, tendo ficado o site indisponível entre as 2h e as 5h. Para já parece estar tudo a funcionar como é suposto, sendo necessário apenas alguns ajustes e configurações finais, que implicarão que o site possa ficar algo inacessível algum tempo. Como estamos em altura de colocações/candidaturas, sendo uma altura algo sensível, a aplicação total tem sido algo adiada, não só porque há mais mensagens/pedidos de ajuda para responder, como pelo risco de não termos o site inacessível para quem precisa de informações cruciais nesta altura.

Mas gostava de colocar neste tópico algumas das novidades que estão a caminho e quem sabe recolher algum feedback de outras coisas que possam ser mudadas na próxima versão do site. Como curiosidade, vou deixar aqui umas imagens das versões 1 e 2 do site, sendo a atual já a terceira versão desde que o Uniarea existe.

index.php

10537920_880114355340914_6804945335218093295_o.jpg

Versão 3 do site - a atual, desde fim de 2015, embora com várias mudanças.

Em termos de mudanças:

Reorganização dos conteúdos​

O site já cresceu muito desde que lançado, tendo aumentando progressivamente as áreas e os conteúdos. Seja o próprio fórum, que já mudou muito desde que existe, o lançamento de uma área de Apontamentos, a área de Agenda no site e a área de Alojamento são todas coisa que não existiam já alguns anos. Nesse sentido, acho que está na altura de repensar e reorganizar.

Uma das mudanças a este nível, e que já tinha vindo a ser implementada nos últimos meses, é a eliminação de todo o conteúdo associado ao menu "Info" do site:

1632410580114.png

Alguns dos conteúdos já tinham vindo a transitar para o fórum, nomeadamente tudo o que estava ligado aos Exames Nacionais, outros conteúdos de acesso transitaram para Artigos, e outros passaram a reencaminhar para tópicos no fórum. Nos últimos 3 meses, e com esta transição, +90% das páginas de conteúdos desta área já foram eliminados. O restante desaparecerá quando for lançada a nova versão.

Assim, o site continuará centrado em:
  • Conteúdos que tem lançado: artigos, notícias e eventos. Dando espaço a que surjam outros (vídeo, áudio, podcast, etc.)
  • Fórum e comunidade: continuando centrado aqui, com a área de Apontamentos.
  • Áreas temáticas: como a área de Alojamento e outras que possam surgir.

Centrar a discussão no fórum​

Atualmente os artigos permitem comentar e colocar questões, o que acaba por ser mais um sítio onde é preciso dar seguimento a dúvidas além do próprio fórum, e-mail e redes sociais. Nesse sentido, será implementada uma solução que permitirá:
  • Criar um tópico por cada artigo que seja publicado no site, permitindo que possam ser discutidas essas informações aqui no fórum.
  • Os artigos passam a poder ser comentados com a conta do fórum, não sendo necessário criar outra no wordpress.
  • Os comentários colocados no tópico do artigo no fórum também podem ser visualizados por quem está a ler o artigo no site sem entrar no fórum.
A ideia com isto será também unificar cada vez mais o site <> fórum.

Novas funcionalidades​

• Dark Mode/Reading mode
1632411317901.png

• Maior transparência, com funcionalidades próprias para assinalar conteúdos feitos com parceiros, como esta tag própria nos artigos:
1632411508653.png

• Reorganização da página inicial (poderão ver quando lançado, até porque ainda não tenho tudo decidido 😅)
  • Novos formatos de artigos
  • Novas funcionalidades para incluir infografias/caixas informativas nos artigos
  • Vários updates mais técnicos: compatibilidade com PHP 8.0, performance melhorada, otimização para mobile, optimização a nível de SEO, entre outras.
Têm algum feedback? Algo que gostavam de ver acrescentado nesta nova versão do site? 😃

Podem também criar um tópico com novas ideias para o projeto não relacionadas com este tema nesta seção criada para o efeito:

Última edição:
Upvote 0

Quelra

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
6 Agosto 2020
Curso
Recursos (Des)humanos
Eu acho que a página inicial do site tem vindo a ficar cada vez melhor. A de 2015 é mais apelativa que a de 2014, e a de agora é mais apelativa que a de 2015.

No entanto, uma coisa que vejo na imagem de 2015 é aquela barra cinzenta escura com quatro avisos ao lado uns dos outros. Acho que é uma coisa boa útil de se ver quando se abre o site.

• Like
Reactions: davis

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
Solicitadoria
Instituição
IPCA
Como dizem no mundo do Design "Menos é mais.". Acho que isso encapsula por completo esta evolução notória da imagem do Uniarea e da melhoria da legibilidade do site.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Eu acho que a página inicial do site tem vindo a ficar cada vez melhor. A de 2015 é mais apelativa que a de 2014, e a de agora é mais apelativa que a de 2015.
Obrigado pelo feedback!
No entanto, uma coisa que vejo na imagem de 2015 é aquela barra cinzenta escura com quatro avisos ao lado uns dos outros. Acho que é uma coisa boa útil de se ver quando se abre o site.
Era uma espécie de notícias em destaque, sim. Já nem sei se aquilo era gerado manualmente ou de forma automática segundo as trends de notícias mais lidas. 🤔 Era uma funcionalidade engraçada para a versão desktop que depois não funcionava em mobile. 😅

Atualmente o site tem o menu das mais populares do dia/semana/mês, mas só aparecem se o utilizador as quiser consultar:

1632446808644.png

É algo que se irá manter, não sei se no mesmo sítio/menu, mas irá estar algures.

Como dizem no mundo do Design "Menos é mais.". Acho que isso encapsula por completo esta evolução notória da imagem do Uniarea e da melhoria da legibilidade do site.
Obrigado pelo feedback. Concordo com essa ideia, e a próxima versão deve seguir esse caminho, simplificando ainda mais a navegação e dando maior destaque ao fórum.

Ricardo A. Ferreira

Membro Veterano
Matrícula
16 Novembro 2020
Curso
Matemática
Instituição
Warwick University
@davis Ainda não pensei numa solução, mas os "ratings" dos apontamentos não funcionam na prática, porque quando nós gostamos de um apontamento, temos logo a tendência de pôr like (e nem nos passa pela cabeça adicionar um rating). Talvez os ratings sejam desnecessários? Ou talvez haja uma alternativa melhor?

Neste espírito, também deveria haver uma melhor maneira de ranquear os apontamentos que não fosse através do número de ratings. Isto porque, se olharmos bem, todos os "top apontamentos" que temos agora têm muitos ratings mas a maioria desses ratings são de 0 estrelas (porque usaram estes ratings não para classificar a qualidade do apontamento mas apenas para partilhar o email ou para fazer perguntas, quase como se fosse uma secção de comentários).

Sendo assim, talvez seria bom eliminar os ratings por completo, substituir esses ratings por uma secção de comentários (só para partilhar email e fazer perguntas) e começar a ranquear os apontamentos com base no número de downloads (e talvez também no número de reações/likes?).

Desde já, muito obrigado por criares o Uniarea - o teu impacto é astronómico! E muito obrigado também por toda esta comunidade fantástica! Mal posso esperar pelo novo site! 😁🔥

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
@davis Ainda não pensei numa solução, mas os "ratings" dos apontamentos não funcionam na prática, porque quando nós gostamos de um apontamento, temos logo a tendência de pôr like (e nem nos passa pela cabeça adicionar um rating). Talvez os ratings sejam desnecessários? Ou talvez haja uma alternativa melhor?

Neste espírito, também deveria haver uma melhor maneira de ranquear os apontamentos que não fosse através do número de ratings. Isto porque, se olharmos bem, todos os "top apontamentos" que temos agora têm muitos ratings mas a maioria desses ratings são de 0 estrelas (porque usaram estes ratings não para classificar a qualidade do apontamento mas apenas para partilhar o email ou para fazer perguntas, quase como se fosse uma secção de comentários).

Sendo assim, talvez seria bom eliminar os ratings por completo, substituir esses ratings por uma secção de comentários (só para partilhar email e fazer perguntas) e começar a ranquear os apontamentos com base no número de downloads (e talvez também no número de reações/likes?).
Obrigado pelo feedback. Realmente é uma utilização dos ratings para um fim que não era suposto. Atualmente já é possível ordenar os apontamentos pelo número de downloads e outros critérios.

Vou ver essa situação com mais detalhe para ver o que podem ser alternativas.

Desde já, muito obrigado por criares o Uniarea - o teu impacto é astronómico! E muito obrigado também por toda esta comunidade fantástica! Mal posso esperar pelo novo site! 😁🔥
Obrigado! 🤗

SmartPill

Membro Veterano
Matrícula
15 Fevereiro 2017
Curso
MICF + Mestrado Integrado em Medicina
Instituição
NOVA Medical School
O fórum continua muito lento. Já tinha levantado esta questão há uns anos, ao que me foi sugerido que tentasse após limpar o histórico, mas nunca melhorou. Já usei dispositivos diferentes e a minha internet é rápida, adicionalmente ao facto acontecer também com outros utilizadores (que já abandonaram o fórum por esse motivo).

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
O fórum continua muito lento. Já tinha levantado esta questão há uns anos, ao que me foi sugerido que tentasse após limpar o histórico, mas nunca melhorou. Já usei dispositivos diferentes e a minha internet é rápida, adicionalmente ao facto acontecer também com outros utilizadores (que já abandonaram o fórum por esse motivo).
Olá @SmartPill
Não temos qualquer outro registo nesse sentido sem ser o teu. Provavelmente é algum problema com a tua internet/browser/extensões do browser/adblock/firewall/anti-vírus/ou outro qualquer programa que esteja a criar algum tipo de bloqueio.
O fórum já sofreu entretanto vários updates, e está inclusive mais rápido atualmente.

-- // --

Entretanto, sobre o tópico inicial, e como já tinha referido noutro tópico, isto acabou adiado para uma altura em que o site estivesse com menor procura. O update para a nova versão já foi tentado algures em outubro, mas algumas coisas não estavam a funcionar corretamente e foi recuperado o backup da versão anterior (o que levou a que vários artigos, a maioria publicados em 2020, tenham ficado sem imagens 🙄. Em perto de 100 artigos as imagens já foram repostas, os restantes deve ser tratado em breve).

Conto voltar a tentar instalar a nova versão num destes próximos fins de semana, em que provavelmente o site terá de ficar umas ~4-8 horas offline.

Última edição:

Alexa01

Membro Caloiro
Matrícula
12 Maio 2022
Boa tarde, Eu estou a tirar uma licenciatura e durante estes 3 anos tive direito à bolsa da DGES. No entanto, terei que ficar mais um ano por causa de algumas cadeiras, o que implica que no próximo ano não venha completar os 36 créditos mínimos . Caso queira iniciar algum mestrado, posso perder o direito à bolsa, por não ter completado os 36 créditos da licenciatura?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa tarde, Eu estou a tirar uma licenciatura e durante estes 3 anos tive direito à bolsa da DGES. No entanto, terei que ficar mais um ano por causa de algumas cadeiras, o que implica que no próximo ano não venha completar os 36 créditos mínimos . Caso queira iniciar algum mestrado, posso perder o direito à bolsa, por não ter completado os 36 créditos da licenciatura?
Não perdes o direito à bolsa, mas se estiveres inscrita a menos do que 36 ECTS, todos os que tiveres inscrita terão de ser completados.

Andreia Vaz

Membro Caloiro
Matrícula
4 Dezembro 2022
Boa noite!
Estou bastante perdida a nível profissional... será que me podem ajudar??Estive a pesquisar e penso que aqui terei as respostas que preciso.
Tenho o Metrado Integrado em Engenharia Biológica desde 2007... Depois de terminar o curso trabalhei num Centro de Estudos, foi uma experiência ótima, no entanto, surgiu oportunidade de trabalhar na minha área de formação e fui... durante estes anos que passaram trabalhei noutras de áreas de trabalho e, neste momento, sou técnica de unhas... Hoje sinto imensa necessidade em relembrar e reaproveitar todas as minhas competências académicas e descobri que a minha realização profissional passa pelo ensino e pelas crianças/jovens...
Depois de todo este tempo, o que poderei fazer para lecionar como técnica profissional, por exemplo?

Obrigada