Site Uniarea 4.0 - Novo site ūüĒú

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Ol√°! Como j√° tinha referido noutros t√≥picos, j√° h√° algum tempo que achava que o site precisava de um update de visual/funcionalidades. Mesmo tecnicamente algumas quest√Ķes est√£o algo ultrapassadas, pelo que as mudan√ßas a caminho ir√£o muito al√©m do visual (e at√© s√£o mais importantes).

Na madrugada de sexta para s√°bado da semana passada foi j√° testada a nova vers√£o, tendo ficado o site indispon√≠vel entre as 2h e as 5h. Para j√° parece estar tudo a funcionar como √© suposto, sendo necess√°rio apenas alguns ajustes e configura√ß√Ķes finais, que implicar√£o que o site possa ficar algo inacess√≠vel algum tempo. Como estamos em altura de coloca√ß√Ķes/candidaturas, sendo uma altura algo sens√≠vel, a aplica√ß√£o total tem sido algo adiada, n√£o s√≥ porque h√° mais mensagens/pedidos de ajuda para responder, como pelo risco de n√£o termos o site inacess√≠vel para quem precisa de informa√ß√Ķes cruciais nesta altura.

Mas gostava de colocar neste t√≥pico algumas das novidades que est√£o a caminho e quem sabe recolher algum feedback de outras coisas que possam ser mudadas na pr√≥xima vers√£o do site. Como curiosidade, vou deixar aqui umas imagens das vers√Ķes 1 e 2 do site, sendo a atual j√° a terceira vers√£o desde que o Uniarea existe.

index.php

10537920_880114355340914_6804945335218093295_o.jpg

Versão 3 do site - a atual, desde fim de 2015, embora com várias mudanças.

Em termos de mudanças:

Reorganiza√ß√£o dos conte√ļdos​

O site j√° cresceu muito desde que lan√ßado, tendo aumentando progressivamente as √°reas e os conte√ļdos. Seja o pr√≥prio f√≥rum, que j√° mudou muito desde que existe, o lan√ßamento de uma √°rea de Apontamentos, a √°rea de Agenda no site e a √°rea de Alojamento s√£o todas coisa que n√£o existiam j√° alguns anos. Nesse sentido, acho que est√° na altura de repensar e reorganizar.

Uma das mudan√ßas a este n√≠vel, e que j√° tinha vindo a ser implementada nos √ļltimos meses, √© a elimina√ß√£o de todo o conte√ļdo associado ao menu "Info" do site:

1632410580114.png

Alguns dos conte√ļdos j√° tinham vindo a transitar para o f√≥rum, nomeadamente tudo o que estava ligado aos Exames Nacionais, outros conte√ļdos de acesso transitaram para Artigos, e outros passaram a reencaminhar para t√≥picos no f√≥rum. Nos √ļltimos 3 meses, e com esta transi√ß√£o, +90% das p√°ginas de conte√ļdos desta √°rea j√° foram eliminados. O restante desaparecer√° quando for lan√ßada a nova vers√£o.

Assim, o site continuar√° centrado em:
  • Conte√ļdos que tem lan√ßado: artigos, not√≠cias e eventos. Dando espa√ßo a que surjam outros (v√≠deo, √°udio, podcast, etc.)
  • F√≥rum e comunidade: continuando centrado aqui, com a √°rea de Apontamentos.
  • √Āreas tem√°ticas: como a √°rea de Alojamento e outras que possam surgir.

Centrar a discuss√£o no f√≥rum​

Atualmente os artigos permitem comentar e colocar quest√Ķes, o que acaba por ser mais um s√≠tio onde √© preciso dar seguimento a d√ļvidas al√©m do pr√≥prio f√≥rum, e-mail e redes sociais. Nesse sentido, ser√° implementada uma solu√ß√£o que permitir√°:
  • Criar um t√≥pico por cada artigo que seja publicado no site, permitindo que possam ser discutidas essas informa√ß√Ķes aqui no f√≥rum.
  • Os artigos passam a poder ser comentados com a conta do f√≥rum, n√£o sendo necess√°rio criar outra no wordpress.
  • Os coment√°rios colocados no t√≥pico do artigo no f√≥rum tamb√©m podem ser visualizados por quem est√° a ler o artigo no site sem entrar no f√≥rum.
A ideia com isto será também unificar cada vez mais o site <> fórum.

Novas funcionalidades​

• Dark Mode/Reading mode
1632411317901.png

• Maior transpar√™ncia, com funcionalidades pr√≥prias para assinalar conte√ļdos feitos com parceiros, como esta tag pr√≥pria nos artigos:
1632411508653.png

• Reorganiza√ß√£o da p√°gina inicial (poder√£o ver quando lan√ßado, at√© porque ainda n√£o tenho tudo decidido ūüėÖ)
  • Novos formatos de artigos
  • Novas funcionalidades para incluir infografias/caixas informativas nos artigos
  • V√°rios updates mais t√©cnicos: compatibilidade com PHP 8.0, performance melhorada, otimiza√ß√£o para mobile, optimiza√ß√£o a n√≠vel de SEO, entre outras.
T√™m algum feedback? Algo que gostavam de ver acrescentado nesta nova vers√£o do site? ūüėÉ

Podem também criar um tópico com novas ideias para o projeto não relacionadas com este tema nesta seção criada para o efeito:

Última edição:
Upvote 0

Quelra

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
6 Agosto 2020
Curso
Recursos (Des)humanos
Eu acho que a página inicial do site tem vindo a ficar cada vez melhor. A de 2015 é mais apelativa que a de 2014, e a de agora é mais apelativa que a de 2015.

No entanto, uma coisa que vejo na imagem de 2015 √© aquela barra cinzenta escura com quatro avisos ao lado uns dos outros. Acho que √© uma coisa boa √ļtil de se ver quando se abre o site.

• Like
Reactions: davis

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
Estudos Portugueses
Instituição
FLUP
Como dizem no mundo do Design "Menos é mais.". Acho que isso encapsula por completo esta evolução notória da imagem do Uniarea e da melhoria da legibilidade do site.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Eu acho que a página inicial do site tem vindo a ficar cada vez melhor. A de 2015 é mais apelativa que a de 2014, e a de agora é mais apelativa que a de 2015.
Obrigado pelo feedback!
No entanto, uma coisa que vejo na imagem de 2015 √© aquela barra cinzenta escura com quatro avisos ao lado uns dos outros. Acho que √© uma coisa boa √ļtil de se ver quando se abre o site.
Era uma esp√©cie de not√≠cias em destaque, sim. J√° nem sei se aquilo era gerado manualmente ou de forma autom√°tica segundo as trends de not√≠cias mais lidas. ūü§Ē Era uma funcionalidade engra√ßada para a vers√£o desktop que depois n√£o funcionava em mobile. ūüėÖ

Atualmente o site tem o menu das mais populares do dia/semana/mês, mas só aparecem se o utilizador as quiser consultar:

1632446808644.png

√Č algo que se ir√° manter, n√£o sei se no mesmo s√≠tio/menu, mas ir√° estar algures.

Como dizem no mundo do Design "Menos é mais.". Acho que isso encapsula por completo esta evolução notória da imagem do Uniarea e da melhoria da legibilidade do site.
Obrigado pelo feedback. Concordo com essa ideia, e a próxima versão deve seguir esse caminho, simplificando ainda mais a navegação e dando maior destaque ao fórum.

Matrícula
16 Novembro 2020
Curso
Matem√°tica
Instituição
Warwick University
@davis Ainda n√£o pensei numa solu√ß√£o, mas os "ratings" dos apontamentos n√£o funcionam na pr√°tica, porque quando n√≥s gostamos de um apontamento, temos logo a tend√™ncia de p√īr like (e nem nos passa pela cabe√ßa adicionar um rating). Talvez os ratings sejam desnecess√°rios? Ou talvez haja uma alternativa melhor?

Neste esp√≠rito, tamb√©m deveria haver uma melhor maneira de ranquear os apontamentos que n√£o fosse atrav√©s do n√ļmero de ratings. Isto porque, se olharmos bem, todos os "top apontamentos" que temos agora t√™m muitos ratings mas a maioria desses ratings s√£o de 0 estrelas (porque usaram estes ratings n√£o para classificar a qualidade do apontamento mas apenas para partilhar o email ou para fazer perguntas, quase como se fosse uma sec√ß√£o de coment√°rios).

Sendo assim, talvez seria bom eliminar os ratings por completo, substituir esses ratings por uma sec√ß√£o de coment√°rios (s√≥ para partilhar email e fazer perguntas) e come√ßar a ranquear os apontamentos com base no n√ļmero de downloads (e talvez tamb√©m no n√ļmero de rea√ß√Ķes/likes?).

Desde j√°, muito obrigado por criares o Uniarea - o teu impacto √© astron√≥mico! E muito obrigado tamb√©m por toda esta comunidade fant√°stica! Mal posso esperar pelo novo site! ūüėĀūüĒ•

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
@davis Ainda n√£o pensei numa solu√ß√£o, mas os "ratings" dos apontamentos n√£o funcionam na pr√°tica, porque quando n√≥s gostamos de um apontamento, temos logo a tend√™ncia de p√īr like (e nem nos passa pela cabe√ßa adicionar um rating). Talvez os ratings sejam desnecess√°rios? Ou talvez haja uma alternativa melhor?

Neste esp√≠rito, tamb√©m deveria haver uma melhor maneira de ranquear os apontamentos que n√£o fosse atrav√©s do n√ļmero de ratings. Isto porque, se olharmos bem, todos os "top apontamentos" que temos agora t√™m muitos ratings mas a maioria desses ratings s√£o de 0 estrelas (porque usaram estes ratings n√£o para classificar a qualidade do apontamento mas apenas para partilhar o email ou para fazer perguntas, quase como se fosse uma sec√ß√£o de coment√°rios).

Sendo assim, talvez seria bom eliminar os ratings por completo, substituir esses ratings por uma sec√ß√£o de coment√°rios (s√≥ para partilhar email e fazer perguntas) e come√ßar a ranquear os apontamentos com base no n√ļmero de downloads (e talvez tamb√©m no n√ļmero de rea√ß√Ķes/likes?).
Obrigado pelo feedback. Realmente √© uma utiliza√ß√£o dos ratings para um fim que n√£o era suposto. Atualmente j√° √© poss√≠vel ordenar os apontamentos pelo n√ļmero de downloads e outros crit√©rios.

Vou ver essa situação com mais detalhe para ver o que podem ser alternativas.

Desde j√°, muito obrigado por criares o Uniarea - o teu impacto √© astron√≥mico! E muito obrigado tamb√©m por toda esta comunidade fant√°stica! Mal posso esperar pelo novo site! ūüėĀūüĒ•
Obrigado! ūü§ó

SmartPill

Membro Veterano
Matrícula
15 Fevereiro 2017
Curso
MICF + Mestrado Integrado em Medicina
Instituição
NOVA Medical School
O fórum continua muito lento. Já tinha levantado esta questão há uns anos, ao que me foi sugerido que tentasse após limpar o histórico, mas nunca melhorou. Já usei dispositivos diferentes e a minha internet é rápida, adicionalmente ao facto acontecer também com outros utilizadores (que já abandonaram o fórum por esse motivo).