ESEP Sobre o curso

SCFA

Membro
Matrícula
24 Junho 2022
Curso
Finalista 2022 - Ciências e Tecnologias
Boa noite,

Será que alguém me poderia falar um bocadinho mais especificamente sobre o curso... gostava de saber um bocadinho mais sobre as cadeiras, sobre o estágio ( como é e onde o podemos fazer), sobre o ambiente, as saídas profissionais e os locais onde podemos trabalhar, as áreas de especialização, se o dia a dia da profissão é monótono ou não (um medo que eu tenho é sentir que o dia a dia e as situações quando começar a trabalhar sejam monótonas/iguais e isso me possa causar desmotivação.

Obrigada!

Boa noite,

Será que alguém me poderia falar um bocadinho mais especificamente sobre o curso... gostava de saber um bocadinho mais sobre as cadeiras, sobre o estágio ( como é e onde o podemos fazer), sobre o ambiente, as saídas profissionais e os locais onde podemos trabalhar, as áreas de especialização, se o dia a dia da profissão é monótono ou não (um medo que eu tenho é sentir que o dia a dia e as situações quando começar a trabalhar sejam monótonas/iguais e isso me possa causar desmotivação.

Obrigada!
Olá! Não consigo responder à maioria das questões porque não estudo na ESEP e também nunca estive em estágio, por isso não te consigo dizer o quão monótono é (ou não) o trabalho no dia a dia. Relativamente às saídas profissionais é mesmo a de enfermeiro e os locais de trabalho principais é os hospitais e centros de saúde. Sobre as áreas de especialização deixo-te aqui um link para o site da Ordem onde podes ver quais são. Espero ter ajudado e boa sorte!

• Like
Reactions: SCFA
Olá! Não consigo responder à maioria das questões porque não estudo na ESEP e também nunca estive em estágio, por isso não te consigo dizer o quão monótono é (ou não) o trabalho no dia a dia. Relativamente às saídas profissionais é mesmo a de enfermeiro e os locais de trabalho principais é os hospitais e centros de saúde. Sobre as áreas de especialização deixo-te aqui um link para o site da Ordem onde podes ver quais são. Espero ter ajudado e boa sorte!
Obrigada!! 😉

• Like
Reactions: Fábio T.
Boa noite,

Obrigada!
Olá, ali na esep quando fizeres a matrícula ficas aleatoriamente colocada num de dois horários. Ou tens aulas de manhã 8-14 ou de tarde 14-20. pontualmente podes ter uma ou outra aula fora do teu horário normal mas é muito raro acontecer. Se ficares na manhã vais ser das turmas A ou B e na tarde és C ou D. Uma turma tem à volta de 10 pessoas.
Nas aulas teóricas estás com toda a gente do teu turno. Nas TP (teórico-práticas) estão 4 turmas juntas. Nas OT (orientação tutorial) estão 2 e nas PL (prática-laboratorial) estás apenas com a tua turma.

O turno da manhã e da tarde apenas têm ao mesmo tempo duas cadeiras. No 1º semestre têm todos Introdução à Enfermagem e no 2º têm todos Introdução à Prática Clínica I. As outras cadeiras têm ao contrário.

No 1º ano vais ter 13 cadeiras, sendo que são 12 obrigatórias e durante a matrícula vais ter que escolher uma opcional. No site aparecem várias mas à escolha vais ter: inglês, empreendedorismo, terapias complementares e língua gestual portuguesa. No meu caso escolhi inglês.
Relativamente às cadeiras, no 1º ano temos bastantes teóricas o que torna o ano um pouco chato. Apenas tens duas cadeiras práticas num dos semestres que é parentalidade num deles e Comportamento e Relação no outro.
Nas PL's de Parentalidade vais aprender a dar banho ao RN, fazer as consultas de saúde infantil e juvenil, acolhimento da puérpera e amamentação.
Na outra cadeira vais abordar a comunicação. Nas PL vão ter que realizar uma entrevista aos pares com base num caso clínico.
As restantes cadeiras apenas têm T, TP e OT

Os estágios apenas temos no 3º e 4º, sendo que temos esses dois anos completos de estágios e não temos nenhuma outra cadeira. Isto ainda não te posso falar muito porque ainda vou para o 2º ano. Mas relativamente a onde os vais fazer também é atribuído aleatoriamente o local de estágio, sendo que podes sempre fazer permuta com alguém. Alguns vais ter em hospitais (São João, Pedro Hispano, Santo António, IPO, CUF) e os restantes são em USF, UCSP, UCC o que normalmente chamamos de centro de saúde.

Se quiseres que te fale em específico de cada cadeira podes sempre mandar msg aqui no fórum que te explico tudo.

• Like
Reactions: Sgms.5 and SCFA
Olá, ali na esep quando fizeres a matrícula ficas aleatoriamente colocada num de dois horários. Ou tens aulas de manhã 8-14 ou de tarde 14-20. pontualmente podes ter uma ou outra aula fora do teu horário normal mas é muito raro acontecer. Se ficares na manhã vais ser das turmas A ou B e na tarde és C ou D. Uma turma tem à volta de 10 pessoas.
Nas aulas teóricas estás com toda a gente do teu turno. Nas TP (teórico-práticas) estão 4 turmas juntas. Nas OT (orientação tutorial) estão 2 e nas PL (prática-laboratorial) estás apenas com a tua turma.

O turno da manhã e da tarde apenas têm ao mesmo tempo duas cadeiras. No 1º semestre têm todos Introdução à Enfermagem e no 2º têm todos Introdução à Prática Clínica I. As outras cadeiras têm ao contrário.

No 1º ano vais ter 13 cadeiras, sendo que são 12 obrigatórias e durante a matrícula vais ter que escolher uma opcional. No site aparecem várias mas à escolha vais ter: inglês, empreendedorismo, terapias complementares e língua gestual portuguesa. No meu caso escolhi inglês.
Relativamente às cadeiras, no 1º ano temos bastantes teóricas o que torna o ano um pouco chato. Apenas tens duas cadeiras práticas num dos semestres que é parentalidade num deles e Comportamento e Relação no outro.
Nas PL's de Parentalidade vais aprender a dar banho ao RN, fazer as consultas de saúde infantil e juvenil, acolhimento da puérpera e amamentação.
Na outra cadeira vais abordar a comunicação. Nas PL vão ter que realizar uma entrevista aos pares com base num caso clínico.
As restantes cadeiras apenas têm T, TP e OT

Os estágios apenas temos no 3º e 4º, sendo que temos esses dois anos completos de estágios e não temos nenhuma outra cadeira. Isto ainda não te posso falar muito porque ainda vou para o 2º ano. Mas relativamente a onde os vais fazer também é atribuído aleatoriamente o local de estágio, sendo que podes sempre fazer permuta com alguém. Alguns vais ter em hospitais (São João, Pedro Hispano, Santo António, IPO, CUF) e os restantes são em USF, UCSP, UCC o que normalmente chamamos de centro de saúde.

Se quiseres que te fale em específico de cada cadeira podes sempre mandar msg aqui no fórum que te explico tudo.
Olá!
Enfermagem é a minha primeira opção, mas como as médias subiram, não sei se vou conseguir entrar. Mas fico feliz por saber todas estas informações e ficar a conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do curso. Agradeço te muito pelo testemunho. 😉😊

• Like
Reactions: Gonçalo_Leite
Boa noite,

Obrigada!
Olá, relativamente ao 1º e 2º ano, como já disseram quase tudo, não vou entrar por aí, apenas quero dizer que no caso da opcional escolhi Terapias Complementares, por isso, se tiveres alguma dúvida mais particular podes falar comigo.

Relativamente ao 3º e ao 4º ano, são anos em que apenas tens ensinos clínicos (5 no 3º ano e 6 no 4º ano). Eu acabei agora o 3º ano e posso dizer que é muito trabalhoso mesmo (mas faz-se). Quando aos locais de estágio, és alocado aleatoriamente aos locais que têm parcerias com a ESEP antes do início do ano letivo, e tens um período em que podes trocar de local de estágio com outro colega (basicamente, troca por troca). Os estágios funcionam por momentos, sendo que em cada ano letivo existem 8 momentos e os estágios de 15 ECTS ocupam 2 momentos (cerca de 10 semanas) e os de 7,5 ECTS ocupam apenas 1 momento (cerca de 5 semanas). Existem, sem dúvida, estágios mais fáceis que outros, mas todos acabam por ter as suas particularidades. Relativamente ao 3º ano tens EC de Medicina, Cirurgia, Enfermagem Comunitária, Parentalidade e Gravidez e Saúde Familiar. No 4º ano, tens EC de Cuidados Continuados na Comunidade, Internamento em Cuidados Continuados, Saúde Mental e Psiquiatria, Pediatria, Obstetrícia e tens o EC opcional, em que podes optar por fazer em meio hospitalar ou na comunidade, consoante as vagas disponíveis. Se quiseres que fale de algum EC em particular diz.

Relativamente ao ambiente na esep, é um bom ambiente de um modo geral. Existem muitos grupos aos quais te podes juntar e que podes ver aqui: Licenciatura em Enfermagem – Estudar na ESEP (Onde diz vida académica) e, para além dos grupos que existem no site, tens ainda a praxe.

Quanto às saídas profissionais, podes trabalhar em centros de saúde, hospitais, clínicas, maternidades, lares e em algumas instituições de ensino.

Relativamente às áreas de especialização, tens algumas pós-graduações e depois tens as especializações. Nas pós-graduações, tens muitas escolhas no caso da esep ahah, (Pós-Graduações – Estudar na ESEP) e estas não te conferem grau, ou seja, mesmo com a pós-graduação, continuas a ser "apenas" licenciado. Podes também recorrer aos mestrados (Mestrados – Estudar na ESEP) que te dão o grau de mestre quando terminares o curso.

Relativamente ao dia-a-dia, existem alguns momentos em que parece monótono e em que sentes que não estás a aprender e a evoluir, mas na grande maioria dos dias surgem-te situações novas e diferentes que te "obrigam" a procurar o conhecimento e a saber mais para dar resposta à situação que te é apresentada.

Sei que me alonguei um bocadinhos, mas penso que te possa ter ajudado mais relativamente ao 3º e ao 4º anos do curso.
Se precisares de alguma coisa ou se quiseres que fale mais em particular de algum assunto, manda-me mensagem.

• Like
Reactions: Sgms.5 and SCFA
Olá, ali na esep quando fizeres a matrícula ficas aleatoriamente colocada num de dois horários. Ou tens aulas de manhã 8-14 ou de tarde 14-20.
Olá! Eu sei que esta conversa já é do ano passado, mas gostava de saber se é possível trocar de horário com alguém ? Imaginem fico com o turno da tarde e queria trocar com alguém com o turno da manhã. É possível? Obrigada !!!

Olá! Eu sei que esta conversa já é do ano passado, mas gostava de saber se é possível trocar de horário com alguém ? Imaginem fico com o turno da tarde e queria trocar com alguém com o turno da manhã. É possível? Obrigada !!!
Olá!
Sim depois da matrícula, abre o período de permutas. Em que podes trocar de horário com outra pessoa.