🧑🎓 Medicina, enfermagem e várias engenharias estão entre os cursos com maior empregabilidade, de acordo com dados do Ministério da Educação. 45 cursos superiores têm mesmo zero desempregados registados. Consulta a lista completa.
Não sei se este post é permitido, mas parece-me ser uma maneira mais fácil de chegar àqueles que precisam de ajuda.
Há 5 anos atrás, estive por aqui à procura de ajuda quando foi para escolher um curso e sei como foi dificil feedbacks sobre as áreas que queria. Por isso, sinto que agora é a minha vez de ajudar.
Nesse sentido, se alguém tiver interesse na área de Sociologia e/ou Gestão de Recursos Humanos, estou disponivel para ajudar naquilo que conseguir.
Tirei licenciatura em Sociologia e estou neste momento a acabar o meu mestrado em GRH e Consultadoria Organizacional, ambos no ISCTE-IUL e sei que há sempre quem tenha dúvidas sobre os cursos em geral, cadeiras, ambiente, etc e um simples feedback pode ajudar a tomar uma decisão. Por isso, estou disponivel para responder às vossas questões!
Podem publicá-las aqui ou por mensagem privada, como se sentirem mais à vontade.
Olá Maria!
Essa pergunta pede uma grande resposta ahaha vou te responder com base na experiência que tenho no ISCTE okay? A experiência do curso noutras faculdades pode (e deve) ser diferente.
Então, Sociologia no ISCTE foi algo que eu descobri através do meu interesse por Gestão de Recursos Humanos e, como não consegui entrar em GRH, Sociologia pareceu-me uma excelente opção para ser a minha formação "base". Ao fim de 3 anos de curso, posso dizer que senti que foi um curso bastante prático, ao contrário do que muitos possam pensar. Sim é verdade que tens Teorias Sociológicas ou Objeto e Método que te dão cabo da cabeça no 1º ano de curso, e aí sim, o curso é mais teórico (no 1º ano, principalmente 1º semestre), o que pode ser um grande choque para quem não sabe bem o que vai encontrar ou não adora a área (foi o meu caso e pensei em desistir). No entanto, pensei que já que ali estava, valia mais continuar a descobrir o que era e o que poderia tirar dali para mim. Então foi o que fiz. Continuei o curso, sempre a tentar perceber cada cadeira e resultou! No 2º semestre do 1º ano já estava enquadrada porque foi quando começou a aparecer a parte prática, nomeadamente o 1º projeto de investigação. Depois disso, foi sempre mais projetos e projetos e posso te dizer que são coisas interessantes de se fazer. Pelo menos eu gostava bastante e dava-me mais ânimo fazer um projeto do que fazer um exame e grande parte dos meus colegas pensava assim também. Outra grande parte prática do nosso curso é a cadeira de Análise de Dados. Esta tu amas ou odeias ahaha eu amava mesmo e tenho pena que só haja durante os 2 primeiros anos do curso. Há muita gente que vai com a ideia que é matemática, mas não é. É pura análise de dados, tal como o nome indica. Não tens que saber fazer contas nenhumas, apenas tens bases de dados com dados sobre determinado assunto (por exemplo, respostas a um questionário) e consoante os resultados que aquilo te dá, analisas esses dados. Eu achei girissimo honestamente. Depois no 3º ano é basicamente só projetos de investigação, o que para mim foi otimo porque quase não havia exames e o bom é que como no 3º ano são tudo cadeiras especificas (ex: Sociologia da Saúde, Sociologia do Trabalho, Sociologia da Familia, etc), tu fazes o teu próprio horário! Tens apenas uma cadeira obrigatória que é anual e não semestral. Muito resumidamente, em termos de cadeiras, é isto. Qualquer dúvida que tenhas sobre alguma cadeira em especifico, posso tentar ajudar. Sei que entretanto já houveram algumas alterações nas avaliações de algumas cadeiras de 1º ano, mas o resto penso que continue igual.
Sobre a empregabilidade, é uma questão que me perguntam muita vez. Um curso não te dá entrada direta para o mercado de trabalho. Alguns sim, mas são casos muito especificos. O que eu quero dizer é que, se não fores proativa, não participares em workshops sobre a área que queres seguir profissionalmente, se não fizeres estágios, etc e se estiveres apenas à espera de acabar o curso e cair te um emprego dos céus, não vai acontecer. A probabilidade de isso acontecer é talvez de 1 em 100. Nós temos uma alta taxa de empregabilidade sim, mas os alunos têm que procurar, têm que ir à luta, têm que tirar mestrado se acharem necessário. Sem proatividade, não há curso que nos salve na minha sincera opinião. Portanto, a ideia que que quem vai para Ciências Sociais e Humanas vai para o desemprego é uma ideia muito errada daquilo que é a realidade. Mas claro, isto é a minha opinião! Ou se calhar também é aquilo que eu vejo na minha faculdade, porque o ISCTE é muito virado para a parte organizacional, tudo o que é empresas e eles próprios estimulam e criam oportunidades para que façamos estágios extracurriculares, profissionais, curriculares, etc, para nos ajudar a ingressar no mercado de trabalho.
Desculpa ter me alongado, mas espero ter conseguido ajudar. Se tiveres mais alguma dúvida, fica à vontade para mandar mensagem!
Não sei se este post é permitido, mas parece-me ser uma maneira mais fácil de chegar àqueles que precisam de ajuda.
Há 5 anos atrás, estive por aqui à procura de ajuda quando foi para escolher um curso e sei como foi dificil feedbacks sobre as áreas que queria. Por isso, sinto que agora é a minha vez de ajudar.
Nesse sentido, se alguém tiver interesse na área de Sociologia e/ou Gestão de Recursos Humanos, estou disponivel para ajudar naquilo que conseguir.
Tirei licenciatura em Sociologia e estou neste momento a acabar o meu mestrado em GRH e Consultadoria Organizacional, ambos no ISCTE-IUL e sei que há sempre quem tenha dúvidas sobre os cursos em geral, cadeiras, ambiente, etc e um simples feedback pode ajudar a tomar uma decisão. Por isso, estou disponivel para responder às vossas questões!
Podem publicá-las aqui ou por mensagem privada, como se sentirem mais à vontade.
Bom dia!
Obrigada pela excelente iniciativa!
Então,eu gostava de saber o máximo de informação sobre recursos humanos,principalmente,as cadeiras,profissões e empregabilidade.
Obg.
Muito obrigada pela resposta e pela paciência!! Este ano foi o meu primeiro ano na universidade e mudar de curso é defenitivamente uma prioridade, pois não me enquadrei e não sinto que seja o que quero seguir. Sociologia é a minha opção neste momento, mas estou bastante insegura, não sei se é o melhor caminho para o que quero fazer. Até agora ainda não tinha encontrado uma "verdadeira" opinião sobre o curso, por isso muito obrigada!
Bom dia!
Obrigada pela excelente iniciativa!
Então,eu gostava de saber o máximo de informação sobre recursos humanos,principalmente,as cadeiras,profissões e empregabilidade.
Obg.
Olá Inês!
Em primeiro lugar, não tens que agradecer!
Posso te falar sobre Recursos Humanos, mas tem em conta que apenas tirei mestrado nessa área e não licenciatura, portanto toda a minha experiência é centrada no mestrado.
Então, o normal que se diz sobre recursos humanos é: "Se gostas de pessoas, vai para recursos humanos" ahaha portanto, primeira coisa que deves perguntar a ti própria antes de ires para esta área é isso. Principalmente se te interessa áreas como Recrutamento e Seleção, Formação e Desenvolvimento, Comunicação, etc etc. Ou seja, todas essas áreas (e possiveis áreas de poderes vir a trabalhar futuramente) exigem um grande gosto pelas pessoas, pelo contacto e, sobretudo, uma grande capacidade de empatia com o outro. Acho que este ponto é fulcral e falta a muita gente. Não, não temos que gostar de todo o mundo ahahah mas temos que ter um nível de inteligência emocional que nos permita lidar com todo o tipo de perfis que te possam aparecer, por exemplo, numa entrevista, caso sejas recrutadora, ou numa ação de formação, caso sejas formadora. São alguns exemplos! Depois, outras funções especificamente da área, tens o Payroll, ou seja, tudo o que seja salários, gestão de beneficios, etc etc. Aí, na minha opinião, não precisas de ser super comunicativa nem nada que se pareça porque é uma parte muito diferente do recrutamento. Atenção, eu estou a dizer isto com base nas experiências profissionais que já tive por aquilo que já vi. As coisas variam de empresa para empresa e isso é o bom nos recursos humanos. É que todas as empresas têm uma maneira diferente de trabalhar, muito relacionado com a cultura organizacional. Com isto tudo, acabei de perceber que estou a começar a responder pelo fim da tua pergunta ahaha. Mas de qualquer das maneiras, se quiseres falar um bocadinho mais sobre as profissões que podes vir a ter com formação em RH, mande-me mensagem que falamos um bocadinho mais aprofundadamente sobre isso :)
Relativamente à empregabilidade... ora bem, eu tenho ideia de que a empregabilidade no nosso setor não é um problema. No meu caso (e no de muitos atualmente) é um pouco diferente porque agora que estava a terminar a tese e iria começar a procura ativa de emprego, surge esta pandemia que veio "estragar" um bocadinho as coisas. Ou seja, eu notei um descréscimo nas ofertas de emprego na nossa área. Mas lá está, esta situação é assim porque temos esta pandemia que está a causar grandes prejuizos às empresas e, provavelmente, muitas delas estão a despedir pessoas e não a contratá-las. No entanto, antes disto tudo, posso dizer que ao longo dos ultimos 3 anos tive várias propostas de trabalho para a área, mas, infelizmente, tive que as recusar por estar a estudar. Também posso te dizer que as empresas e o próprio ISCTE promove muitos os estágios, as dinâmicas com as empresas, worskhops, etc, para que te consigas distinguir dos outros candidatos da melhor maneira possivel. Porque se formos a ver, nós somos muitos e o mercardo está cada vez mais competitivo, portanto toda a estratégia adotada pelo ISCTE é excelente nesse aspeto. Eu pelo menos senti imenso isto no meu mestrado e tenho colegas meus que vieram da licenciatura de GRH e acham o mesmo. A própria licenciatura dá-te imensas ferramentas úteis para te preparares e para entrares rapidamente no mercado.
Sobre as cadeiras... Se estiveres a falar a nível de licenciatura, consigo te dar uma breve ideia sobre o que elas são porque pelos nomes e plano curricular consigo lá chegar. Mas não te sei dizer processos avaliativos de todas. Sei que algumas fazias simulações de assessement centers, outras fazias simulações de entrevistas, outras fazias planos de comunicação interna para uma empresa, outra planos de avaliação de desempenho para aplicares nos colaboradores de uma empresa, etc. Ou seja, tem muita parte prática, o que te prepara super bem na minha opinião. Os professores são excelentes, daqueles que pude conhecer e pronto, lá está, é tudo muito direcionado para o mercado de trabalho. Ao nível do mestrado, podes escolher uma especialização (GRH ou Consultadoria Organizacional), mas a base do mestrado é basicamente um aprofundar de quem teve também licenciatura de GRH (foi o comentário que vários colegas meus fizeram sobre o assunto). Ou seja, sentiram que no inicio não lhes trouxe muitas novidades, mas depois, quem foi para consultadoria, aí sim, foi tudo uma novidade.
Espero ter sido clara e ter ajudado! Se precisares que fale um bocadinho mais sobre o que é propriamente Recursos Humanos e a minha experiência, tanto em mestrado como profissional, envia-me mensagem, okay? Qualquer dúvida que tenhas, faz o mesmo ahaha :)
Muito obrigada pela resposta e pela paciência!! Este ano foi o meu primeiro ano na universidade e mudar de curso é defenitivamente uma prioridade, pois não me enquadrei e não sinto que seja o que quero seguir. Sociologia é a minha opção neste momento, mas estou bastante insegura, não sei se é o melhor caminho para o que quero fazer. Até agora ainda não tinha encontrado uma "verdadeira" opinião sobre o curso, por isso muito obrigada!
Maria, se me quiseres falar em privado um bocadinho mais sobre a tua insegurança, fica à vontade. Podes mandar-me mensagem caso queiras ou se tiveres mais alguma dúvida, não hesites em perguntar. Ter inseguranças e incertezas é super normal e mudar de curso não é o fim do mundo, mesmo que às vezes nos façam parecer que sim ahaha
Portanto, se quiseres mandar mensagem, já sabes :)
Olá Beatriz!
Consegui ter uma visão mais aprofundada e clara sobre os recursos humanos,pois não é uma das profissões mais faladas.
Obrigada,particularmente,sobre a empregabilidade pois era a minha maior dúvida,uma vez,que caminhamos para um mundo cada vez mais tecnológico.
Sem querer tornar me repetitiva,muito obrigada pela atenção e esclarecimento.:)
Ainda bem que consegui ajudar!!
A parte da tecnologia é um ponto muito interessante e pertinente, principalmente nesta fase em que nos encontramos. Também é engraçado falares nisso porque estou a desenvolver a minha tese sobre o seguinte tema: "Presença de Inteligência Artificial nos Processos de Recrutamento e Seleção" e acaba por ser uma questão tocada durante as entrevistas esse facto de que a tecnologia pode vir substituir os recrutadores. Mas podes ficar descansada que tão depressa isso não vai acontecer ahaha
Beijinhos e qualquer coisa já sabes!
Ainda bem que consegui ajudar!!
A parte da tecnologia é um ponto muito interessante e pertinente, principalmente nesta fase em que nos encontramos. Também é engraçado falares nisso porque estou a desenvolver a minha tese sobre o seguinte tema: "Presença de Inteligência Artificial nos Processos de Recrutamento e Seleção" e acaba por ser uma questão tocada durante as entrevistas esse facto de que a tecnologia pode vir substituir os recrutadores. Mas podes ficar descansada que tão depressa isso não vai acontecer ahaha
Beijinhos e qualquer coisa já sabes!
Olá Beatriz, obrigada pelo teu testemunho! :) tenho andado a pesquisar bastante sobre o mestrado de GRH e Consultadoria Organizacional e estou bastante interessada, infelizmente o preço não é muito agradavél Existe também outro mestrado que se chama Politicas de Desenvolvimento de Recursos Humanos, que também me pareceu super interessante, e muito mais económico. Tens algum conhecimento sobre este mestrado? Eu sei que as cadeiras são diferentes, mas quais são as diferenças mais "profundas"? Não é tao bom como o de GRH e Consultadoria Organizacional?
Outra questão que talvez me possas aconselhar.. eu não sou da área de Recursos Humanos, nem nada parecido... Acabei agora a licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, na FLUL. Infelizmente, apercebi-me que não queria seguir profissionalmente esta área e nos ultimos dois anos tenho-me interessado cada vez mais pela área dos RH, graças às varias experiências profissionais pelas quais passei. Eu sei que não é impossivel mudar de área de licenciatura para mestrado, mas fico com receio de não conseguir por não ter bases suficientes, ou até mesmo de não conseguir entrar.. Como és aluna desta área, o que te parece? Conheces alguem que tambem tenha vindo uma área diferente? Achas que é muito dificil para alguém que não tenha as bases da licenciatura?
Desculpa o testamento, mas se me puderes ajudar de alguma forma ficaria muito muito muito agradecida!
Olá Beatriz!!
Estou a pensar em seguir sociologia no iscte. Será que me podes dar o teu email para que possa esclarecer umas dúvidas?
Não sei como mandar mensagem no privado.
Olá fiz o curso de gestão de recursos humanos e pós na área . Porém quero abrir o mercado para poder dar aula também é quero fazer complementação pedagógica , pensei história pois gosto e iria facilitar nos estudos ou sociologia que também está ligado a pessoas assim como RH . Pois poderia dar aula de história ou sociologia . Qual acha que faço ? E se eu fizesse complementação em sociologia e a pós em história ?
Olá Beatriz. Venhi aqui fazer um pouco de offtopic mas visto que já fizeste a tua dissertação... por onde começaste? Como te organizaste? Eu venho de turismo, duma privada com 0 trabalho de investigação e estou-me a ver tão aflita neste momento. Comecei pela descrição do meu tema (bem-estar) mas parece que ando meio perdida. Também só me consigo orientar quando me guio por trabalhos e ideias dos outros colegas que já fizeram o que me deixa triste, por não ter um pensamento crítico e inteligente pessoal, mas queria saber se isto se passa só comigo ou se é mesmo assim.
Muito obrigada pela tua ajuda
Gestão de RH vale a pena?
Tenho mais de 30 anos e trabalho, sendo que ganho pouco mais que o salário mínimo, por isso tenho andado a pensar em investir numa licenciatura, que teria de ser pós-laboral, e como nos sites de oferta de trabalho vejo sempre vagas relacionadas, estou a considerar candidatar-me a GRH em regime pós-laboral no ISCSP.
Como está o mercado de trabalho para a área? Quanto ganha um licenciado? Há progressão de salário?
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.