Olá Mariana!
Vou tentar responder a cada uma das tuas perguntas, tendo em conta a faculdade em que ando (ISCTE):
- O curso é difícil? Tem muita matemática?
Na minha opinião, não há cursos fáceis nem difíceis, desde que tenhas gosto naquilo que fazes e estudas, acho que com dedicação consegue se tudo! No entanto, apesar disto, sim. Acho que é um curso um pouco complicado, pelo menos ao principio. Passas por um "curto e grosso" período de adaptação, falo por mim, que sofri um grande choque. Relativamente à matemática, na minha faculdade temos Análise de Dados, que ao longo do tempo começa a complicar, no entanto, não é difícil e, eu que também detestava matemática e era (e sou) péssima, estou me a safar muito bem e é a cadeira que mais gosto do curso!! Não se pode dizer que seja matemática, mas se quiseres uma explicação mais aprofundada desta cadeira posso ta dar por mensagem :)
- Como funciona mais ou menos o curso pois disseram-me que dentro do curso de sociologia nós é que -escolhemos um pouco o nosso percurso...
E disseram te muito bem. Eu apesar de ainda só estar no 1º ano, sei que podes, mais tarde, nomeadamente no 3º ano, escolher as áreas que mais te interessam (Saúde, Família, Género, entre muitas outras). O curso de Sociologia, apesar de ser bastante teórico, é um curso muito abrangente. É quase como uma base para a vida, que muda a maneira de tu veres o mundo em muito pouco tempo. Depois do acabares, podes prosseguir os estudos em diversas áreas que te interessem, tendo a licenciatura de Sociologia como uma excelente base.
- E por fim, qual a melhor instituição neste curso entre o ISCTE e a Nova.
Bem, isso é uma pergunta difícil... Obviamente que como sou aluna do ISCTE, direi que é a minha faculdade
mas é uma questão de veres o plano de estudos e tentares perceber qual deles te chama mais à atenção, tendo em conta os métodos de avaliação e por aí adiante!
No que precisares de ajuda, eu posso ajudar, desde métodos de avaliação, a nivel mesmo da faculdade, o que precisares!
Beijinhos e boa sorte!!!