Sociologia

sr96

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2015
Boa noite
Gostaria de saber se Sociologia é um curso com futuro hoje em dia, e se me podem dar informações sobre a melhor faculdade e sobre o curso também.

Gostava de saber como é que é o curso de sociologia, principalmente na FEUC, quais são as saídas profissionais e se o plano de estudos é muito teórico. Obrigada!

Olá!

Podemos falar-te do curso de Sociologia da NOVA, que é bastante abrangente, dividindo-se nas vertentes de Demografia e Sociologia da População, Metodologia, Sociologia do Conhecimento e da Cultura, Sociologia do Território e do Ambiente, Sociologia Económica e das Organizações, Sociologia Histórica e Política ou Teorias Sociológicas.

A empregabilidade do curso, segundo o Infocursos, é de 93,4%. O facto de ser uma área fundamental nas Ciências Sociais e Humanas, bem como a NOVA permitir que faças unidades curriculares opcionais noutras licenciaturas torna a licenciatura em Sociologia num curso muito abrangente e, consequentemente, com possibilidade de integração em diversas carreiras profissionais :)

Bom dia, estou a pensar tirar sociologia ( provavelmente na NOVA ) e gostaria de saber a que mestrados posso concorrer?

Agrada-me políticas públicas e estudos internacionais, no entanto como respondeste no outro tópico a que também coloquei dúvidas gosto de políticas públicas/europeias e estudo urbano, SIG, planeamento e ordenamento do território... agora a verdadeira questão é se tirar geografia posso depois fazer um mestrado ( caso exista ) onde envolva esses tópicos todos ou nem por isso?

Bom dia, estou a pensar tirar sociologia ( provavelmente na NOVA ) e gostaria de saber a que mestrados posso concorrer?

Olá Waz!

Tendo em conta a forma como são selecionados atualmente os alunos para os vários mestrados, qualquer área dá acesso a muitas outras. Não existe um percurso definido para o 2.º Ciclo. Um aluno de Sociologia pode entrar em mestrados de áreas tão diversas como o Marketing ou Serviço Social, dependendo das suas competências e daquilo que gosta mais :)

(E o mesmo acontece em Geografia!)

• Like
Reactions: anarcm1996
Boas, então um aluno de sociologia pode se candidatar a algum mestrado relacionado com psicologia por exemplo?

Penso que o único mestrado mais perto de psicologia a que te possas candidatar é "Ciências da Emoção" no ISCTE. A questão aqui é diferente porque só se torna psicólogo quem tem uma licenciatura e mestrado em Psicologia (tal como medicina, direito, etc). Na verdade, Psicologia e Sociologia são ciências bastante diferentes.

Há alguns mestrados de Psicologia em que poderás ser admitido, mas isso não te possibilita o exercício de nenhuma profissão na área. Funciona apenas como formação pós-graduada complementar. Deves verificar os requisitos de candidatura / admissão para cada mestrado.

Varia um pouco de faculdade para faculdade, eu por exemplo na minha vou ter apenas uma cadeira de Métodos Quantitativos ao longo de todo o curso. Noutras terás mais uma ou duas, mas não me parece nada de complicado e será sempre enquadrado no panorama geral da Sociologia. Para mim, pelo menos, não é nenhum entrave, e eu não gosto de Matemática.

Estou a pensar em licenciar- me em Sociologia e, gostaria de saber se deveria concorrer para o ISCTE ou para a NOVA?

Olá Miriam! Sou aluna do 1º ano de Sociologia no ISCTE!
Se quiseres expôr alguma dúvida que tenhas podes falar comigo que vou tentar ajudar te!
Relativamente à tua pergunta... Quando me candidatei também estava um pouco indecisa, apesar de estar mais virada para o ISCTE. Os planos de estudo de cada universidade relativamente a esse curso são bastante distintos, inclusive tenho uma amiga minha que foi para a NOVA para Sociologia, tivemos a comparar as nossas cadeiras e não têm nada a ver uma com a outra.
O curso no ISCTE é bastante teórico, apenas pelo facto de teres imensos livros e textos para leres, mas parece me que na NOVA, ainda seja mais teórico, segundo o plano de estudos... mas é uma questão de colocares as tuas dúvidas e saberes mesmo o que queres!

Beijinhos!!

Sou uma aluna do 12º ano e estou ainda a ponderar o que seguir no ensino superior. Um dos cursos que neste momento mais me chama a atenção é sociologia, mas tenho ainda dúvidas acerca do que este curso engloba, ou seja o tipo de matérias e o que se exige mais neste curso
Se alguém me souber explicar, agradeço

Sou uma aluna do 12º ano e estou ainda a ponderar o que seguir no ensino superior. Um dos cursos que neste momento mais me chama a atenção é sociologia, mas tenho ainda dúvidas acerca do que este curso engloba, ou seja o tipo de matérias e o que se exige mais neste curso

Olá @emuniask. O meu curso não tem a designação de Sociologia, mas tenho dezenas de cadeiras de Sociologia ao longo do mesmo, e a especialização é em Sociologia. Se tiveres um forte interesse pelo conhecimento e análise da realidade social, pelo estudo das classes, mobilidade social, desigualdades sociais, etc, assim como o desejo de contribuir para a resolução de problemas sociais, este é o curso indicado para ti. O curso tem alicerces teóricos muito fortes e, para muitos, exigentes, que depois são complementados pela investigação empírica (isto é, projetos no terreno) que concilia a teoria e a prática. O curso não é difícil (para mim pelo menos) e requer, fundamentalmente, interesse pelo estudo da realidade social. Tolerância à estatística e alguma apetência para a escrita também são competências recomendadas. Geralmente tens cadeiras gerais nos primeiros 2 anos, seguidas por sociologias especializadas (urbana, da informação, da família, etc) no 3º.

Olha neste momento ando à volta da Saúde, Doença e Deficiência e dos Problemas Sociais Contemporâneos.

Qualquer outra dúvida, dispõe :)

Última edição:
Olá pessoal.
Vou mudar de curso e estou a pensar entrar em sociologia, contudo tenho algum receio de falhar novamente a minha escolha e por isso gostaria que me ajudassem em algumas questões.
- O curso é difícil? Tem muita matemática?
- Como funciona mais ou menos o curso pois disseram-me que dentro do curso de sociologia nós é que -escolhemos um pouco o nosso percurso...
- E por fim, qual a melhor instituição neste curso entre o ISCTE e a Nova.
Obrigada.

Olá! Eu estou no 1º ano de Sociologia, no ISCTE, se precisares de ajuda ou tiveres alguma dúvida podes falar comigo!
Beijinhos!

Olá Mariana!
Vou tentar responder a cada uma das tuas perguntas, tendo em conta a faculdade em que ando (ISCTE):

- O curso é difícil? Tem muita matemática?
Na minha opinião, não há cursos fáceis nem difíceis, desde que tenhas gosto naquilo que fazes e estudas, acho que com dedicação consegue se tudo! No entanto, apesar disto, sim. Acho que é um curso um pouco complicado, pelo menos ao principio. Passas por um "curto e grosso" período de adaptação, falo por mim, que sofri um grande choque. Relativamente à matemática, na minha faculdade temos Análise de Dados, que ao longo do tempo começa a complicar, no entanto, não é difícil e, eu que também detestava matemática e era (e sou) péssima, estou me a safar muito bem e é a cadeira que mais gosto do curso!! Não se pode dizer que seja matemática, mas se quiseres uma explicação mais aprofundada desta cadeira posso ta dar por mensagem :)

- Como funciona mais ou menos o curso pois disseram-me que dentro do curso de sociologia nós é que -escolhemos um pouco o nosso percurso...
E disseram te muito bem. Eu apesar de ainda só estar no 1º ano, sei que podes, mais tarde, nomeadamente no 3º ano, escolher as áreas que mais te interessam (Saúde, Família, Género, entre muitas outras). O curso de Sociologia, apesar de ser bastante teórico, é um curso muito abrangente. É quase como uma base para a vida, que muda a maneira de tu veres o mundo em muito pouco tempo. Depois do acabares, podes prosseguir os estudos em diversas áreas que te interessem, tendo a licenciatura de Sociologia como uma excelente base.

- E por fim, qual a melhor instituição neste curso entre o ISCTE e a Nova.
Bem, isso é uma pergunta difícil... Obviamente que como sou aluna do ISCTE, direi que é a minha faculdade :tearsofjoy::tearsofjoy: mas é uma questão de veres o plano de estudos e tentares perceber qual deles te chama mais à atenção, tendo em conta os métodos de avaliação e por aí adiante!

No que precisares de ajuda, eu posso ajudar, desde métodos de avaliação, a nivel mesmo da faculdade, o que precisares!
Beijinhos e boa sorte!!!

Olá, boa tarde! :relaxed: Tenho uma dúvida! Eu tenho o 12º concluído em ensino profissional IV e este ano vou realizar exame de Português e Historia da Cultura das Artes. Eu escolhi fazer o exame de História da Cultura porque foi a matéria que dei ao longo dos três anose não fazia sentido escolher História A. As opções de cursos que eu escolhi (uma delas é sociologia) todas dizem só Historia, não dizem História A ou B ou História da cultura e das artes, será que não faz mal fazer a história e cultura das artes? E se não der? Posso entrar mesmo só com Português? Fico à espera de uma resposta! Obrigado :kissingheart:

Olá @1Margarida
s opções de cursos que eu escolhi (uma delas é sociologia) todas dizem só Historia, não dizem História A ou B ou História da cultura e das artes, será que não faz mal fazer a história e cultura das artes?
Como podes ver na tabela desta nossa página:
Provas de Ingresso | Uniarea

Se é referido apenas História, podes usar os exames de História A e de História B, não o de História e Cultura das Artes.

E se não der? Posso entrar mesmo só com Português?
Isso depende das provas de ingresso do curso em causa (cada faculdade define as tuas provas de ingresso).

Ultimamente tenho ouvido, por parte de inúmeras pessoas, que o curso de sociologia é quase como uma entrada direta para o desemprego. É um curso que anda "à rasca" e que deveria ponderar a minha decisão. Será que alguém me pode dar uma opinião?
Agradeço