Sociologia

Boa noite, alguém me pode dizer que mestrados posso tirar com licenciatura em sociologia?

Boa noite Helena!
Sociologia não tem uma linha de progresso académico estritamente linear, ou seja, podes escolher entre um grande leque de mestrados, dentro de limites razoáveis claro. Sociologia como licenciatura e uma Medicina Especializada como mestrado! Mas, por exemplo, eu sei que na minha faculdade, ser aluno de Sociologia e entrar em mestrado de Psicologia é algo complicado devido aos critérios utilizados na seleção dos candidatos para o mestrado, mas isso claro que são apenas alguns mestrados que pedem certas especificidades.
No fundo, tenta entender Sociologia como uma base de conhecimentos, tenta perceber o que mais gostas e o que gostarias de estudar e um dia trabalhar e tenta pesquisar mestrados nessas tuas áreas de interesse e se pedem algum tipo de requisitos!
Se precisares de ajuda, estou disponivel! :)

Boa noite, alguém me pode dizer que mestrados posso tirar com licenciatura em sociologia?
Olá, Helena. O curso de Sociologia é bastante abrangente e permite-te explorar, no Mestrado, áreas muito vastas. Podes seguir, por exemplo, para gestão de recursos humanos, para apoio social, para gestão de informação. Podes tirar mestrado na área das políticas públicas ou desenvolvimento e, até, comunicação institucional. Isto é, depende sobretudo daquilo que mais gostares de fazer e das áreas da sociologia que mais explorares durante a tua licenciatura.

Se tiveres mais alguma dúvida, temos todo o gosto em ajudar-te :)

Pedro Rebelo Pereira

Alguém me consegue indicar bons livros sobre História Económica e Social?
Cumprimentos

Pessoal preciso da vossa ajuda. Na primeira fase entrei em direito ( era o que eu queria, mas eu pensava q nao era muito diferente do secundario e comecei a ver que não percebia nada e era muita coisa para fazer ) e candidatei me à 3 fase e entrei. Gostava de saber como é o curso, pois eu estou na dúvida se me matriculo ou nao porque a meu ver nao estou preparada para a faculdade e preferia ficar este ano sem estudar, mas nao sei o que fazer! alguém me pode ajudar? obrigada

Olá.
Eu gostava de estudar Relações Internacionais aqui no Porto mas não tenho média, então estive a ponderar seguir o curso de Línguas, Literaturas e Culturas da FLUP que tem como saídas profissionais Relações Internacionais porém uma colega que anda nesse curso e que também queria RI mas não tinha média disse-me que não valia a pena porque esse curso só dava mesmo para Ensino, Tradução e mais ou menos Turismo (apesar de preferirem pessoas com cursos especializados em Turismo), mas está a tentar até hoje tirar um mestrado de RI mas não consegue porque os cursos com prioridade são RI, Sociologia e História. Então fui pesquisar sobre Sociologia e pareceu-me um curso interessante, a minha pergunta é, se Sociologia é um curso assim tão abrangente e se posso seguir Relações Internacionais com um mestrado ou seria melhor ir para uma licenciatura de RI em outra faculdade, fico em dúvida porque apesar do mestrado ter Sociologia como prioridade, nas saídas profissionais do curso não tem nada relacionado com isso.

Última edição:
Olá.
Eu gostava de estudar Relações Internacionais aqui no Porto mas não tenho média, então estive a ponderar seguir o curso de Línguas, Literaturas e Culturas da FLUP que tem como saídas profissionais Relações Internacionais porém uma colega que anda nesse curso e que também queria RI mas não tinha média disse-me que não valia a pena porque esse curso só dava mesmo para Ensino, Tradução e mais ou menos Turismo (apesar de preferirem pessoas com cursos especializados em Turismo), mas está a tentar até hoje tirar um mestrado de RI mas não consegue porque os cursos com prioridade são RI, Sociologia e História. Então fui pesquisar sobre Sociologia e pareceu-me um curso interessante, a minha pergunta é, se Sociologia é um curso assim tão abrangente e se posso seguir Relações Internacionais com um mestrado ou seria melhor ir para uma licenciatura de RI em outra faculdade, fico em dúvida porque apesar do mestrado ter Sociologia como prioridade, nas saídas profissionais do curso não tem nada relacionado com isso.

Olá celduarte!
É assim, é verdade que Sociologia é um curso bastante abrangente e se, efetivamente, o mestrado de RI dá prioridade a alunos de Sociologia porque não apostares numa formação mais completa (licenciatura+mestrado) do que apenas te ficares por licenciatura? Claro que essa decisão depois está sempre diretamente relacionada com as tuas possibilidades económicas, mas se realmente existe essa prioridade, na minha opinião, acho que talvez tirares as duas formações seria bastante bom e ficarias com uma formação académica mais "sólida" !
Espero ter ajudado! Beijinhos e boa sorte! :D

Boa tarde.

Este ano vou-me candidatar ao curso de Sociologia, na Universidade Nova de Lisboa - FCSH. Irei concorrer através do concurso de M23.
Gostava de saber de experiências de quem tenha tirado o curso, e se foi atraves de M23, que partilhe também essa experiência.

Obrigada desde já,
Cátia Graça

• Like
Reactions: Marta Inês Chaves
Olá, Helena. O curso de Sociologia é bastante abrangente e permite-te explorar, no Mestrado, áreas muito vastas. Podes seguir, por exemplo, para gestão de recursos humanos, para apoio social, para gestão de informação. Podes tirar mestrado na área das políticas públicas ou desenvolvimento e, até, comunicação institucional. Isto é, depende sobretudo daquilo que mais gostares de fazer e das áreas da sociologia que mais explorares durante a tua licenciatura.

Se tiveres mais alguma dúvida, temos todo o gosto em ajudar-te :)

Pedro Rebelo Pereira

Boa tarde.
Estou a preparar a minha candidatura para este ano para a NOVA, para Sociologia, através do concurso de M23. O que têm a dizer sobre este concurso? alguém me consegue dar umas "luzes", a nivel de provas? Já tenho os critérios comigo, procuro opiniões de quem tenha passado pela prática :)

Olá celduarte!
É assim, é verdade que Sociologia é um curso bastante abrangente e se, efetivamente, o mestrado de RI dá prioridade a alunos de Sociologia porque não apostares numa formação mais completa (licenciatura+mestrado) do que apenas te ficares por licenciatura? Claro que essa decisão depois está sempre diretamente relacionada com as tuas possibilidades económicas, mas se realmente existe essa prioridade, na minha opinião, acho que talvez tirares as duas formações seria bastante bom e ficarias com uma formação académica mais "sólida" !
Espero ter ajudado! Beijinhos e boa sorte! :D

Obrigada pela tua resposta! Eu queria mesmo seguir Relações Internacionais e vi que em vários mestrados os alunos de Sociologia, Economia, Ciência Política e afins tem prioridade mas fiquei com receio porque nas saídas profissionais de Sociologia não tem nada relacionado com a área, apesar de já ter visto uns poucos licenciados em Sociologia com mestrado em RI. O meu objetivo era trabalhar num consulado ou numa embaixada e pretendo fazer um curso de línguas por fora, achas que Sociologia é uma boa opção?

Boa tarde, eu vou acabar o ensino secundário e estou com dúvidas sobre o que seguir, uma das opções que tenho em mente e que achei interessante é o curso de sociologia, mas tenho duvidas relativamente a esse curso, gostaria de saber como que o curso é? Se é interresante? Se tem saída? O nível de empregabilidade? Gostaria que alguém que esteja a tirar o curso de sociologia me ajudasse SFF!!

Boa tarde, gostaria que, se possível, me respondessem a esta questão. Visto que a média para Sociologia na NOVA aumentou 5 valores (!!!) o ano passado se eu não conseguir entrar no horário normal como funciona o regime pós-laboral? Já vi por aqui que os professores deixam ir assistir às aulas no horário da manhã e que a partir do segundo ano podemos deixar o regime pós-laboral e frequentar o horário da manhã.

P.S.- o regime pós-laboral não está posto em cima da mesa por mim. Obrigado!! :)

Boa tarde, eu vou acabar o ensino secundário e estou com dúvidas sobre o que seguir, uma das opções que tenho em mente e que achei interessante é o curso de sociologia, mas tenho duvidas relativamente a esse curso, gostaria de saber como que o curso é? Se é interresante? Se tem saída? O nível de empregabilidade? Gostaria que alguém que esteja a tirar o curso de sociologia me ajudasse SFF!!

Olá.
Sou aluna de licenciatura em sociologia na Flup. Vou agr para o meu segundo ano.
Podes perguntar o que quiseres.
foi a minha primeira e segunda opção e acho q é um curso interessante para quem se preocupa e procura entender a sociedade no seu todo.
Quanto à saídas profissionais podes ver no site da faculdade quais as saídas de cada curso.
Qual dúvida pergunta

• Like
Reactions: celduarte9
Obrigada pela tua resposta! Eu queria mesmo seguir Relações Internacionais e vi que em vários mestrados os alunos de Sociologia, Economia, Ciência Política e afins tem prioridade mas fiquei com receio porque nas saídas profissionais de Sociologia não tem nada relacionado com a área, apesar de já ter visto uns poucos licenciados em Sociologia com mestrado em RI. O meu objetivo era trabalhar num consulado ou numa embaixada e pretendo fazer um curso de línguas por fora, achas que Sociologia é uma boa opção?

Lá está, é como te digo, ficas sempre com uma formação mais completa, mas tu é que sabes claro :) Sociologia é sempre uma vantagem para todas as áreas, em tudo existe uma vertente social e relacional com os outros, portanto a Sociologia acaba por ser uma mais valia quando complementada com outra área! Mesmo em Medicina por exemplo! Conheço muitos médicos que se calhar uma formação em Sociologia não lhes fazia mal nenhum ;) eheheh

Olá David! Acabei este ano Sociologia no ISCTE-IUL, se quiseres podemos falar por mensagem :)

acho que não vou consguir entrar em Ciência Politica ou Relações Internacionais, mas já vi vários casos de políticos que ingressam na carreira política com o curso de Sociologia.

Outra coisa, será que este curso tem saídas no exterior? acham que consigo arranjar trabalho tirando o curso em Portugal?

• Like
Reactions: celduarte9
Estás a gostar do curso ? Achas interessante e com bom futuro ? Eu quero como primeira opção Ciências da Comunicação, também na FLUP, mas não sei se entro porque a média é de 160 e eu tenho media de 158,6 .. e não sei o que gosto mesmo para além desse curso e ando em desespero sem saber o que pôr noutras opções. HELPPPPP!!!!!!

Olá.
Sou aluna de licenciatura em sociologia na Flup. Vou agr para o meu segundo ano.
Podes perguntar o que quiseres.
foi a minha primeira e segunda opção e acho q é um curso interessante para quem se preocupa e procura entender a sociedade no seu todo.
Quanto à saídas profissionais podes ver no site da faculdade quais as saídas de cada curso.
Qual dúvida pergunta

Olá, em principio vou me candidatar a Sociologia na FLUP e gostava de saber como são as aulas, a praxe o ambiente do curso.

Estás a gostar do curso ? Achas interessante e com bom futuro ? Eu quero como primeira opção Ciências da Comunicação, também na FLUP, mas não sei se entro porque a média é de 160 e eu tenho media de 158,6 .. e não sei o que gosto mesmo para além desse curso e ando em desespero sem saber o que pôr noutras opções. HELPPPPP!!!!!!

Hey, calma que tens até em Agosto para decidires as outras opções 🙂 Já pensaste em ires para Comunicação em outra cidade? Acho que em Coimbra também há, é uma questão de procurares no DGES. Não te posso falar muito do curso de Sociologia porque também só vou me candidatar agora mas sei que tem uma grande variedade de mestrados e saídas profissionais como Administração Pública, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Relações Internacionais etc... Na minha opinião, é um curso muito versátil e útil para todas as áreas profissionais até para Medicina. Agora se é interessante ou não, não sei mas parece 😂 É semelhante a Psicologia mas Sociologia estuda o comportamento humano em sociedade, ou seja, vais estudar os fenómenos sociais e tens cadeiras como Teorias Sociológicas, Psicologia Social, Sociologia da Família e do Género, Sociologia da Educação, Sociologia do Poder Político, História Contemporânea, Economia, Estatística e etc... Aconselho-te a veres o plano de estudos dos cursos que te interessaram e escolhes os que mais te agradam 😛

• Like
Reactions: Raquelpfl