Sociologia

Olá, em principio vou me candidatar a Sociologia na FLUP e gostava de saber como são as aulas, a praxe o ambiente do curso.

Olá. No primeiro semestre as aulas são muito teóricas o que faz com que muita gente desista sem dar uma oportunidade ao curso. No segundo semestre as aulas são mais práticas e começas a achar que és uma mini socióloga pronta para observar tudo e todos (brincadeiras à parte).
Relativamente à praxe já não pertenço (com pena minha) por questões de tempo. Contudo fiz o primeiro e inicio do segundo semestre e adorei. Aconselho vivamente a ir ganhas efetivamente amigos que parecem ser amigos de anos em apenas 3 dias. Os praxantes são na maioria raparigas todas simpáticas e muito humanas ou seja podes confiar nelas e falar do que precisas que elas vão te ajudar e perceber. Há praxe de curso (Só pessoas do curso de sociologia) e praxe de casa (praxe de todos os cursos da faculdades em que conheces outros colegas de outros cursos). Na minha opinião a praxe de curso é melhor.
Caso não queiras ir para a praxe acredito que não faltaram colegas de turma para fazer amigos e não existe separação entre pessoas de praxe e não de praxe (pelo menos na minha turma não há). Tens também o grupo academico de letras e o nucleo de estudantes de sociologia como alternativa.
O ambiente do curso é bom todos se dão bem e podes pedir ajuda a qualquer pessoa q vão te ajudar prontamente.

• Like
Reactions: celduarte9
Olá, eu quero ir para sociologia, no entanto estou indecisa entre a NOVA e o ISCTE. Gostava de saber qual é mais aconselhável, uma vez que teoricamente a NOVA será uma melhor escolha mas na apresentação da licenciatura do curso ,a do ISCTE está mais apelativa. Obrigada

Olá, eu quero ir para sociologia, no entanto estou indecisa entre a NOVA e o ISCTE. Gostava de saber qual é mais aconselhável, uma vez que teoricamente a NOVA será uma melhor escolha mas na apresentação da licenciatura do curso ,a do ISCTE está mais apelativa. Obrigada

Porque é que teoricamente a NOVA é uma melhor escolha? Eu inscrevi-me nas duas e escolhi o ISCTE, achei mais dinâmica e orientada, após me ter deslocado às duas instituições e falado com os responsáveis do curso...

Mas independentemente da tua escolha, boa sorte! Eu entrei no ISCTE e estou entusiasmadíssima :) Good luck!

Boa noite, alguém me consegue falar assim de forma geral do curso de sociologia e qual universidade aconselham para tirar a licenciatura: Universidade de Lisboa, ISCTE ou Universidade Nova de Lisboa.
Muito obrigada!!

Boa noite, alguém me consegue falar assim de forma geral do curso de sociologia e qual universidade aconselham para tirar a licenciatura: Universidade de Lisboa, ISCTE ou Universidade Nova de Lisboa.
Muito obrigada!!

Oi! Eu ando em sociologia no iscte, o que sei do curso na Nova é que é bastante teórico, no iscte existe uma grande mistura entre cadeiras mais teóricas e práticas que te dão vários tipos de ferramentas que depois permitem ingressar em várias áreas, na universidade de Lisboa não sei muito sobre como é o curso.
Vou ser sincero, não fazes nada só com uma licenciatura em sociologia a menos que tenhas uma cunha na câmara municipal de uma terrinha mas isso é em quase todos os cursos dos dias de hoje, é preciso um mestrado, no entanto, é um curso muito multidisciplinar por isso se não tens ainda uma ideia de uma determinada profissão que gostavas de exercer sociologia é um bom curso para começares a descobrir várias áreas porque podes fazer trabalhos ou estudar vários tipos de coisas durante o curso. Eu tenho feito trabalhos que são semelhantes a trabalhos de pessoal que conheço que está em marketing, psicologia, gestão, RH.
Existe um certo desprezo em relação ao curso e que só dá para o desemprego, mas isso acontece com a maioria dos cursos que estejam ligados a humanidades e esse tipo de piadas vem sobretudo de pessoal que está em ciências e não sabe nada sobre como funciona o emprego nas ciências sociais, desde que tenhas interesse e sejas boa no curso consegues ser bem sucedida. O iscte também tem uma cadeira de estágio em que o projeto da cadeira é fazeres um estágio numa empresa e depois realizares um relatório sobre ele, este estágio depois pode ser utilizado no teu currículo, mas também tens a hipótese de fazer um estágio de verão sem ser através desta cadeira, este tipo de coisas ajudam a que possas começar a construir o teu CV e a fazer uma preparação para ingressar o mercado de trabalho já tendo alguma experiência.
Pelo que tenho ouvido de alguns professores, apesar de poderem estar a puxar a brasa à sua sardinha, tirar sociologia no iscte é mais valorizado num CV do que sociologia noutras faculdades e pelo que tenho visto acredito bem que sim.

• Like
Reactions: Paulo Inácio
Muito obrigada!!

Olá Rita, como disse há uns meses atrás no tópico acima, entrei no ISCTE e estou a gostar muito. Estou a terminar o 1º ano e não estou nada arrependida de ter escolhido o ISCTE, esta é a "minha casa". Subscrevo tudo o que foi dito acima no comentário do Traviecan.
O curso de Sociologia não é fácil, exige trabalho, dedicação, gosto pela leitura, e capacidade de pensar fora da caixa. Se sentes que é esse o caminho certo para ti, força! Boa sorte :)

Boa tarde!

Estou inclinada para o curso de Relações Internacionais da FEUC. No entanto, depois de verificar os programas curriculares, fiquei também interessada no de Sociologia na mesma Faculdade.

Muitos me dizem que este é um curso para cair direta no desemprego e até já me chegaram a dizer que este curso "é para os burros ou para aqueles que não sabem o que seguir".

Concordam?

Estão a estudar Sociologia ou conhecem alguém nessa situação? Gostam do curso? Têm uma visão positiva em relação à empregabilidade ou projetos futuros?

Já ouvi tantas críticas em relação a seguir os estudos em Sociologia. Gostava também de ouvir opiniões de pessoas que realmente conhecem o meio.

FLUP e Sociologia: cursos a escolher.

Sou do 2.º ano (a passar para o 3.º) de Sociologia na FLUP. Se quiserem esclarecer alguma dúvida sobre este curso, podem contactar-me!

Attachments

• 67403901_1767704110041124_756917346592882688_n.jpg
    67403901_1767704110041124_756917346592882688_n.jpg
    48.2 KB · Visitas: 26
  • 67170201_1767704140041121_3532934063536996352_n.jpg
    67170201_1767704140041121_3532934063536996352_n.jpg
    56.5 KB · Visitas: 24
É possível um licenciado em sociologia tirar mestrado em serviço social?

Alguém que esteja na Nova em Sociologia? O curso é muito teórico? Estão a gostar? Estou indeciso entro o ISCTE e a Nova...
Obrigado

Alguém que esteja na Nova em Sociologia? Ou que saiba como funciona o curso... é muito teórico? Estão a gostar? Estou indeciso entre o ISCTE e a Nova...
Obrigado

Última edição:
Olá!
Vou fazer o exame nacional de história para poder concorrer ao ensino superior. No entanto estou muito muito muito indecisa entre Serviço Social e Sociologia. Vejo-me muito a ser assistente social, daí a hipótese do Serviço social, no entanto reparei que Sociologia tem matérias muito mais amplas e interessantes e que pode ter mais saídas profissionais. Alguém me pode falar mais sobre o curso de Sociologia? E que profissões são possíveis exercer com essa licenciatura? Se por ventura quiser mesmo ser assistente social posso fazer o mestrado em serviço social tendo a licenciatura em sociologia?
Obrigada!

Olá,
Eu acabei a minha licenciatura em Sociologia em 2020 e posso referir que é uma licenciatura bastante rica e bastante abrangente, no meu caso, a minha instituição foi o Iscte, e ao longo dos 3 anos tens a oportunidade de escolher diversas opções de unidades curriculares de acordo com o que tu queres. No 3º ano ainda tens a oportunidade de realizar um estágio curricular numa empresa ou organização, tendo assim um contacto direto com o mercado de trabalho.
Em relação às opções profissionais existe uma grande variedade, desde empresas de Gestão de Recursos Humanos, ONG'S e IPSS, Reabilitação Urbana, quadros administrativos em câmaras municipais, participação em projetos de investigação, ensino, comunicação social, administração pública e políticas sociais entre outras opções, deixo-te aqui o link caso querias ver as restantes opções - Licenciatura em Sociologia
Espero ter ajudado 😊

Olá!
Vou fazer o exame nacional de história para poder concorrer ao ensino superior. No entanto estou muito muito muito indecisa entre Serviço Social e Sociologia. Vejo-me muito a ser assistente social, daí a hipótese do Serviço social, no entanto reparei que Sociologia tem matérias muito mais amplas e interessantes e que pode ter mais saídas profissionais. Alguém me pode falar mais sobre o curso de Sociologia? E que profissões são possíveis exercer com essa licenciatura? Se por ventura quiser mesmo ser assistente social posso fazer o mestrado em serviço social tendo a licenciatura em sociologia?
Obrigada!
Ola! Voltei este ano a pegar nos livros e fiz o exame nacional de Português com o intuito de concorrer a Serviço Social pois também me vejo muito como assistente social mas realmente identifico-me muito com o que escreves.. sempre gostei de Sociologia e agora com o teu post fiquei também a pensar nisso, mas sempre achei que Sociologia não teria grandes saídas..

Olá!
Eu sou licenciada em Direito e estou a fazer o Mestrado em Direito do Trabalho e em muito devido à minha ligação com este último grau de ensino o meu bicinho pela Sociologia aumenta cada vez mais e mais, pelo que gostava bastante de ter formação na área, primeiro pela interdisciplinariedade de investigação nas duas áreas e, quem sabe, até acabar no futuro só dedicada à Sociologia. As minhas áreas de maior interesse são Sociologia do Trabalho, das Relações Industriais, Sindicatos, Desigualidade Social, Classes e Mobilidade Social e Políticas Públicas e Sociologia Política (até porque a Ciência Política é outra área de grande interesse).

Como já sou licenciada admito que primeiramente estava inclinada a ir diretamente para um Mestrado em Sociologia — sendo que o ISCTE e a FEUC foram os que me interessam mais para os meus gostos e os que me parecerem ter centros de investigação mais fortes nessas áreas (corrijem-me se estiver errada!)

1) Só que ao mesmo tempo ao ver os planos de curso temo que me possam faltar bases...não só de teorias sociológicas, como das ténicas de investigação e de estatítistica/análise de dados (já desde de 2015 que não tenho nada relacionado com Matemática....e os meus conhecimentos de Matemática A do 12.º já evaporaram, 😅) — por isso a minha questão é — será que devia tirar a licenciatura de Sociologia primeiro?

2) E se sim, qual a melhor insitituição de ensino para o que pretendo? — o meu interessado é profundamento teórico e académico, uma vez que gostava de seguir doutoramento e acabar pela academia; e "canudo" para o mercado de trabalho fora academia é na área do direito que prefiro seguir portanto, a ser necessária, preferia uma licenciatura de Sociologia com uma boa base teórica para seguir com sucesso estudos na área.
Eu tenho (aleatoriamente) um exame nacional de História A válido — portanto, se eu me candidatar este ano tenho de ficar restrita à zona norte/centro (FLUP, UM e FEUC) porque vou estar a escrever a minha tese numa instituição de ensino Norte; mas se existirem aulas online ou se esperar mais um ano por uma melhor instituição de ensino — posso ir para Lisboa e porque existe pós-laboral (FSCH, ISCTE e ISCPS)

Bem, peço desculpa pela confusão! Eu sei que consigo entrar diretamente no Mestrado vinda de Direito, mas como não tenho nenhum amigo/a na área, não sei se é efetivamente exequível ou se não passa de uma aposta perigosa em que me faltam bases essenciais da licenciatura, ou se por não vir da licenciatura nunca terei hipóteses em seguir futuramente os estudos (doutoramento) e investigação na área

Obrigada! 😊

Olá!
Eu vou candidatar-me à faculdade e a primeira, a segunda e a terceira opções vão ser serviço social. Em princípio as restantes opções vão ser todas para Sociologia.
Em relação a Sociologia, estou indecisa entre o ISCTE, ISCSP e a NOVA. Todas têm regime diurno e pós-laboral, o que é muito bom :)

Alguém me pode dar uma ajuda?

Obrigada desde já 😊
Boa sorte a todos!!!

• Like
Reactions: Barbara_Lopes