Solicitadoria dá para futuramente seguir advocacia

Lua0

Membro Caloiro
Matrícula
29 Julho 2022
Boa tarde, eu precisaria de ajuda com uma questão que tenho já à algum tempo. Sendo a seguinte: com solicitadoria dá para tirar mestrado em direito?
Eu já ouvi que sim e também já ouvi que não, por isso, gostaria de saber mesmo se tem a possibilidade ou não.

Boa tarde, eu precisaria de ajuda com uma questão que tenho já à algum tempo. Sendo a seguinte: com solicitadoria dá para tirar mestrado em direito?
Eu já ouvi que sim e também já ouvi que não, por isso, gostaria de saber mesmo se tem a possibilidade ou não.
Não é uma possibilidade, uma vez que para acesso à profissão de advogado é necessária a licenciatura em Direito, aliás, os critérios da Ordem foram alterados, como podes ler aqui: Acesso à advocacia - Ordem dos Advogados

Solicitadoria não dá acesso à Advocacia. O aluno de Direito pode entrar na ordem dos advogados OU a ordem dos solicitadores e agentes de execução. O aluno de Solicitadoria somente pode ingressar na ordem dos solicitadores e agentes de execução.

Não tem cursos que sejam equivalentes e deiam acesso a mestrados em direito?
Não a menos que sejam formações equivalente no estrangeiro, tens de verificar as condições de admissão dos mestrados que te interessem nas respectivas instituições.

Não é uma possibilidade, uma vez que para acesso à profissão de advogado é necessária a licenciatura em Direito, aliás, os critérios da Ordem foram alterados, como podes ler aqui: Acesso à advocacia - Ordem dos Advogados
Então segundo a ordem dos advogados “(…) para o acesso ao estágio, não só da licenciatura em Direito, mas também de mestrado ou doutoramento ou pós-graduações reconhecidas.”. Isso quer dizer que alguém que frequente um mestrado de direito pode concorrer à ordem.

Então segundo a ordem dos advogados “(…) para o acesso ao estágio, não só da licenciatura em Direito, mas também de mestrado ou doutoramento ou pós-graduações reconhecidas.”. Isso quer dizer que alguém que frequente um mestrado de direito pode concorrer à ordem.
O que essa alínea quer dizer no texto original é que antes os requisitos para a Ordem eram a licenciatura em Direito apenas, mas que querem incluir agora não só a licenciatura como mestrado, doutoramento ou pós-graduações reconhecidas pela Ordem, de forma a que quem ingressa tenha uma qualificação superior ao grau de licenciado, que no parecer deles é pouco para a exigência da profissão. Se atentares nos requisitos dos mestrados de Direito, vais ver que eles exigem uma licenciatura em Direito, tirada cá ou lá fora ou pessoas que tenham um currículo excepcionalmente vasto na área e que o conselho científico delegue que deve admitir esse aluno - situação essa que não me parece ser o caso de um recém-licenciado em Solicitadoria.

Se realmente queres seguir advocacia, podes sempre entrar em Solicitadoria e tentar mudar para Direito através do concurso da mudança par instituição/curso no final do ano lectivo.

Boas,
Algum licenciado em Solicitadoria na ESTG, que tenha concorrido para Direito? Se sim, podem-me dizer se conseguiram muitas creditações e em que instituição?