Solicitadoria

Ana sofia

Membro Caloiro
Matrícula
24 Março 2015
Boa noite. Estou com algumas duvidas sobre o curso para que vou. Estou a pensar em solicitadoria ou em lisboa, ou em coimbra. Mas em coimbra é Solicitadoria e Administraçao e em lisboa é Solicitadoria e pelo que ja vi, tem algumas cadeiras diferente. e eu gostava de saber a diferença entre os dois. E também como é o curso.. Obrigada.

• Like
Reactions: Viviana Sofia

sr96

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2015
Olá, entrei este ano para Solicitadoria em Lisboa.
No entanto mudei de curso na segunda fase e fui para Direito.
Se queres ir para Solicitadoria, deves ir para Direito.
Com Direito podes ser Solicitadora. No entanto se fores para Solicitadoria, não podes exercer a maior parte das profissões jurídicas que existem ou seja, só podes ser Solicitadora.
Atenção que não estou aqui a "insultar" Solicitadoria, pois fui para Direito e acabei por desistir do curso porque não gostei :)
Fica bem :D

• Like
Reactions: gisela carvalho

Ana sofia

Membro Caloiro
Matrícula
24 Março 2015
Pois, eu ainda não sei muito bem o que fazer. Solicitadoria era mesmo o que estava a pensar.. Mas muito obrigado na mesma :)

Daniela Torres Teixeira

Membro Caloiro
Matrícula
2 Julho 2015
Olá! Prestes a candidatar-me, gostava que alguém que frequenta ou tenha frequentado o curso de Solicitadoria me falasse um pouco do curso em si e te toda a sua dinâmica. Já agora, alguém se vai candidatar ao curso pra Beja ou Lisboa?
Obrigada

• Like
Reactions: Patrícia Oliveira

Ana Alexandra S. O

Membro Caloiro
Matrícula
6 Março 2018
Boa tarde.
Eu gostava de seguir o curso de solicitadoria, mas eu não tenho boas notas a matemática e então estou meia perdida porque há pessoas que dizem que o curso tem matemática e outras pessoas dizem que não ..
Alguém me puderia ajudar nessa questão ?
Muito obrigada

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Boa tarde.
Eu gostava de seguir o curso de solicitadoria, mas eu não tenho boas notas a matemática e então estou meia perdida porque há pessoas que dizem que o curso tem matemática e outras pessoas dizem que não ..
Alguém me puderia ajudar nessa questão ?
Muito obrigada
Conheço uma pessoa que está em solicitadoria, não tendo matemática desde o 9º ano. Tens cadeiras com matemática sim e terás que fazer um esforço, mas nada que seja impossível.

Ana Alexandra S. O

Membro Caloiro
Matrícula
6 Março 2018
Conheço uma pessoa que está em solicitadoria, não tendo matemática desde o 9º ano. Tens cadeiras com matemática sim e terás que fazer um esforço, mas nada que seja impossível.
E sabe se todas as universidades tem matemática no curso de solicitadoria ?
Mensagem fundida automaticamente:

Olá, entrei este ano para Solicitadoria em Lisboa.
No entanto mudei de curso na segunda fase e fui para Direito.
Se queres ir para Solicitadoria, deves ir para Direito.
Com Direito podes ser Solicitadora. No entanto se fores para Solicitadoria, não podes exercer a maior parte das profissões jurídicas que existem ou seja, só podes ser Solicitadora.
Atenção que não estou aqui a "insultar" Solicitadoria, pois fui para Direito e acabei por desistir do curso porque não gostei :)
Fica bem :D
Boa noite.
Que tipo de funções é que uma pessoa que vá para solicitadoria não pode exercer caso não vá para direito ?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
E sabe se todas as universidades tem matemática no curso de solicitadoria ?
Mensagem fundida automaticamente:

Boa noite.
Que tipo de funções é que uma pessoa que vá para solicitadoria não pode exercer caso não vá para direito ?
Regra geral, suponho que sim porque o trabalho em solicitadoria envolve sempre áreas com estatística/contabilidade.

Estas são as saídas profissionais:

Saídas Profissionais
A licenciatura em Solicitadoria permite aos futuros profissionais o acesso a múltiplas funções, em termos de mercado de trabalho, podendo exercer as seguintes funções e atividades :

1. Ser
Solicitador, como profissão liberal, em exercício autónomo, ou através da constituição de uma sociedade de Solicitadores,
2. Ser Agente de Execução (Solicitador de Execução),
3. Ser Assessor Jurídico,
4. Ser Técnico Superior, na Administração Pública (Central, Regional, Local, Fundações e Empresas Públicas),
5. Ser responsável pelo contencioso das empresas,
6. Ser Mediador nos Julgados de Paz (Julgados de Paz, Família, Laboral, Consumo, Penal, Administrativo e Propriedade Industrial),
7. Estar na Direção de Empresas e Serviços, com forte carácter jurídico,
8. Ser Secretário de Sociedades Comerciais,
9. Ser Administrador de Insolvência,
10. Ser Assessor de Notariado Privado,
11. Estar na Administração de patrimónios e heranças,
12. Estar na Mediação Imobiliária.

• Like
Reactions: Ana Alexandra S. O

Joana_nunes

Membro
Matrícula
18 Junho 2019
Olá 😊
Alguém que esteja em solicitadoria me pode ajudar por favor? tenho algumas dúvidas sobre a profissão e o curso!

EvaSilva

Membro Caloiro
Matrícula
28 Julho 2019
Solicitadoria e Administração no ISCAC,alguém me pode esclarecer algumas dúvidas sobre o curso e as saídas profissionais que tem?

LBlackMoon

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Solicitadoria e Administração no ISCAC,alguém me pode esclarecer algumas dúvidas sobre o curso e as saídas profissionais que tem?
Olá!!

Quais as tuas dúvidas, em concreto? :) Quanto às saídas profissionais, posso dizer-te já que a principal é a da prática da Solicitadoria (um tipo de profissão jurídica), que envolve vários ramos de Direito.

EvaSilva

Membro Caloiro
Matrícula
28 Julho 2019
Olá! É um curso dificil para quem tem dificuldades a matemática? Qual a diferença entre um solicitador e um advogado? E em relação ao mercado de trabalho para quem tira este curso?

LBlackMoon

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Olá! É um curso dificil para quem tem dificuldades a matemática? Qual a diferença entre um solicitador e um advogado? E em relação ao mercado de trabalho para quem tira este curso?
Pelo que sei, o curso tem algumas cadeiras em que podem ser solicitados conhecimentos matemáticos. Sendo que a maioria dos alunos irá de Humanidades, não creio que te solicitem algo demasiado avançado, ou que os teus conhecimentos não consigam atingir.

Um solicitador pode desempenhar um leque de funções que nãomé assim tão restrito.. pode lidar com vários ramos de Direito, fazer contratos, etc. Não poderá, no entanto, participar em em ações cujo valor ultrapasse os 5000€ (nesse caso, terá que ser um advogado).

Sendo uma profissão jurídica, o que posso dizer é que não será radicalmente diferente das demais, em termos de mercado: há vários profissionais, o que faz com que possa haver um certo excesso de oferta (que pode levar a salários mais baixos); situação que se pode agravar, também, pelo facto de terem os advogados como concorrentes na maioria das coisas.
No entanto, soube ainda há pouco de pessoas que se formaram na área, e foram muito bem sucedidas.

Se vires que a área te interessa mesmo, não temas!

Matrícula
20 Julho 2017
Curso
Solicitadoria e Administração
Instituição
ISCAC
Frequentei o 1º ano por isso qualquer dúvida que tenhas podes esclarecer! Podes exercer Solicitadoria, Agente de execução,oficial de justiça ou exercer um cargo no Governo na parte da Administração. É um curso bastante completo porque tem duas vertentes o que significa que tem bastantes saídas. Qualquer dúvida dispoe!

Inêzzz

Membro
Matrícula
24 Agosto 2020
Eu estou a pensar em ir para Solicitadoria, no entanto eu vi algumas cadeiras com matemática, e gostava de saber se a matemática envolvida é aplicada ou apenas estatísticas ou formulas etc, acabei o curso de economia e tive grandes dificuldades em matemática A, o que acabou por prejudicar imenso a minha média do secundário. O meu plano então foi entrar em Solicitadoria ou outro curso que tenha equivalência a direito ( é a minha escolha inicial que ambiciono à muito tempo) e este curso interessou-me por ter uma média acessível e porque envolve direito, mas ao ver que tem matemática preocupou-me, não quero passar pelo mesmo novamente.
Alguém me pode ajudar por favor??

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Eu estou a pensar em ir para Solicitadoria, no entanto eu vi algumas cadeiras com matemática, e gostava de saber se a matemática envolvida é aplicada ou apenas estatísticas ou formulas etc, acabei o curso de economia e tive grandes dificuldades em matemática A, o que acabou por prejudicar imenso a minha média do secundário. O meu plano então foi entrar em Solicitadoria ou outro curso que tenha equivalência a direito ( é a minha escolha inicial que ambiciono à muito tempo) e este curso interessou-me por ter uma média acessível e porque envolve direito, mas ao ver que tem matemática preocupou-me, não quero passar pelo mesmo novamente.
Alguém me pode ajudar por favor??
Olá!
Tenho uma amiga nesse curso e, pelo que ela sempre disse, é perfeitamente possível passares às cadeiras que tenham matemática mesmo que seja em recurso. Diria que é mais inclinado para estatística e fórmulas e não tanto matemática pura, ou matemática minimamente semelhante a Mat A. A minha amiga nunca mais teve matemática desde o 9º ano (na qual não era boa aluna) e não tivemos MACS no secundário, ela e outra colega foram sempre conseguindo fazer as coisas, diria para não pensares demasiado no assunto, com esforço alguma coisa vais conseguindo!

• Like
Reactions: Inêzzz

Inêzzz

Membro
Matrícula
24 Agosto 2020
Obrigada!!! Finalmente alguém com uma experiência pessoal para poder informar-me. Já estava a stressar... Muito obrigada por me responderes, agora estou mais aliviada 🥰

• Like
Reactions: Ariana_