@Viviana Sofia, vim só mesmo alertar para uma distinção que está correcta, mas que as pessoas tendem a usar com conotação diferente da que originalmente se pretende:
Dizer que uma instituição "não é uma faculdade" não deveria querer dizer que é inferior. Mas, tecnicamente, o ISCAL não é uma faculdade, simplesmente porque existem duas formas de organização do ensino superior em Portugal:
Universidades -> divididas em faculdades
Politécnicos -> divididos em institutos
Logo, tecnicamente, o ISCAL não é uma faculdade, da mesma maneira que a FCSH não é um instituto. Obviamente que é possível fazer mudança de par instituição/curso de politécnicos para universidades e vice-versa (até porque a mudança de curso habitualmente tem em conta as notas das provas de ingresso e não a instituição de origem do aluno).
Quanto a nível de exigência, é altamente subjectivo, mas tenta optar pela instituição que gostas mais a nível de plano de estudos. Se essa instituição é o ISCAL, é uma escolha absolutamente válida, até porque Solicitadoria é um curso dos politécnicos (sendo a única universidade a oferecê-lo uma privada - a Portucalense). Logo, a distinção entre Universidade/Politécnico nem faz sentido no curso de Solicitadoria, porque só existe nos Politécnicos. Caso quisesses ir para uma Universidade, o curso mais interligado seria Direito.
Boa sorte!
