Solicitadoria

Viviana Sofia

Membro Caloiro
Matrícula
13 Abril 2021
Queria inscrever-me em solicitadoria mas nao tenho matemática desde o 9 ano. (Sou de linguas e humanidades e nem tive macs tive frances) no entanto adoro direito e cursos que tenham disciplinas de direito.

Inêzzz

Membro
Matrícula
24 Agosto 2020
Queria inscrever-me em solicitadoria mas nao tenho matemática desde o 9 ano. (Sou de linguas e humanidades e nem tive macs tive frances) no entanto adoro direito e cursos que tenham disciplinas de direito.
podes inscrever-te, contabilidade não é matemática então não terás problemas. Terás economia e tem alguma matemática, mas os professores sabem que normalmente os alunos não são grande coisa a matemática então ajudam muita e não complicam. Se gostas vai porque tem imenso direito mesmo

• Like
Reactions: Joana Rafaela

Viviana Sofia

Membro Caloiro
Matrícula
13 Abril 2021
podes inscrever-te, contabilidade não é matemática então não terás problemas. Terás economia e tem alguma matemática, mas os professores sabem que normalmente os alunos não são grande coisa a matemática então ajudam muita e não complicam. Se gostas vai porque tem imenso direito mesmo
Obrigada, vou inscrever-me então, estás em solicitadoria?

Inêzzz

Membro
Matrícula
24 Agosto 2020
Não, podem dizer que não é faculdade, mas ao nivel de ensino é sim uma faculdade, tanto que eu irei mudar de curso e aceitam a transferência, ou seja, é exatamente o mesmo que uma faculdade, apenas mais prático que teórico. Estás no ensino superior quer seja faculdade ou politécnico, e digo-te que é mais exigente que a própria faculdade de direito, por exemplo

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
@Viviana Sofia, vim só mesmo alertar para uma distinção que está correcta, mas que as pessoas tendem a usar com conotação diferente da que originalmente se pretende:

Dizer que uma instituição "não é uma faculdade" não deveria querer dizer que é inferior. Mas, tecnicamente, o ISCAL não é uma faculdade, simplesmente porque existem duas formas de organização do ensino superior em Portugal:

Universidades -> divididas em faculdades
Politécnicos -> divididos em institutos

Logo, tecnicamente, o ISCAL não é uma faculdade, da mesma maneira que a FCSH não é um instituto. Obviamente que é possível fazer mudança de par instituição/curso de politécnicos para universidades e vice-versa (até porque a mudança de curso habitualmente tem em conta as notas das provas de ingresso e não a instituição de origem do aluno).

Quanto a nível de exigência, é altamente subjectivo, mas tenta optar pela instituição que gostas mais a nível de plano de estudos. Se essa instituição é o ISCAL, é uma escolha absolutamente válida, até porque Solicitadoria é um curso dos politécnicos (sendo a única universidade a oferecê-lo uma privada - a Portucalense). Logo, a distinção entre Universidade/Politécnico nem faz sentido no curso de Solicitadoria, porque só existe nos Politécnicos. Caso quisesses ir para uma Universidade, o curso mais interligado seria Direito.

Boa sorte! 🤗

Sara_Ribeiro_

Membro
Matrícula
23 Abril 2020
Boa tarde, sou aluna do 12º ano e estou bastante indecisa na decisão de qual curso vou optar, no entanto, estou de certa forma interessada em Solicitadoria. Será que me poderiam ajudar, falando um pouco do curso, do trabalho em si e também do salário?
Obrigada desde já.

Carolbo17

Membro Caloiro
Matrícula
1 Novembro 2020
Olá a todos!
Estou aqui num dilema e indecisa ainda em que curso escolher.
Vi e pesquesei sobre o curso de Solicitadoria que me agradou bastante.
Alguém que esteja nesse curso me pode aconselhar? É um bom curso? Tem boas saídas?
Aguarda a resposta de alguém,brigado!😊

Sara0.

Membro Caloiro
Matrícula
30 Setembro 2021
Frequentei o 1º ano por isso qualquer dúvida que tenhas podes esclarecer! Podes exercer Solicitadoria, Agente de execução,oficial de justiça ou exercer um cargo no Governo na parte da Administração. É um curso bastante completo porque tem duas vertentes o que significa que tem bastantes saídas. Qualquer dúvida dispoe!
Olá, já me disseram que o curso envolve história, durante o secundário segui científicos, vou conseguir igualmente compreender e adquirir conhecimentos ou vai ser mais complicado para mim? Visto que não tive história durante os anos anteriores e não me recordo do que dei no 3 ciclo.

Carlos Monteiro70

Membro Caloiro
Matrícula
12 Janeiro 2023
Boa tarde, tenho uma dúvida que gostava de colocar aqui no fórum. Tirei o curso de solicitadores ainda pela Câmara de Solicitadores em 2001-03. Concluí com êxito, mas nunca exerci. Alguém me pode informar qual o grau académico que confere, isto para poder eventualmente ser requalificado a nível de categoria no meu atual emprego. Obrigado.