Sonho de medicina

pedroalex02

Membro Caloiro
Matrícula
29 Março 2020
Olá a todos! Estou aqui a vos escrever como mais um aluno que tem o sonho de um dia vir a ser médico, queria começar por referir que a minha média é um tanto quanto “confortável”, no entanto estou com muito medo dos exames nacionais, o ano passado não me correram muito bem(tirei apenas um 11 e um 14), sei que você curso de medicina exige 3 exames nacionais, e estou com muito medo de não conseguir entrar em medicina, mesmo que não consigo entrar devo continuar a tentar até conseguir ou simplesmente seguir outro rumo ?

MARIANA-A

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
22 Abril 2019
Curso
Medicina
Instituição
UBI
Olá a todos! Estou aqui a vos escrever como mais um aluno que tem o sonho de um dia vir a ser médico, queria começar por referir que a minha média é um tanto quanto “confortável”, no entanto estou com muito medo dos exames nacionais, o ano passado não me correram muito bem(tirei apenas um 11 e um 14), sei que você curso de medicina exige 3 exames nacionais, e estou com muito medo de não conseguir entrar em medicina, mesmo que não consigo entrar devo continuar a tentar até conseguir ou simplesmente seguir outro rumo ?
Olá! Seguir outro rumo não significa que, posteriormente, não possas voltar a tentar ingressar em Medicina! Eu não tive média para ingressar em Medicina, acabei por optar em seguir o curso de Enfermagem, o qual me deu muitos conhecimentos e me fez crescer a nível profissional e individual! No final de Enfermagem, concorri ao Concurso de Acesso a Medicina para Licenciados, e consegui, finalmente, entrar em Medicina! Por isso acho que não deves desistir e persistir sempre ☺

Mgpnp

Membro Caloiro
Matrícula
3 Março 2020
Olá! Seguir outro rumo não significa que, posteriormente, não possas voltar a tentar ingressar em Medicina! Eu não tive média para ingressar em Medicina, acabei por optar em seguir o curso de Enfermagem, o qual me deu muitos conhecimentos e me fez crescer a nível profissional e individual! No final de Enfermagem, concorri ao Concurso de Acesso a Medicina para Licenciados, e consegui, finalmente, entrar em Medicina! Por isso acho que não deves desistir e persistir sempre ☺
Mariana a tua média da faculdade era alta?

Matrícula
16 Abril 2016
Olá Pedro! Vou-te falar do meu testemunho, acho que é mais fácil do que dar conselhos (apesar de acabar por o fazer).
Em primeiro lugar, não é impossível ter boa nota nos 3 exames no 12º - apenas implica muito trabalho e aprender a estudar para os exames nacionais. Eu no 12º não tirei uma única nota abaixo de 17 na primeira fase (mat, biologia e fq - português não é para aqui chamado) e mesmo assim não entrei.Não foi o fim do mundo: entrei um ano depois e estou atualmente no 3º na UBI.O que me arrependo, de hoje em dia, foi a minha 2ª opção. Eu não meti só medicina quando me candidatei e escolhi os outros cursos com base naquilo que me daria equivalências. Esta é uma possibilidade, mas comigo não resultou. Não gostava nada do curso e não tinha motivação nenhuma para aquilo.Saí em Novembro e fui trabalhar enquanto estudava para os exames nacionais.1 ano parado sem aulas é muito complicado. Eu tive o apoio dos meus professores do secundário, mas sem isso tenho noção que a probabilidade de ter melhorado nos exames era mais baixa. O que eu teria feito diferente era ter posto como segunda opção outro curso que realmente gostava: não estaria a desistir de medicina, mas também não deixava o meu cerebro parar entendes? Continuava a aprender e algo que eu gostava realmente. Quiçá também não acabas por perceber que se calhar até era mais aquilo que querias. As equivalencias não são assim tão importantes. Toda a gente que entrou comigo e que teve equivalências não avançou um ano por isso por causa da questão de não poderes levar cadeiras dos anos teóricos para os clinicos. Portanto, só tiveram mais tempo livres durante o curso. Também é mais fácil manteres-te num curso que realmente gostas caso não consigas entrar novamente em medicina e tenhas que ficar mais um ano a tentar.
Este é o meu testemunho e aquilo que teria feito de diferente. Qualquer coisa apita! Boa sorte :)

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
devo continuar a tentar até conseguir ou simplesmente seguir outro rumo ?
Se a tua vontade é seguir medicina, continua a tentar, obviamente.
Eu entrei em medicina à terceira tentativa.
Entrei na universidade, na mesma, porque não conseguia estar parada apenas para estudar para os exames.
Fiz as cadeiras todas, preparei-me para dois exames e correu tudo lindamente (às vezes, "olho" para trás, e nem sei como lidei com tanta coisa ao mesmo tempo, mas mega sentimento de dever cumprido e orgulho em mim mesma). Depois ainda levei equivalências para medicina, que me permitiram focar mais nas cadeiras que tinha para fazer. Para além disso, o facto de já conhecer a exigência do ensino superior também me preparou melhor para aquilo que ia enfrentar em Medicina e obtive muito melhores notas, creio eu, do que se tivesse passado logo diretamente do secundário para este curso... Não é fácil, mas tudo se faz!

ElCriador

Membro Caloiro
Matrícula
12 Junho 2019
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Alex, nunca desistas!
Posso te falar da minha experiência.
Eu sempre quis Medicina e tinha média para isso, porém essa média só correspondia a faculdades longe de casa. E a situação financeira era preponderante na minha situação familiar.
Como tal, tive de escolher um curso que fosse na minha cidade. Assim, pensei que curso escolheria se não existisse Medicina tendo ido para Bioengenharia (pois acho um erro escolher um curso só porque dá para pedir equivalências a algumas cadeiras caso no ano a seguir, de facto, se consiga mudar para Medicina). É um erro porque nada te garante que no ano a seguir vais conseguir entrar, por isso mais vale estares na tua 2a opção de curso, caso tenhas de ficar nele e não num curso só porque tem mais equivalências.
Durante o ano que estive em Bioengenharia percebi que realmente Medicina era o meu sonho, tendo feito o ano e, também, repetido os exames de FQ e BG, pois precisava de que pelo menos 1 deles subisse substancialmente, pois Matemática já tinha tirado boa nota
E calhou subir bastante a BG
Acho que se realmente tens um sonho deves lutar por ele a todo o custo
Eu fiz no total 10 exames nacionais! ( 11º: 1a fase de BG e Fq) ;( 12º: 1a fase de BG, FQ, Mat e Port) (12º: 2a fase de BG e Fq) ; Externo (1a fase de BG e Fq)

10 exames que deram mt trabalho, mt frustração, mas tmb mt aprendizagem, pois permitiu ter a certeza que lutava com um propósito e que era o que eu queria mesmo. Dando o corpo e alma por isso.
E agr estou no curso que sempre quis, na Faculdade que queria
Por isso, se é mesmo o teu sonho, luta por ele. Ninguém vai fazê-lo por ti.
E não há impossíveis.
Via mt gente a rir, gozar, etc
E agr...

Por isso acredita em ti mesmo, e força nisso!

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Assim, pensei que curso escolheria se não existisse Medicina tendo ido para Bioengenharia (pois acho um erro escolher um curso só porque dá para pedir equivalências a algumas cadeiras caso no ano a seguir, de facto, se consiga mudar para Medicina). É um erro porque nada te garante que no ano a seguir vais conseguir entrar, por isso mais vale estares na tua 2a opção de curso, caso tenhas de ficar nele e não num curso só porque tem mais equivalências.
Eu não referi isto, mas claro que quando se define um plano B a Medicina, pelo menos para mim, é com o intuito de se gostar minimamente dessa área e haver a possibilidade de se usar esse curso no futuro para concorrer como licenciado/a (como a Mariana fez, por exemplo).

Inêsoaresss

Membro
Matrícula
6 Julho 2019
Curso
Medicina dentária
Instituição
FMDUP
Olá Pedro!
Há um ano atrás estava exatamente na tua situação por isso vou falar um bocadinho do que aconteceu cmg.
Concorri a várias faculdades de medicina e só entrei em medicina dentária que era a minha 6 opção. Tinha uma média consideravelmente boa para escola pública, cerca de 18,8 mas dps nos exames no 11 n tive as melhores classificações tanto que no 12 repeti os 4 exames, subi os do 11 mas n o suficiente.
Foi um choque para mim e no início n pus sequer em hipótese ficar em dentária sendo que me inscrevi apenas em metade das cadeiras. Dps o interesse foi surgindo e percebi que eu já n sentia a paixão de seguir medicina q sentia no início, so queria mudar pq estava com o orgulho ferido e queria provar que eu era inteligente o suficiente para entrar medicina. Felizmente, mais tarde apercebi me do quão ridículo este meu pensamento era e decidi ficar em dentária. Tal como outras pessoas responderam, n entrar à 1 n é o fim do mundo! Há smp outros caminhos alternativos, se realmente medicina for aquilo que queres, n desistas!
Agora concentra te em obter bons resultados nos exames e principalmente de dar tudo oq tens, vai tudo correr bem ☺

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Dps o interesse foi surgindo e percebi que eu já n sentia a paixão de seguir medicina q sentia no início, so queria mudar pq estava com o orgulho ferido e queria provar que eu era inteligente o suficiente para entrar medicina. Felizmente, mais tarde apercebi me do quão ridículo este meu pensamento era e decidi ficar em dentária.
Conheço várias pessoas a quem aconteceu o mesmo!! O que interessa é que estejamos num curso que realmente gostamos. E honestamente, é muito difícil saber se gostamos do curso a 100%, até entrarmos e vivermos essa realidade.. Há quem entre em medicina e depois chega à conclusão que afinal não era bem aquilo e que existem outras áreas que gostam mais e mudam de curso. A ideia que temos de um curso pode não ser a mesma da realidade, no bom ou no mau sentido.

Kiki2000

Membro
Matrícula
14 Outubro 2017
Curso
Ciências da nutrição
Instituição
NMS
Olá a todos,
eu acho que quando se quer mesmo luta-se!! Há dois anos estive em bioquímica e percebi que aquilo não era para mim.
Lá no fundo sempre quis medicina!! Então o ano passado fui fazer 6 exames em cada fase (4 exames nacionais e 2 provas de equivalência à frequência das opcionais de 12ºano, uma vez que são as opcionais que me descem a média).
Contudo, por uma questão de décimas não entrei. Mas acabei por entrar na NMS em ciências da nutrição. (curso que me tem surpreendido imenso e no qual tenho imenso orgulho por fazer parte). Além disso, continuo a fazer preparação para os 3 exames nacionais para concorrer novamente para medicina. Isto para dizer que, não devemos desistir.
Aconselho a todos aqueles que não consigam entram que não fiquem parados, entrem num curso que tenham interesse ou equivalências a cadeiras. Acho que o ambiente da faculdade vai vos motivar imenso, e além disso, vão aprendendo, convivendo e quem sabe despachando algumas equivalência.

Estou mesmo feliz que isto tenha acontecido comigo apesar de ainda não estar em medicina, porque sei que vou dar mais valor quando entrar e além disso, quando entrar tenho a certeza que aquilo será para mim porque se lutei isto tudo para entrar é porque é realmente o que me completa. E quem sabe, já batalhei tanto que agora o esforço que requer o curso de medicina não será desconhecido, uma vez que conciliar faculdade com explicações para exames nacionais não tem sido tarefa fácil. Acho que independentemente de tudo, todo o vosso percurso até chegarem lá, um dia vai-se revelar quando forem profissionais de saude, porque vão ganhando imensa bagagem. E quando se quer mesmo, nem que a gente chegue lá por outros meios, uma opção é fazer uma licenciatura e depois concorrer para medicina no concurso de licenciados (na minha opinião acho uma mais valia).

Espero que tenha ajudado! Mas não desmotivem! Até breve futuros colegas de trabalho :)

Inêsoaresss

Membro
Matrícula
6 Julho 2019
Curso
Medicina dentária
Instituição
FMDUP
Olá a todos,
eu acho que quando se quer mesmo luta-se!! Há dois anos estive em bioquímica e percebi que aquilo não era para mim.
Lá no fundo sempre quis medicina!! Então o ano passado fui fazer 6 exames em cada fase (4 exames nacionais e 2 provas de equivalência à frequência das opcionais de 12ºano, uma vez que são as opcionais que me descem a média).
Contudo, por uma questão de décimas não entrei. Mas acabei por entrar na NMS em ciências da nutrição. (curso que me tem surpreendido imenso e no qual tenho imenso orgulho por fazer parte). Além disso, continuo a fazer preparação para os 3 exames nacionais para concorrer novamente para medicina. Isto para dizer que, não devemos desistir.
Aconselho a todos aqueles que não consigam entram que não fiquem parados, entrem num curso que tenham interesse ou equivalências a cadeiras. Acho que o ambiente da faculdade vai vos motivar imenso, e além disso, vão aprendendo, convivendo e quem sabe despachando algumas equivalência.

Estou mesmo feliz que isto tenha acontecido comigo apesar de ainda não estar em medicina, porque sei que vou dar mais valor quando entrar e além disso, quando entrar tenho a certeza que aquilo será para mim porque se lutei isto tudo para entrar é porque é realmente o que me completa. E quem sabe, já batalhei tanto que agora o esforço que requer o curso de medicina não será desconhecido, uma vez que conciliar faculdade com explicações para exames nacionais não tem sido tarefa fácil. Acho que independentemente de tudo, todo o vosso percurso até chegarem lá, um dia vai-se revelar quando forem profissionais de saude, porque vão ganhando imensa bagagem. E quando se quer mesmo, nem que a gente chegue lá por outros meios, uma opção é fazer uma licenciatura e depois concorrer para medicina no concurso de licenciados (na minha opinião acho uma mais valia).

Espero que tenha ajudado! Mas não desmotivem! Até breve futuros colegas de trabalho :)
Acho que não diria melhor. Estou a estudar medicina dentária e tenho vários colegas que já têm outros cursos, por exemplo enfermagem, e que não desistiram do sonho de entrar em medicina dentária e conseguiram, seguindo por caminhos alternativos.
O mais importante é perceberem se é mesmo isso que querem e, se a resposta for positiva, não desistam ao primeiro obstáculo!

Joana Praia

Membro
Matrícula
24 Setembro 2018
Curso
Medicina
Instituição
FCS - UBI
Vamos só parar um bocadinho e refletir em todos estes discursos lindos que acabaram de fazer. Que orgulho na nossa geração de futuros médicos e meus futuros colegas de profissão 👩‍⚕️👨‍⚕️💛

AEL

Membro
Matrícula
7 Julho 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Não desistas! Podes não entrar à primeira, à segunda, há quem só entre à sétima tentativa! Não é menos médico por isso. Aliás, na minha opinião, não entrares logo à primeira acho que te faz valorizar muito mais o curso do que quem veio direto do secundário.
Há três anos também tinha o mesmo sonho, uma média incrível de secundário, e cheguei ao exame de matemática, bloqueei quando não sabia uma resposta e pensei já não consigo ir para medicina. Com o pânico não fiz mais nada no exame e tirei 12. Claro que nem me pude candidatar a medicina, tendo optado por ir para medicina dentária na FMDUP. Hoje, após repetir os exames estou no 2ºano de medicina em coimbra. E digo-te, não mudava nada! Não pelas equivalências mas porque fiz lá amizades incríveis e descobri um curso que, paralelamente a medicina, também me iria fazer feliz.
No entanto, quis ver com os meus próprios olhos e dar mais uma tentativa a tentar entrar em medicina e não é que o destino assim o quis :)
Nunca desistas!

Mg3102

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2019
Curso
12° ano- Ciências e Tecnologias
Boa noite!
Alguém sabe quais sao as equivalências dadas entre medicina veterinária no ICBAS e medicina no ICBAS? obrigada desde já!

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
C Sonho de entrar em medicina + dicas para os exames Ensino Secundário 19
M Mais uma com o sonho de Medicina... Saúde 16
A Perseguir o sonho de medicina! Saúde 0
marina c ESEL o sonho mais amargo que doce, o ser aluna de 2ª, a desilusão Escola Superior de Enfermagem de Lisboa 3
I Desespero de quem está a ver um sonho a fugir das mãos Ensino Superior 2
Mari_fc Concurso especial licenciados medicina - Universidade do Minho Concursos e Regimes Especiais 0
C Medicina veterinária médias Recursos Naturais 2
DiOliveira03 Medicina - Química ou Psicologia B? (12°) Ensino Secundário 3
D Ingresso para Medicina Dentária Concurso Nacional e Locais - Público 1
B Enfermagem e Medicina Saúde 2
M Acesso a Medicina Concurso Nacional e Locais - Público 2
RitaQuelha Medicina Veterinária, onde? Recursos Naturais 2
M Quero ir para medicina, será necessário seguir físico-química no secundário? Ensino Secundário 5
I Enfermagem ou Medicina Dentária? Saúde 7
M média para medicina.... help Ensino Secundário 2
I Medicina Veterinária Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
R Quero Medicina mas a minha média não chega! O que posso fazer? Ensino Secundário 2
M Disciplinas 12 ano para seguir medicina veterinária Recursos Naturais 3
L Não vou conseguir entrar em Medicina Concurso Nacional e Locais - Público 13
B segunda candidatura ao ensino superior medicina Concurso Nacional e Locais - Público 1
Inês Alexandra Medicina Tradicional Chinesa Saúde 4
sergiodanielppinto Medicina Dentária maiores 23 anos Concursos e Regimes Especiais 1
B Curso de Medicina: muitos anos a estudar? Saúde 6
C Como estudar Medicina depois dos 30 Saúde 2
M PNA Medicina Saúde 6
P Equivalências Medicina Concursos e Regimes Especiais 0
É Medicina no estrangeiro Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 4
É Tenho receio de não conseguir entrar em medicina Ensino Secundário 2
M De mestrado a Medicina Veterinária Recursos Naturais 5
M Mudança para Medicina Dentária Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
maria lisboa Maiores de 23 (Medicina Veterinária) Concursos e Regimes Especiais 2
L Equivalências medicina após fazer medicina dentária Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
N Qual a média para estudar MEDICINA no UK e nos EUA? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
J Sou formado em Medicina Dentária mas estou a pensar tirar uma nova licenciatura Ensino Superior 8
S Medicina após Enfermagem Concursos e Regimes Especiais 3
J Tenho chances de entrar em medicina? Candidatos 2020/2021 3
T Prova Ingresso Mat. B Medicina Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
R Estou em Ciências e Tecnologias sem Biologia e Geologia mas quero Medicina Ensino Secundário 6
S Entrar em Medicina Ensino Secundário 5
Q Dúvidas sobre programas para computador exigidos em Medicina Saúde 1
M Média Medicina Coimbra 2020 Candidatos 2020/2021 10
M Ainda há hipóteses de entrar em medicina? Ensino Secundário 1
Teresa_Matos Concurso de medicina/medicina dentária para licenciados ou maiores de 23 Concursos e Regimes Especiais 12
J M23 Acesso Medicina Dentária Egas Moniz Concursos e Regimes Especiais 4
J Impossível ir para medicina Ensino Secundário 4
R Concurso especial Medicina Veterinária UTAD Concursos e Regimes Especiais 5
esgueirinhafar2 NOVA Engenharia Química e Bioquímica na FCT e MEDICINA Universidade Nova de Lisboa 2
M Medicina sem média de 18 Ensino Secundário 6
T Ciências Biomédicas dá acesso a Medicina? Saúde 11
I Medicina vs. Veterinária Ciências 1