Sou bolseira e em alojamento fora das residências académicas, o que tenho de fazer?

inxsc

Membro Caloiro
Matrícula
16 Fevereiro 2021
Olá! Sou bolseira e estou desde setembro a viver num apartamento com contrato porque como tenho bolsa disseram-me que tinha de ser assim. Disseram-me também que eventualmente tinha de dar comprovativo de como estou a pagar para estar aqui para depois continuar a receber a bolsa. Alguém me sabe dizer onde/como tenho de fazer isso? Eu não me posso arriscar mesmo a perder a bolsa.

Olá @inxsc
Olá! Sou bolseira e estou desde setembro a viver num apartamento com contrato porque como tenho bolsa disseram-me que tinha de ser assim. Disseram-me também que eventualmente tinha de dar comprovativo de como estou a pagar para estar aqui para depois continuar a receber a bolsa. Alguém me sabe dizer onde/como tenho de fazer isso? Eu não me posso arriscar mesmo a perder a bolsa.
Nunca ouvi tal coisa, quem é que te deu essa informação? O estado não precisa de saber onde é que estás a residir enquanto estudas.

O teres contrato tem, sim, benefícios em termos fiscais para os teus pais na apresentação do IRS.

Eu não sou nenhuma perita mas acho que isso do contrato é para receberes o complemento do alojamento, mas só recebes isso se tiveres candidatado para a residẽncia universitário e não teres conseguido entrar. Tirando isso, alojamento não interfere com a bolsa até porque como estás noutra casa que não a da tua família por motivos de estudo não é isso que muda o teu agregado familiar

• Like
Reactions: Wraak
Olá @inxsc,

Não és obrigada a dar o comprovativo para obteres a bolsa. Como disse a @Diana Valença, o que pode acontecer é teres feito o pedido para as residências mas não haver vaga e pedirem-te o contrato e/ou recibos para poderem atribuir-te o complemento de alojamento (que penso ser 50% da tua renda até um certo máximo).

Se não entregares, o máximo que acontece é não teres direito ao complemento de alojamento.

Boa sorte! :)

Olá, boa tarde. Concorri ao complemento ao alojamento porque me disseram (os serviços sociais da universidade) que em princípio teria direito. No entanto, apesar de ter boas condições e ser num sítio muito sossegado, a residência fica a 2 km da minha faculdade e tenho de o fazer a pé várias vezes ao dia porque não há transportes a funcionar na zona. Queria mudar de morada. Como posso fazer sem perder o complemento? Se eu alegar, por exemplo, a longitude, será que me é atribuída a opção de viver sob o complemento mas mais perto da Faculdade? Obrigada!