Sou um aluno com média de dez.

GonX

Membro
Matrícula
18 Setembro 2018
Sou um aluno que chegou ao 12 ano com 2 anos de atraso. Sei que só começei o ano letivo à uns dias, mas posso dizer com toda a certeza que acabarem a o secundário com média de 10.A unica disciplina a que sou "bom" é o Inglês com média de 16. Tenho a matemática e o português anuldados pois a nota não chegou para continuar nessas duas disciplinas. Fiz o exame de espanhol para escapar à matemática mas acabei por tirar 9. Agora, tendo dito isto e, assumindo que completo o secundário com média de 10 (ou 11,quem sabe talvez tenha sorte), qual o prognóstico? Conseguirei entrar na faculdade? Estive a ver os requirements e por exemplo, para um certo curso pedem como 11.5 mas acabam por aceitar alunos com médias muito lá em cima(se me puderem esclarecer isto, agradeçol).
Obrigado e peço desculpa pelo incómodo.

Amosilva

Membro
Matrícula
6 Abril 2018
Instituição
Faculdade de Letras
Sou um aluno que chegou ao 12 ano com 2 anos de atraso. Sei que só começei o ano letivo à uns dias, mas posso dizer com toda a certeza que acabarem a o secundário com média de 10.A unica disciplina a que sou "bom" é o Inglês com média de 16. Tenho a matemática e o português anuldados pois a nota não chegou para continuar nessas duas disciplinas. Fiz o exame de espanhol para escapar à matemática mas acabei por tirar 9. Agora, tendo dito isto e, assumindo que completo o secundário com média de 10 (ou 11,quem sabe talvez tenha sorte), qual o prognóstico? Conseguirei entrar na faculdade? Estive a ver os requirements e por exemplo, para um certo curso pedem como 11.5 mas acabam por aceitar alunos com médias muito lá em cima(se me puderem esclarecer isto, agradeçol).
Obrigado e peço desculpa pelo incómodo.
Eles não pedem o 11.5, essa é provavelmente a nota do último colocado, ou seja, a última pessoa selecionada para entrar no curso teve essa nota, porque eles começam a aceitar quem tem médias maiores, daí veres alunos com médias altas.
Se os cursos que te interessam tiverem uma média superior à tua não vás para a faculdade para um curso qualquer só porque sim, mais vale perderes mais anos no secundário e no futuro entrares em algo que realmente queiras, é chato? É, mas é o melhor que tens a fazer

unknown.mmp

Membro Caloiro
Matrícula
29 Setembro 2016
Curso
Ciências Socioeconómicas
Instituição
ESAD
Boas GonX,

Mais importante do que simplesmente entrar para a faculdade é saberes qual é o caminho que pretendes seguir depois do 12º ano e o que queres fazer no futuro. Depois de estares pelo menos +/- decidido acerca do percurso que pretendes seguir, a entrada na faculdade que queres depende maioritariamente de ti.

A tua média de final de secundário não é uma barreira permanente à entrada para nenhum curso. Mesmo depois de acabado o 12º ano, podes sempre fazer melhorias, fazendo exames nacionais como aluno externo. Tens imensas oportunidades. Até o curso que escolheste não é uma condicionante, sendo que podes realizar exames nacionais como aluno externo a disciplinas que nunca tiveste.
Resumidamente, com esforço e dedicação, conseguirás entrar na faculdade que queres.

Realço a importância de se saber qual o percurso a seguir, pois só assim saberás para o que tens de trabalhar e o quanto tens de trabalhar. Deixo aqui o link para o indice de cursos da DGES (link).

Cumps e boa sorte!

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
Hugo Kennedy Quero ir para Direito mas sou de um curso profissional de turismo, consigo entrar? Ensino Superior - Geral 1
A Sou de Direito e quero Medicina Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
N Sou brasileiro e quero fazer faculdade em Portugal! Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
N Sou brasileiro e quero estudar em Portugal! Ciências Económicas e Empresariais 0
J Sou formado em Medicina Dentária mas estou a pensar tirar uma nova licenciatura Ensino Superior - Geral 10
B Sou de humanidades mas quero seguir nutrição Saúde 3
vera6887 Olá! Sou aluna do 12 ano e estou com dúvidas em relação ao curso que vou seguir. Saúde 3
marina c Meus queridos e queridas não desesperem eu sou a prova viva de que é possível Concurso Nacional e Locais - Público 20
 Se tiver negativa sou obrigada a ir a exame? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
K Sou Explicadora! (Inglês, Matemática) Ensino Secundário 0
K Sou Explicadora! (Inglês, Matemática, Ciências) Ensino Básico 0
brunafrsousa Sou do profissional... Ensino Secundário 3
Magenta Sou oficialmente uma bola confusa que está a sofrer por anticipação Ensino Superior - Geral 28
Sergiosilva Sou designer gráfico, mas prefiro o lado prático do que o lado criativo Arquitetura, Artes Plásticas e Design 3
R Sou estrangeiro e reprovei nos exames nacionais do 9• ano Ensino Secundário 0
Kappa Se entrar na AM sou obrigado a ficar lá? Academia Militar 2
GabrielParente Um aluno com Matemática A pode realizar um exame de Matemática B? Ensino Secundário 5
Melissa de leca Aluno externo Ensino Secundário 0
T Inscrição exames como aluno externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
Y Melhoria nota para aluno externos Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
K Aluno de Ciências e Tecnologias entrar em Estudos Clássicos Humanidades, Secretariado e Tradução 0
C Exame Aluno Externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
H Pessoal de Medicina - o que mudariam sobre o vosso passado como aluno/a? Saúde 2
S Aluno externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
nunosga Exames, anulação de matrícula, PEF, chumbo, aluno externo, auto-proposto. Como perceber isto melhor? Ensino Secundário 2
R Aluno de linguas e humanidades Ciências Económicas e Empresariais 6
Belita Viajante Duvida sobre necessidade de realização de exames nacionais - aluno do ensino Profissional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
Susana Silva Educação Procuro Professor/Explicador/Aluno na área de Física. (Física e Química). Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
L Exames como aluno externo Ensino Secundário 13
O Pedido de recursos, Novo Espaço 11 Matemática A (de preferência livro do aluno) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Quelra Fazer exames nacionais como aluno externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
Shark_57 URGENTE | 12º ANO | Mudar a disciplina opcional de física para geologia mesmo tendo sido aluno de Geometria descritiva. Ensino Secundário 2
M Aluno externo - exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
C IPPorto Dúvida! Cartão de Aluno Instituto Politécnico do Porto 2
lemosl Nota de candidatura para aluno do profissional Concurso Nacional e Locais - Público 11
S Aluno Externo Ensino Superior - Geral 2
P Passar e melhorar a nota (aluno externo) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 12
GMS99 Dúvida sobre atribuição de nota à disciplina em situação de aluno externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
K Inscrição nos exames - aluno externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
J Acesso ao ensino superior como aluno externo Concurso Nacional e Locais - Público 1
F Cadeiras como Aluno Externo Valores - UBI Ensino Superior - Geral 1
S Mudar de curso de Licenciatura (aluno de Artes para programação) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
Margot Aluno de Faculdade sem estar inscrito em disciplinas Ensino Superior - Geral 4
J Aluno externo ainda não inscrito Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
F Qual acham que pode ser a diferença entre um aluno que obtém 20 valores num exame nacional e um que consegue 17/18? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
L BRIDGES 10º ANO livro de aluno alguém tem? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
J Fazer cadeiras como aluno externo enquanto aluno interno Ensino Superior - Geral 1
F IPPorto Aluno Extracurricular Instituto Politécnico do Porto 0
D Bolsa de Estudo DGES - Aluno Externo Bolsas e Residências 6
1 Cálculo de média de acesso à Faculdade (Aluno externo) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2