STUDY ABOARD - ARCHITECTURE: SPAIN

@carlos._dias._

Membro Caloiro
Matrícula
2 Abril 2023
Curso
Arquitetura - Mestrado Integrado
Instituição
Faculdade Arquitetura | Lisboa
Realizei o Ensino Secundário Português num Curso Profissional e realizei o Ensino Secundário Americano num programa Dual recentemente implantado em Portugal. Estou atualmente a estudar Engenharia e Gestão Industrial no IPLeiria, mas definitivamente este não é o meu curso e pretendo mudar. Na altura entrei com as vagas especiais para cursos profissionais, mas agora preciso de fazer o Exame Nacional de Geometria Descritiva para entrar no curso que pretendo.

A decisão ainda não está bem clara, mas considero que iria gostar de fazer uma licenciatura ou mestrado integrado de Arquitetura. Já tenho algumas opções de universidades em Portugal, mas recentemente surgiu-me a ideia de estudar aboard. Fiquei interessado em Espanha, principalmente devido á proximidade e reconhecimento educativo, e já tive a pesquisar alguns cursos, mas para mim aquilo foi uma confusão e é aqui que gostava de ter a vossa ajuda.

Eu vi 4 cursos semelhantes em duas universidades diferentes:

Com a vossa ajuda, queria saber a resposta e a vossa opinião relativamente aos seguintes tópicos:

• O meu intuito e ambição é estudar na FAUL arquitetura. Consideram que é melhor em termos académicos estudar na FAUL ou nas outras universidades anteriormente mencionadas?
  • Aparentemente uma Licenciatura em Estudos de Arquitetura ou Arquitetura em Espanha pode ter 5 anos. Em Portugal é reconhecido como Licenciatura ou como Mestrado Integrado?
  • Com um dos cursos anteriormente mencionados, posso ingressar no mercado de trabalho português na área, ou os mesmos não têm reconhecimento?
  • Como funciona o processo de candidatura em Espanha como aluno português?
  • Necessito de realizar exames espanhóis ou o exame português de geometria descritiva português?

Estes últimos tempos têm sido bastante stressantes devido a toda esta escolha. Já errei uma vez e o medo de errar na escolha uma segunda vez assusta-me bastante. Espero mesmo que me consigam ajudar.

xoxoxo