Subir a média final do secundário

G.Reis

Membro Caloiro
Matrícula
31 Maio 2025
É a primeira vez que escrevo aqui, depois de ver os concelhos todos que dão a outras pessoas com dúvidas que eu mesmo já tive.
Estou no 11o ano, em CeT com BG. Desde o 9o ano que ando com intenções de seguir medicina. Acabei o 9o com tudo cincos exceto francês. Tirei muito boas notas em ambas as provas no fim do 9o ano (Port e Mat). Acabei o 10o com 17.1. Mas desleixei-me no 11o ano, e penso que a média vai descer ainda mais. As disciplinas que mais me afligem para já são o Português (que tenciono anular no 12o e fazer só pelo exame), e Biologia-Geologia (que provavelmente vou acabar no 11o com 14). Estou disposto a esforçar-me no 12o para acabar com pelo menos 18 ou 19. O dilema que me surgiu agora recentemente foi de anular ou não anular Biologia-Geologia (e que se fosse anular, teria de entregar os papeis ao diretor até esta segunda). Isto porque, se tirasse 16, subia para 15. Mas se tirasse mais que 17 ou 18, subia apenas para 16. O objetivo era acabar o secundário pelo menos com 18 e uns trocos. O que seria dificil se não anulasse BG. No entanto, também já reparei que a média nacional para o exame de BG é à volta dos 10 valores. Também considerei repetir o 11o, mas não sei se é possível; e se for, em que condições. Deixo então algumas perguntas:
- É possível repetir o 11o, mesmo tendo positiva a todas as disciplinas?
- É possível repetir apenas algumas disciplinas do 11o, enquanto faço o 12o simultaneamente?
- Se anular alguma disciplina este ano, e fizer só com a nota de exame, tenho apenas este exame para "marcar" a nota, ou tenho mais oportunidades?
- Devo anular BG?
Obrigado em avanço.

Solução
Olá.
Se ainda pretendes seguir medicina, acho que o melhor seria mesmo anular BG, porque para conseguires entrar em Medicina tens de conseguir tirar melhor nota que 14 a BG de qualquer modo, ou seja, ou já tiras uma nota melhor do que a interna (caso no qual mais vale ir a contar só o exame), ou vais ter de repetir o exame de qualquer modo e aí podes aproveitar para fazer melhoria. Não vejo o prejuízo.
Atenção que exames da 2ª fase não podem ser usados como provas de ingresso na 1ª fase, mas melhorias de CFD que realizes na 2ª fase contam na 1ª fase de anos posteriores.
Também considerei repetir o 11o, mas não sei se é possível
Possível é, se o EE e o director concordarem, mas parece-me uma sobrecorrecção. Se estás...
Olá.
Se ainda pretendes seguir medicina, acho que o melhor seria mesmo anular BG, porque para conseguires entrar em Medicina tens de conseguir tirar melhor nota que 14 a BG de qualquer modo, ou seja, ou já tiras uma nota melhor do que a interna (caso no qual mais vale ir a contar só o exame), ou vais ter de repetir o exame de qualquer modo e aí podes aproveitar para fazer melhoria. Não vejo o prejuízo.
Atenção que exames da 2ª fase não podem ser usados como provas de ingresso na 1ª fase, mas melhorias de CFD que realizes na 2ª fase contam na 1ª fase de anos posteriores.
Também considerei repetir o 11o, mas não sei se é possível
Possível é, se o EE e o director concordarem, mas parece-me uma sobrecorrecção. Se estás disposto a perder um ano para melhorar as chances de entrar em Medicina, tens outras opções, como dedicar um ano a fazer melhorias por exame, ou passar um ano no Exército e entrar em Medicina pelo contingente especial.
É possível repetir apenas algumas disciplinas do 11o, enquanto faço o 12o simultaneamente?
Sim, se anulares essa(s) disciplina(s) e não obtiveres aprovação no exame (por falta ou por negativa), desde que sejam 2 ou menos.
- Se anular alguma disciplina este ano, e fizer só com a nota de exame, tenho apenas este exame para "marcar" a nota, ou tenho mais oportunidades?
Se anulares uma disciplina e fores a exame, tens a opção de melhorar a nota repetindo o exame noutra época.

Qualquer questão, dispõe.

Solução
Obrigadíssimo. Não posso alistar-me pois sou insulinodependente. Mas ainda não entendi bem o ultimo ponto (de esta ser a única chance de ter uma boa nota interna, que seria substituida pelo exame).
Se anular a disciplina e for a exame, a nota de frequência do 10o e 11o é substituida pela nota do exame (deste ano). Por favor explica melhor a parte da segunda fase (sei que os exames de 2a fase não podem ser utilizados na 1a fase de ingresso, exceto sob certas circunstancias em que contariam como se tivesse ido à 1a fase). Se eu fizer o exame de BG novamente proximo ano, melhora só a nota do exame, ou tambem a nota de frequência (que foi substituida pelo exame deste ano)?

Se anular a disciplina e for a exame, a nota de frequência do 10o e 11o é substituida pela nota do exame (deste ano). Por favor explica melhor a parte da segunda fase (sei que os exames de 2a fase não podem ser utilizados na 1a fase de ingresso, exceto sob certas circunstancias em que contariam como se tivesse ido à 1a fase). Se eu fizer o exame de BG novamente proximo ano, melhora só a nota do exame, ou tambem a nota de frequência (que foi substituida pelo exame deste ano)?
Então, supõe:
Vais concorrer no ano seguinte.
Anulas a disciplina, vais a exame na 1ª fase. Essa é a tua CFD da disciplina.
Voltas a ir a exame na 2ª fase. Tiras melhor nota. Conta a da 2ª fase como CFD da disciplina, mas não como prova de ingresso na 1ª fase do CNAES (onde conta a 1ª fase).
Voltas a ir a exame na 1ª fase do ano seguinte. Tiras melhor nota. Conta como CFD da disciplina e prova de ingresso.
Voltas a ir a exame na 2ª fase do ano seguinte. Não conta para nada (na 1ª fase do CNAES).
Anulando a disciplina, não tens nota interna. É só exame.
Ficaste esclarecido?

Última edição: