Substituição de Cadeiras

T. Mendes

Membro Caloiro
Matrícula
3 Janeiro 2020
Olá. Sou estudante de primeiro ano no IST mas não entrei no curso que pretendia. Apesar disto no próximo ano é muito facil mudar de curso dentro do IST, sendo que tenho muitas cadeiras de equivalência.

Será que não posso "trocar" uma das cadeiras do próximo semestre por outra que esteja incluída no currículo do curso que pretendo frequentar para o ano?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @T. Mendes
Olá. Sou estudante de primeiro ano no IST mas não entrei no curso que pretendia. Apesar disto no próximo ano é muito facil mudar de curso dentro do IST, sendo que tenho muitas cadeiras de equivalência.

Será que não posso "trocar" uma das cadeiras do próximo semestre por outra que esteja incluída no currículo do curso que pretendo frequentar para o ano?
Não podes simplesmente fazer a inscrição em cadeiras que estejam fora do teu plano curricular. Podes é optar por só te inscrever as disciplinas que forem comuns nos dois cursos, e pedir depois a inscrição em unidades curriculares isoladas (UCI) em outras disciplinas do plano de estudos do outro curso, mas terás de pagar à parte. A candidatura a essas cadeiras custa 100€ (valida com a secretaria se pagas na mesma sendo aluno do Técnico) e depois tens de pagar o proporcional dos créditos que fizeres: Propina (UCI) = Propina do curso em causa x Somatório ECTS/60. Para os alunos externos esse valor ainda é multiplicado por 1,5, pelo que acabas por ter vantagens em fazer UCIs como aluno do Técnico.

Ainda uma coisa que podes explorar é perceber se compensaria, conforme o número de cadeiras que são comuns e nas que queres mesmo fazer a inscrição, passar a tua matrícula para tempo parcial (só poderias fazer metade dos créditos por semestre do teu curso), mas poderias pedir uma redução da propina da tua matrícula "regular". Penso que esse limite não afetaria os créditos em que te inscrevesses em UCIs, dado que são extras que estás a pagar à parte.

T. Mendes

Membro Caloiro
Matrícula
3 Janeiro 2020
Olá. Obrigado pela resposta. No próximo semestre só existe uma cadeira que não é comum aos dois cursos, por isso vou pesquisar acerca das UCI.

Mas mesmo "trocando" uma cadeira por outra com os mesmos créditos posso, no ano seguinte mudar de curso?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa