Substituição de Cadeiras

T. Mendes

Membro Caloiro
Matrícula
3 Janeiro 2020
Olá. Sou estudante de primeiro ano no IST mas não entrei no curso que pretendia. Apesar disto no próximo ano é muito facil mudar de curso dentro do IST, sendo que tenho muitas cadeiras de equivalência.

Será que não posso "trocar" uma das cadeiras do próximo semestre por outra que esteja incluída no currículo do curso que pretendo frequentar para o ano?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @T. Mendes
Olá. Sou estudante de primeiro ano no IST mas não entrei no curso que pretendia. Apesar disto no próximo ano é muito facil mudar de curso dentro do IST, sendo que tenho muitas cadeiras de equivalência.

Será que não posso "trocar" uma das cadeiras do próximo semestre por outra que esteja incluída no currículo do curso que pretendo frequentar para o ano?
Não podes simplesmente fazer a inscrição em cadeiras que estejam fora do teu plano curricular. Podes é optar por só te inscrever as disciplinas que forem comuns nos dois cursos, e pedir depois a inscrição em unidades curriculares isoladas (UCI) em outras disciplinas do plano de estudos do outro curso, mas terás de pagar à parte. A candidatura a essas cadeiras custa 100€ (valida com a secretaria se pagas na mesma sendo aluno do Técnico) e depois tens de pagar o proporcional dos créditos que fizeres: Propina (UCI) = Propina do curso em causa x Somatório ECTS/60. Para os alunos externos esse valor ainda é multiplicado por 1,5, pelo que acabas por ter vantagens em fazer UCIs como aluno do Técnico.