Substituir disciplinas

Rdrigx

Membro
Matrícula
3 Maio 2019
Olá. Encontro me atualmente no 12.º ano e conclui com sucesso todas as minhas disciplinas bienais, no entanto, não tive as notas que esperava. Tentei fazer melhorias às mesma através do exame e não consegui os resultados esperado por tanto, a minha questão é se eu posso realizar um exame de outra disciplina bienal do meu curso que substituísse por exemplo a minha nota de Geografia. Sei que isso é possível para alunos com disciplina por fazer, mas não sei é possível para alunos com a disciplina feita.

Obrigado desde já!

Solução
Olá. Encontro me atualmente no 12.º ano e conclui com sucesso todas as minhas disciplinas bienais, no entanto, não tive as notas que esperava. Tentei fazer melhorias às mesma através do exame e não consegui os resultados esperado por tanto, a minha questão é se eu posso realizar um exame de outra disciplina bienal do meu curso que substituísse por exemplo a minha nota de Geografia. Sei que isso é possível para alunos com disciplina por fazer, mas não sei é possível para alunos com a disciplina feita.

Obrigado desde já!
Olá.
Sim, podes, desde que o faças este ano (no fim do 12.º ano).

Obrigado desde já!
Olá.
Sim, podes, desde que o faças este ano (no fim do 12.º ano).

• Fabulous
Reactions: Rdrigx
Solução
Esta possibilidade ainda se mantém? Se sim, qual é o processo? Inscrevo me no exame de, por exemplo, Espanhol e caso tenha uma melhor nota substitui automaticamente Geografia? Sinto me um bocado perdido ahah
Estás no 12.º ano, certo? Sim, ainda se mantém.
Não é automático, tens de informar, antes da realização do exame, a escola do que tu queres fazer.

• Fabulous
Reactions: Rdrigx
Estás no 12.º ano, certo? Sim, ainda se mantém.
Não é automático, tens de informar, antes da realização do exame, a escola do que tu queres fazer.

Manténs Geografia.

Não é possível um aluno de Humanidades substituir a nota de Geografia com o exame de Inglês (Bienal específica) quando este frequentou a formação geral de Inglês, pois não?

Não é possível um aluno de Humanidades substituir a nota de Geografia com o exame de Inglês (Bienal específica) quando este frequentou a formação geral de Inglês, pois não?
Exactamente, nesse caso não é possível

Há legislação para esse facto? A secretaria da escola está me a bloquear a possibilidade de trocar a disciplina…
10 — A classificação obtida nas disciplinas referidas no número anterior pode contar, por opção do aluno, para efeitos de cálculo da classificação final de curso, desde que: a) A frequência seja iniciada no ano letivo seguinte ao da conclusão do curso; b) As disciplinas integrem o plano curricular do curso concluído e sejam concluídas no período correspondente ao ciclo de estudo das mesmas.
3 — A classificação final em qualquer disciplina pode também obter -se pelo recurso à realização exclusiva, na qualidade de aluno autoproposto, de provas de equivalência à frequência ou de exames finais nacionais, sendo a classificação final, em caso de aprovação, a obtida na prova ou no exame.
https://files.dre.pt/1s/2018/08/15101/0000200018.pdf

• Like
Reactions: Rdrigx and davis
O número 9 do artigo 39º do Capítulo III refere a condição da "conclusão de curso", ou seja, apenas poderia pedir a troca da nota no fim do meu 12º ano? Poderia usar o exame realizado antes do fim do 12º para esse efeito? Peço desculpa tantas questões, apenas estou a tentar ficar 100% consciente acerca do assunto de modo a fundamentar a minha argumentação amanhã nos serviços escolares

O número 9 do artigo 39º do Capítulo III refere a condição da "conclusão de curso", ou seja, apenas poderia pedir a troca da nota no fim do meu 12º ano? Poderia usar o exame realizado antes do fim do 12º para esse efeito? Peço desculpa tantas questões, apenas estou a tentar ficar 100% consciente acerca do assunto de modo a fundamentar a minha argumentação amanhã nos serviços escolares
b) No final do 11.º ano ou do 12.º ano, substituir qual-
quer disciplina bienal da componente de formação especí-
fica por outra bienal da mesma componente de formação
do seu curso em que tenha obtido aprovação;
Esta citação é que se aplica no teu caso.

Olá. Podem confirmar-me se esta possibilidade ainda está vigente, por favor? Estou no 12º ano (Línguas e Humanidades), frequentei Geografia A (10º e 11º anos, 16 valores) e pretendo realizar o Exame de Espanhol-547 por forma a substituir essa disciplina, quer a efeitos de cálculo da classificação final do secundário, quer para o acesso à Universidade.
No entanto, a minha Escola diz que não é possível e exige a legislação específica para isso. São o art. 15º, 1 b, da Portaria nº 226-A/2018 ("No final do 11.º ano ou do 12.º ano, substituir qualquer disciplina bienal da..."); e o art. 15º, 3, da portaria nº 243/2012 ("A classificação final em qualquer disciplina pode também obter-se pelo recurso...")? Obrigado desde já!

Olá. Podem confirmar-me se esta possibilidade ainda está vigente, por favor? Estou no 12º ano (Línguas e Humanidades), frequentei Geografia A (10º e 11º anos, 16 valores) e pretendo realizar o Exame de Espanhol-547 por forma a substituir essa disciplina, quer a efeitos de cálculo da classificação final do secundário, quer para o acesso à Universidade.
No entanto, a minha Escola diz que não é possível e exige a legislação específica para isso. São o art. 15º, 1 b, da Portaria nº 226-A/2018 ("No final do 11.º ano ou do 12.º ano, substituir qualquer disciplina bienal da..."); e o art. 15º, 3, da portaria nº 243/2012 ("A classificação final em qualquer disciplina pode também obter-se pelo recurso...")? Obrigado desde já!
Olá.
Correto.

• Love
Reactions: JOSE REGO