Sugestão - Saúde Mental

Matrícula
16 Janeiro 2021
Curso
Sociologia
Instituição
ISCTE-IUL
Olá!
Não estou na Uniarea há muito tempo mas tenho adorado o que já vi desta incrível comunidade; contudo, tenho uma sugestão para os moderadores.
Acho que, se possível, devia ser criado um fórum (sério e moderado) sobre saúde mental para que estudantes que queiram falar com alguém possam ir para o fórum e ter uma área dedicada somente a esse assunto.
Claro, obviamente que não estou a dizer que vai ser um fórum a dar ajudar profissional, mas estou a dizer que devia de haver uma área dedicada ao assunto para estudantes que queiram partilhar experiências e acontecimentos que envolvam saúde mental, quer seja com o propósito de dar dicas e ajudar alguém a passar por uma situação semelhante, quer seja para desabafar e ter uma comunidade pronta a ouvir.
Peço desculpa se a minha sugestão não é muito clara.
Muito obrigado a quem ler tudo e continuação de um bom dia

Linha SOS voz amiga. Linha de apoio emocional e prevenção ao suicídio: 800 209 899

Linha do Serviço de Informação às Vítimas de Violência Doméstica: 800 202 148

Linha SOS Droga: 1414

Linha SOS – Deixar de fumar: 808 208 888

SOS Estudante : Zoom ID: 864 9928 3163

Olá!
Não estou na Uniarea há muito tempo mas tenho adorado o que já vi desta incrível comunidade; contudo, tenho uma sugestão para os moderadores.
Acho que, se possível, devia ser criado um fórum (sério e moderado) sobre saúde mental para que estudantes que queiram falar com alguém possam ir para o fórum e ter uma área dedicada somente a esse assunto.
Claro, obviamente que não estou a dizer que vai ser um fórum a dar ajudar profissional, mas estou a dizer que devia de haver uma área dedicada ao assunto para estudantes que queiram partilhar experiências e acontecimentos que envolvam saúde mental, quer seja com o propósito de dar dicas e ajudar alguém a passar por uma situação semelhante, quer seja para desabafar e ter uma comunidade pronta a ouvir.

Linha SOS voz amiga. Linha de apoio emocional e prevenção ao suicídio: 800 209 899

Olá! 🤗

Acho que o que querias dizer era ser criada uma secção só para coisas relacionadas com a saúde mental e não um "fórum" em si (isso seria impossível, de momento). Assim sendo, não discordo que fosse criada uma secção em Outros > Saúde Mental e fossem aí colocados tópicos que procuram aconselhamento ou que simplesmente querem desabafar (inclusive, temos já alguns tópicos que encaixam nessa temática, deixo aqui um exemplo: A frágil saúde mental de um estudante: desabafos, depressão, ansiedade, ataques de pânico...).

No entanto, a única pessoa que pode criar essa mesma secção é o @davis e não a moderação. A única coisa que poderei fazer depois é mover para essa secção os tópicos apropriados, para que seja mais fácil navegar dentro do assunto e para que as pessoas comecem a colocar os seus tópicos na secção adequada.

Não sei o que a restante moderação pensa sobre o assunto, mas não discordo com a tua sugestão (reforçando sempre que não é trabalho da moderação responder a desabafos, mas há sempre pessoas a responder por todo o tipo de tópicos, nunca substituindo o acompanhamento profissional). Obrigada!

Olá! 🤗

Acho que o que querias dizer era ser criada uma secção só para coisas relacionadas com a saúde mental e não um "fórum" em si (isso seria impossível, de momento). Assim sendo, não discordo que fosse criada uma secção em Outros > Saúde Mental e fossem aí colocados tópicos que procuram aconselhamento ou que simplesmente querem desabafar (inclusive, temos já alguns tópicos que encaixam nessa temática, deixo aqui um exemplo: A frágil saúde mental de um estudante: desabafos, depressão, ansiedade, ataques de pânico...).

No entanto, a única pessoa que pode criar essa mesma secção é o @davis e não a moderação. A única coisa que poderei fazer depois é mover para essa secção os tópicos apropriados, para que seja mais fácil navegar dentro do assunto e para que as pessoas comecem a colocar os seus tópicos na secção adequada.

Não sei o que a restante moderação pensa sobre o assunto, mas não discordo com a tua sugestão (reforçando sempre que não é trabalho da moderação responder a desabafos, mas há sempre pessoas a responder por todo o tipo de tópicos, nunca substituindo o acompanhamento profissional). Obrigada!
Olá!
Sim, peço desculpa pelo uso dos termos incorretos,
era exatamente isso que queria dizer.
Obrigado eu e continuação de um bom trabalho!

• Like
Reactions: Alfa
Olá!

Antes de tudo obrigado pela sugestão, especialmente num tema que tem vindo a ganhar relevância e destaque.

É uma área que temos explorado mais nos últimos anos, chamando à atenção para a mesma com vários artigos que temos publicado no site de iniciativas e estudos na área, bem como com publicações diversas nas redes sociais.

Embora numa primeira leitura até ache a ideia interessante, depois de ter pensado um pouco melhor estou mais inclinado à não criação da secção sugerida. Isto porque:
1) Acho que criar uma secção sobre saúde mental, não sendo esse o tema do fórum, e não garantindo que vamos ter cá profissionais a responder a esses tópicos, pode passar a ideia errada que o Uniarea é o lugar ideal para procurar ajuda, que na minha opinião não é.
2) Ligado à questão acima, acho quem a usasse como essa tal primeira linha de ajuda, poderia estar a atrasar o pedido de ajuda que deveria ter sido feito a um profissional da área.
3) Não havendo profissionais da área a dar resposta, poderia encher-se de achismos e de conselhos que podem ser algo perigosos.

No entanto, acho que poderia ser uma secção interessante para a divulgação das linhas de apoio, dos projectos que há nesta área e de experiências pessoais. E nesse sentido, poderia ser útil, mas penso que isso pode ser feito num tópico no Geral.

Gostava, no entanto, de ouvir o que outras pessoas da comunidade têm a dizer relativamente a esta sugestão. Se houver um maior número de utilizadores a apoiar a iniciativa não ponho qualquer objeção a que seja posta em prática.

Antes de tudo obrigado pela sugestão, especialmente num tema que tem vindo a ganhar relevância e destaque.

É uma área que temos explorado mais nos últimos anos, chamando à atenção para a mesma com vários artigos que temos publicado no site de iniciativas e estudos na área, bem como com publicações diversas nas redes sociais.

Embora numa primeira leitura até ache a ideia interessante, depois de ter pensado um pouco melhor estou mais inclinado à não criação da secção sugerida. Isto porque:
1) Acho que criar uma secção sobre saúde mental, não sendo esse o tema do fórum, e não garantindo que vamos ter cá profissionais a responder a esses tópicos, pode passar a ideia errada que o Uniarea é o lugar ideal para procurar ajuda, que na minha opinião não é.
2) Ligado à questão acima, acho quem a usasse como essa tal primeira linha de ajuda, poderia estar a atrasar o pedido de ajuda que deveria ter sido feito a um profissional da área.
3) Não havendo profissionais da área a dar resposta, poderia encher-se de achismos e de conselhos que podem ser algo perigosos.

No entanto, acho que poderia ser uma secção interessante para a divulgação das linhas de apoio, dos projectos que há nesta área e de experiências pessoais. E nesse sentido, poderia ser útil, mas penso que isso pode ser feito num tópico no Geral.

Gostava, no entanto, de ouvir o que outras pessoas da comunidade têm a dizer relativamente a esta sugestão. Se houver um maior número de utilizadores a apoiar a iniciativa não ponho qualquer objeção a que seja posta em prática.
Muito obrigado eu por ter lido a sugestão.
Entendo que a criação de tal secção pode vir a trazer achismos, eis eu ter destacado a parte da moderação forte (não sei é se é possível fazer tal moderação ou se me estou a fazer entender a minha ideia de moderação, mas é basicamente bloquear todo o tipo de achismos, dicas não comprovadas cientificamente e ter um conjunto de regras que esclareça esse tipo de coisa, basicamente moderado para que não se torne numa linha psicológica/psiquiátrica mas sim num secção em que as pessoas podem casualmente vir falar dos seus problemas, obviamente que com isto acho que nas regras deve vir algo do género "caso precises mesmo de ajuda não hesites a procurar ajuda profissional, esta secção não serve de ajuda profissional mas sim de uma secção para as pessoas conversarem sobre os seus problemas e as experiências").
Peço desculpa se não está muito claro ou se é irrealista, mas deixo aí a minha sugestão.
mais uma vez, profundamente agradecido por ter lido.

• Like
Reactions: davis
Olá! Penso que a iniciativa em si tem bastante valor e pensar sobre a saúde mental - estar atento aos outros, a nós mesmos, reconhecer sinais de alerta - traz de certeza um benefício acrescido. Por isso mesmo, acho que num fórum como este faz mais sentido que se evidenciem as principais redes de apoio, explicar, por exemplo, como se pode marcar uma consulta de psicologia, divulgar o papel do Médico de Família neste processo (que muitos desconhecem), etc.

A partilha de experiências num fórum aberto, a meu ver, tem o problema dos tais achismos e também o facto de as pessoas se estarem, de certo modo, a expôr algum problema íntimo num local onde isso poderá não ser inconsequente.

Parece uma ideia interessante. Contudo, diria que seria mais acertado para assuntos como crises existenciais e outros problemas pessoais, não depressões e coisas mais graves.

EDIT: Para quem se sentisse à vontade de falar disto a desonhecidos, claro. Não se pode é esquecer que os conselhos dados à pessoas são meramente subjetivos e não são absolutos de nenhuma forma.

Bem, eu já tinha visto este tópico por aqui e encontrei-o novamente durante o fim-de-semana. Estive a pensar no assunto e se deveria dizer alguma coisa aqui...

Depois do que li, eu acabo por concordar com o que o @davis diz e pelas razões que ele menciona; acho que se eventualmente quisessem avançar com a ideia, talvez começar de outra forma. Eu estive à volta, quer do fórum, quer do site. Há tópicos do género como aquele que a @Ariana_ (aliás, era o tópico que ela mencionou mais uns três ou quatro que por aí vi), onde o objetivo dos mesmos parecia-me ter forma de se desabafar sobre algumas coisas do quotidiano e alguma entreajuda, ou por aí. Há também artigos no site acerca do tema...

A minha sugestão não seria passar logo para uma secção ou subsecção acerca do assunto, mas talvez aproveitar aquela parte direita que encontramos, assim que entramos no fórum (estão a ver a parte onde aparecem as últimas mensagens, membros online e até mesmo os aniversariantes do dia?) para algo mais informativo: não sei, talvez reservar parte dessa ala para a divulgação, ou destaque, como queiram, dos contactos que o @Sérgio Andrade meteu aqui, ou de informações que alguns projectos/associações/páginas/etc. metem a respeito do assunto, ou...

Não sei se incluiria aqui os artigos que aqui já foram publicados, mas aqui deixo a sugestão. Não sei o que acham. ¯\_(ツ)_/¯

• Like
Reactions: davis and Ariana_