Suposições Exame Nacional de Português 2019

Dos conteúdos comuns aos dois programas, o que é que supõem que irá sair, este ano, no Exame?

• Total voters
    359
Eu já não estou neste capítulo, mas porque não sair Eça num ano em que ninguém o espera? 😋

• Like
Reactions: joanafsousa
Em que parte do exame achas que poderá sair? Visto que saiu para análise no ano passado e, por norma, não repetem.
Os conteúdos mais prováveis de sair na parte A do Grupo I do exame são Ortónimo, Álvaro de Campos (2ª ou 3ª fase) e Saramgo (sendo pouco provável (mas não impossível) sair outra vez Ricardo Reis, o que não tira a possibilidade de sair Reis na parte C).

• Like
Reactions: stoptheworld
Boa tarde!
Frequentei um curso profissional, tendo terminado no ano passado.

Este ano vou concorrer ao ensino superior. Para tal, vou realizar o exame de biologia e português.

O meu foco é o exame de português, uma vez que é a prova de ingresso requerida para o curso que pretendo seguir.
Estudei e analisei todos as obras mencionadas no programa e metas curriculares.
No entanto, nesta fase de revisão, pretendo dar ênfase ao estudo das obras que normalmente saem, ou poderão sair, deixando um pouco “de lado” aquelas que não têm tanta importância.
Apesar de saber que ninguém consegue adivinhar (infelizmente 👎) o que vai ou não sair, gostava que alguém que frequente (ou frequentou) o ensino regular e esteja mais acompanhado nesta disciplina me desse uma ajudinha nesse sentido: que obras merecem especial atenção.

Obrigada 🙂

Boa tarde!
Frequentei um curso profissional, tendo terminado no ano passado.

Este ano vou concorrer ao ensino superior. Para tal, vou realizar o exame de biologia e português.

O meu foco é o exame de português, uma vez que é a prova de ingresso requerida para o curso que pretendo seguir.
Estudei e analisei todos as obras mencionadas no programa e metas curriculares.
No entanto, nesta fase de revisão, pretendo dar ênfase ao estudo das obras que normalmente saem, ou poderão sair, deixando um pouco “de lado” aquelas que não têm tanta importância.
Apesar de saber que ninguém consegue adivinhar (infelizmente 👎) o que vai ou não sair, gostava que alguém que frequente (ou frequentou) o ensino regular e esteja mais acompanhado nesta disciplina me desse uma ajudinha nesse sentido: que obras merecem especial atenção.

Obrigada 🙂
Deves dar ênfase às obras comuns aos dois programas. Caso não saibas quais são, visita o tópico "Exame de Português 2019" que estão lá nos comentários.

• Like
Reactions: arvc
Na minha opiniao poderá sair algo ligado com a sophia de mello breyner por causa do centenário deste ano
A minha stora referiu isso, mas ela disse que era muito improvável por duas razões: Em primeiro lugar, julgo que já ninguém dá sophia no secundáro. Pelo menos, eu não dei. Depois, a única vez em que saiu um poema de sophia as notas foram desastrosas, o poema era muito complicado.

A minha stora referiu isso, mas ela disse que era muito improvável por duas razões: Em primeiro lugar, julgo que já ninguém dá sophia no secundáro. Pelo menos, eu não dei. Depois, a única vez em que saiu um poema de sophia as notas foram desastrosas, o poema era muito complicado.

Mesmo assim poderá sair um texto de Sophia ou de Jorge de Sena porque after all o que interessa é a análise.

Olá, de que forma é que falamos das caraterísticas do autor (jose saramago)?
Baseamo-nos no ano da morte de Ricardo Reis?
Tens várias, como a reprodução do discurso através da utilização da vírgula e letra maiúscula ou a presença de um narrador crítico.