Suposições Exame Nacional de Português 2019

Dos conteúdos comuns aos dois programas, o que é que supõem que irá sair, este ano, no Exame?

• Total voters
    359
No caso de sair Eça quais seriam as temáticas abordadas?
Eu penso que se sair Eça, poderá sair as características do autor e o contexto literário em que ele está inserido (Realismo/Naturalismo) e também todos aqueles acontecimentos que marcaram a época (A Questão Coimbrã e a Geração de 70), mas não tenho a certeza em relação a isso.
Se sair alguma obra será "Os Maias" penso eu. Eu ao estudar a obra estou a dar mais importância aos episódios representativos, os episódios que contém críticas sociais, nomeadamente o episódio no hipódromo ou o jantar no Hotel Central.

• Like
Reactions: Nery
Eu penso que se sair Eça, poderá sair as características do autor e o contexto literário em que ele está inserido (Realismo/Naturalismo) e também todos aqueles acontecimentos que marcaram a época (A Questão Coimbrã e a Geração de 70), mas não tenho a certeza em relação a isso.
Se sair alguma obra será "Os Maias" penso eu. Eu ao estudar a obra estou a dar mais importância aos episódios representativos, os episódios que contém críticas sociais, nomeadamente o episódio no hipódromo ou o jantar no Hotel Central.
Creio que o mais importante seja a temática da educação e a crónica de costumes. Mas tens ainda a descrição do real e o papel das sensações, os valor simbólico dos espaços, as características trágicas e os relacionamentos amorosos de Carlos da Maia ou Ega.

• Like
Reactions: Nery
Creio que o mais importante seja a temática da educação e a crónica de costumes. Mas tens ainda a descrição do real e o papel das sensações, os valor simbólico dos espaços, as características trágicas e os relacionamentos amorosos de Carlos da Maia ou Ega.
Obrigado por me lembrares de uma ou duas coisas que ainda não tinha estudado. A sério. 😅

• Like
Reactions: joaofranco1906
Isso é muito rebuscado. Aliás, não tens grande dimensão crítica no Ano da morte de Ricardo Reis. Tens as representações do século XX, Representações do Amor, Deambulação Geográfica e Intertextualidade com Pessoa, Cesário Verde e Camões.
Um pequeno detalhe: só porque não aparece nos subtítulos do manual, não significa que a obra não tenha uma dimensão crítica. Depreende-se é que o aluno já consiga identificar essa mesma dimensão, nem que seja nas pequenas ironias que Saramago faz com a ditadura 😉
Acabei de verificar e efetivamente não faz parte do programa (http://www.dge.mec.pt/sites/default...a_metas_curriculares_portugues_secundario.pdf) portanto retiro a minha suposição sobre sair Sophia de Mello Breyner. Os poetas contemporâneos do programa são: Miguel Torga, Jorge de Sena, Eugénio de Andrade, Alexandre O’Neill, António Ramos Rosa, Herberto Helder, Ruy Belo, Manuel Alegre, Luiza Neto Jorge, Vasco Graça Moura, Nuno Júdice, Ana Luísa Amaral.
Lusíadas e Mensagem aparecem bastante por isso duvido que saiam este ano
Mesmo não estando no programa novo, no antigo ainda constava na lista e poderá sair. Agora lá está, há um conjuntode características gerais dos poetas contemporâneos- essas devem ser conhecidas. Particularmente, pedir-te-ão aquilo que se consegue depreender do texto.
Olá pessoal nesta frase " se a tanto me ajudar o engenho e arte" onde está presente o uso do condicional ?
Post automatically merged:

Pessoal o que é o tom critico-satirico?
O uso do condicional está presente no facto de ser utilizada a partícula "se", que expressa uma condição. Camões só poderá escrever Os Lusíadas "se a tanto me ajudar o engenho e a arte".

O que fazer no dia antes do exame? 😬😬
Olá! Tudo depende do que achares necessário. Se já estudaste tudo e te sentes minimamente confortável com as revisões, podes rever uma última vez ou descansar um pouco no dia anterior, fazendo algo que te relaxe, mas que não te retire a concentração.
Eu sentia mais necessidade de verificar a minha gramática, então na véspera revi gramática e descansei.

Quanto tempo se deve deixar para a composição? Acham que se deve fazer diretamente na folha de exame ou fazer um rascunho?
Têm sugestões para não errar as escolhas múltiplas do grupo 2?
Desculpem a quantidade de perguntas! 😅

O que fazer no dia antes do exame? 😬😬
Rever cenas, treinar gramática... Ou então nada, ir passear ou ver uma série. 😂

Quanto tempo se deve deixar para a composição? Acham que se deve fazer diretamente na folha de exame ou fazer um rascunho?
Na minha opinião, fazer a composição toda na folha de rascunho ocupa bastante tempo que pode ser precioso. Eu fazia só a estrutura geral do que ia falar e alguns tópicos no rascunho e depois ia escrevendo diretamente na folha de resposta (mas isso talvez também dependa do à vontade que tens com a escrita).

• Like
Reactions: Nery and Mmmgui
Eu penso que a composição é algo que dura perto de meia-hora no exame. Os rascunhos costumam fazer com que percas demasiado tempo, o teu rascunho deverá ser apenas uns tópicos que sabes que queres escrever, organizados mais ou menos. Eu sempre escrevi diretamente no papel, então rascunhava esses tópicos e começava a escrever, contabilizando as palavras conforme ia desenvolvendo os meus tópicos/parágrafos.

Para não errar as escolhas múltiplas, a minha dica é que leias as perguntas com atenção e tentes eliminar as outras opções até só sobrar uma.

• Like
Reactions: Mmmgui
Rever cenas, treinar gramática... Ou então nada, ir passear ou ver uma série. 😂

Na minha opinião, fazer a composição toda na folha de rascunho ocupa bastante tempo que pode ser precioso. Eu fazia só a estrutura geral do que ia falar e alguns tópicos no rascunho e depois ia escrevendo diretamente na folha de resposta (mas isso talvez também dependa do à vontade que tens com a escrita).
Eu penso que a composição é algo que dura perto de meia-hora no exame. Os rascunhos costumam fazer com que percas demasiado tempo, o teu rascunho deverá ser apenas uns tópicos que sabes que queres escrever, organizados mais ou menos. Eu sempre escrevi diretamente no papel, então rascunhava esses tópicos e começava a escrever, contabilizando as palavras conforme ia desenvolvendo os meus tópicos/parágrafos.

Para não errar as escolhas múltiplas, a minha dica é que leias as perguntas com atenção e tentes eliminar as outras opções até só sobrar uma.
Obrigada pelas dicas! 🤗🍀🙏🏼

• Like
Reactions: Blasty
O que acham mais importante saber sobre saramago sabendo que há grande possibilidade de sair?

Boas malta!
O que acham que sai naquela "parte c" maldita do exame de português? xD No ano passado saiu algo relacionado com Mensagem e Lusíadas se não me engano...

Boas malta!
O que acham que sai naquela "parte c" maldita do exame de português? xD No ano passado saiu algo relacionado com Mensagem e Lusíadas se não me engano...
Eu estou a investir no Sebastianismo, representações do amor, figuras femininas e os heterónimos de Pessoa.

Boas malta!
Muito sinceramente há uma forte probabilidade de calhar Saramago este ano. E para ser sincera, no texto c, uma boa temática era relacionar a parte de deambulação de RR e Cesário Verde, têm muitos pontos em comum...