Suposições Exame Nacional de Português 2019

Dos conteúdos comuns aos dois programas, o que é que supõem que irá sair, este ano, no Exame?

• Total voters
    359
Sim, costuma sair sempre um cântico com a respetiva reflexão.
O valor habitual é uma ação que se faz desde sempre, sem período de tempo, embora tenhas exceções, como por exemplo: " Ao Sábado, todos vão almoçar fora.". Neste caso, desde sempre que eles vão todos os sábados almoçar fora, entendes?
No valor iterativo, uma ação é realizada frequentemente num determinado período de tempo, p.ex. : "Ultimamente, eles têm ido almoçar fora.". Ora, se repares, não é bem a mesma coisa. Enquanto que no habitual eles almoçam fora desde sempre, no iterativo eles só começaram a almoçar fora num determinado período de tempo, "ultimamente".
Se tiver muito confuso, eu tenho clarificar melhor.
A explicação está perfeita.
Obrigado.
Os exemplos do livro de preparação para exame não são definitivamente os melhores..

• Like
Reactions: Afonso Ramos
O sebastianismo em Frei de Luís de Sousa é caracterizado como sendo catastrófico e destruidor, o regresso de D.Sebastião é interpretado pelo romeiro, D. João de Portugal que virá a ser a "causa" da morte de Maria, e confirmação das premonições de Madalena, que algo mau virá derivado da sua infidelidade.

O sebastianismo na Mensagem é símbolo de esperança, mudança,poder, que a construção do quinto império poderá realmente vir a acontecer, apenas precisam de alguém com as mesmas características que D. Sebastião, a sua ganância, sua coragem, e sua "loucura", que honrem o mito, o sonho português, que honrem as realizações predestinadas.

Attachments

• 9ACADCBB-B052-42A3-90FF-7FD72FD61322.jpeg
    9ACADCBB-B052-42A3-90FF-7FD72FD61322.jpeg
    181.1 KB · Visitas: 65
Aposto que o exame vai ter um Grupo I, de Educação Literária, um Grupo II, com interpretação + gramática e um Grupo III para redigir um texto.
Visto que é o centenário de tudo e mais alguma coisa, aposto que o IAVE vai conspirar e colocar tudo 🤗

Dito isto, boa sorte ao pessoal que vai fazer exame, jokes aside ☺
Post automatically merged:

Só espero que não tenha aquelas perguntas difíceis como "Nome" "Número de CC" "Número de páginas" 😅
Lamento desapontar, mas essas são mesmo as MAIS prováveis de sair, de acordo com tarólogos confiáveis.

Aposto que o exame vai ter um Grupo I, de Educação Literária, um Grupo II, com interpretação + gramática e um Grupo III para redigir um texto.
Já vi que tens uma vizinha que a tia tem uma cunhada que trabalha no supermercado em frente aos escritórios do Iave.

Já vi que tens uma vizinha que a tia tem uma cunhada que trabalha no supermercado em frente aos escritórios do Iave.
Não, os meus pais são do IAVE, de acordo com um individuo que já frequentou estes lados. E, bem, tem razão...

O ano passado o Grupo C foi essencialmente sobre o sebastianismo de uma certa forma por isso acho que não seja o caso. O mais provável deve ser a mulher/sentimento amoroso ou algo que diverge mais desse tema.

Qual é a grande diferença entre o Sebastianismo de Frei Luís de Sousa e o da Mensagem!?

Vou ver se consigo explicar. Se me enganar alguém me corrija, pois não quero levar ninguém a cometer erros.

No "Frei Luís de Sousa", o Sebastianismo prende-se com o regresso físico de D. Sebastião para restaurar a independência que tinhamos entretanto perdido para os Espanhóis (é Maria quem mais acredita no regresso do rei). No entanto, o mito sebastianista "aparece" não com a chegada de D. Sebastião, mas sim com a chegada do Romeiro/D. João de Portugal (neste caso era Telmo quem mais acreditava no regresso de D. João de Portugal), chegada essa que acabou em tragédia com a morte para o mundo material de D. Madalena e Manuel de Sousa Coutinho e com a morte física de Maria. Almeida Garret pretende assim criticar aqueles que anseiam um futuro melhor mas nada fazem para que ele se concretize.

Por outro lado, na "Mensagem", o mito do sebastianismo não está associado ao regresso físico de D. Sebastião pois isso seria impossível dados mais de 300 anos que tinham passado desde a Batalha de Alcácer Quibir. Nesta obra, o sebastianismo remete para a vinda de alguém com as mesmas características de D. Sebastião (ambição, espírito ambicioso, "louco" como lhe chamava Pessoa embora nos sentido positivo) para reestabelecer a grandiosidade da nação portuguesa através da constituição do Quinto império (um império espíritual). Assim sendo, a obra remete para a figura mítica de D. Sebastião.

Espero ter conseguido ajudar

Estava aqui a dar uma última revisão na gramática e deparei-me os Processos fonológicos, mais precisamente com a alteração de segmentos: Sonorização, Polarização.... etc etc.
Estudaram isso?

Estava aqui a dar uma última revisão na gramática e deparei-me os Processos fonológicos, mais precisamente com a alteração de segmentos: Sonorização, Polarização.... etc etc.
Estudaram isso?

Não. Só sei os de queda e os de inserção e vá lá vá lá. Também não acredito que saia e se sair não devem meter um muito difícil, digo eu...

Alguém me consegue explicar a crítica em Cesário verde ?
Em Cesário Verde temos uma crítica a sociedade e a mulher, que estão interligados.
A cidade é um local de morte, tristeza, falsidade, desumanidade, artificialidade e sem harmonia, um local em que a burguesia é próspera.
E nesta, pertence a mulher fatal, que é uma mulher elegante, e de classes sociais elevadas, esta despreza as classes sociais inferiores e o " eu" pertence a uma classe inferior. Este foi seduzido com facilidade por tal mulher, que logo o humilhou.

Por contraste, temos os campos, locais cheios de vitalidade, saúde, harmonia, valores igualitários, em que o Homem dominava a Agricultura e a Natureza. Nesta encontramos a mulher ideal que é símbolo de pureza, bondade, ingenuidade, verossímil, inocência, a qual causa um efeito no sujeito poético, este sente necessidade de a proteger, ser sincero com ela, sente que a precisa de a conquistar.