Suposições Exame Nacional de Português 2019

Dos conteúdos comuns aos dois programas, o que é que supõem que irá sair, este ano, no Exame?

• Total voters
    359
Em relação a Camões lírico, alguém me pode explicar a diferença da mulher renascentista e tradicional ?

A tradicional pertence a qualquer classe social, normalmente ao povo e está no mesmo meio social que o sujeito poético. É "bela", "encantadora" e entre ela e o sujeito poético existe a possibilidade de um relacionamento físico.

Deduzindo que a mulher renascentista seja o dos sonetos (medida nova), normalmente é de uma classe elevada (nobreza, coroa ou aristocracia), é por isso uma mulher palaciana de "pele clara", "olhos claros", "loura"... O sujeito poético é submisso a ela e por isso não existe a hipótese de um relacionamento físico, havendo apenas um amor platónico.

• Like
Reactions: Inêsbrito
Já que temos de saber as críticas de todos, alguém me explica por alto em que consiste a crítica dos maias e se é muito provavelmente saírem no exame ?

Eu tenho um presentimento que vai sair algo sobre Cesário Verde.Oxalá que sim. Sobre os Maias, bem, pode sair. Uma pessoa disse que era muito importante, por isso... Aposta. Mas também deverá ser algo leviano.

Já que temos de saber as críticas de todos, alguém me explica por alto em que consiste a crítica dos maias e se é muito provavelmente saírem no exame ?
Consiste numa crítica de costumes aos comportamentos da sociedade aristocrata lisboeta do século XIX. Não obstante, surge uma crítica, de igual modo, à educação tradicional portuguesa, que é comparada à educação inglesa.

• Like
Reactions: Inêsbrito
Até correu bem. O que gostei menos foi mesmo da parte A do grupo I. A pergunta 3 foi a que menos gostei.
Segundo uma professora da minha escola, acertei o grupo II todo.

(Versão 1)
1. D
2. B
3. C
4. C
5. D
6. a) Complemento do nome, b) Complemento direito
7. Modalidade deôntica com valor de obrigação
(Versão 1)
1. D
2. B
3. C
4. C
5. D
6. a) Complemento do nome, b) Complemento direito
7. Modalidade deôntica com valor de obrigação
Até correu bem. O que gostei menos foi mesmo da parte A do grupo I. A pergunta 3 foi a que menos gostei.
Segundo uma professora da minha escola, acertei o grupo II todo.

Se não for dar muito trabalho, consegues acrescentar a resposta? É que eu tenho a versão 2

4. C?

Não me parece que seja uma metáfora...posso estar enganado mas coloquei a D.

Também estive na dúvida, mas a tal professora diz que são duas metáforas.
Post automatically merged:

Se não for dar muito trabalho, consegues acrescentar a resposta? É que eu tenho a versão 2

Agora não tenho aqui o enunciado. Talvez mais tarde possa fazê-lo.
Post automatically merged:

E no sermao o que metes-te

a) 1, b) 4, se não me engano.

• Like
Reactions: arvc