Suposições Exame Nacional de Português 2020

Valentina Guedes

Membro Veterano
Matrícula
8 Março 2017
Curso
Comunicação e Media
Instituição
IPLeiria - ESECS
Vou fazer Exame de Pt como Prova de Ingresso para tentar entrar no Curso de Jornalismo no Politécnico de Lisboa. Alguém tem suposições para o Exame de Pt? Acho que o que vou ter mais dificuldade é a Parte C.
(Venho do Profissional)

Última edição:
Olá. Eu também vou fazer o exame PT como externa. Tirei um curso EFA a distância para concluir o 12ºano (moro em Espanha desde que nasci) com a finalidade de melhorar o meu português e penso que foi uma complicação porque agora é melhor que faça os exames nacionais do que a selectividade española, pois não fiz o bachillerato. Agora estou mesmo perdida, e vejo dificuldade em todos os grupos. Além disso penso que estou a enforcar-me mais nas obras do que na gramática. E tenho um medo horrível de ter de explicar um texto porque sinto-me pobre em palavras e expresso-me muito mal.

Há vários professores que dizem que saíram indicações que não irão sair no exame os seguintes autores:
- Gil Vicente
- Fernão Lopes
- Bernardo Soares

É verdade?

É isto que sai!!

A imagem do 10º ano é diferente porque sai o programa antigo
Post automatically merged:

É isto que sai!!

A imagem do 10º ano é diferente porque sai o programa antigo
Há coisas que tens no link que não vão sair, porque existem as AE´S (aprendizagens essenciais)

Attachments

• 3.png
    3.png
    59.4 KB · Visitas: 203
  • 2.png
    2.png
    84.7 KB · Visitas: 198
  • 1.png
    1.png
    19.7 KB · Visitas: 177
Podem sair poetas contemporâneos não podem? Miguel Torga, Eugénio de Andrade, Ana Luísa Amaral etc.

A prova modelo que está a circular pelo fórum é muito boa, mas não foi feita pelo IAVE! Devemos ter isso em conta.
Podem sair poetas contemporâneos não podem? Miguel Torga, Eugénio de Andrade, Ana Luísa Amaral etc.
Eu afixei o que poderia sair mais acima, sim podem

Penso que este ano não saia nem o Sermão nem Camões, saiu muito nos anos passados... Aposto em Saramago / Mensagem
Frei Luís, sinto que sim

A prova modelo que está a circular pelo fórum é muito boa, mas não foi feita pelo IAVE! Devemos ter isso em conta.
Mas não deve divergir muito, na primeira parte é que não acredito que haja 3 textos para escolher qual queremos, parece-me muito

• Like
Reactions: Mafalda_
Saramago não sai só na parte C? Como há pessoas que deram Memorial do Convento e outros "O Ano da Morte de Ricardo Reis", lembro-me de ouvir o meu professor dizer, no ano passado, que provavelmente eles só colocariam Saramago na parte C devido à critica social, o estilo de escrita e etc.. Posso estar errada, ter mudado ou nunca ter sido assim 😅

• Like
Reactions: Valentina Guedes
Alguém acredita que possa sair Os Maias?
Não, porque penso que tinham de dar a escolha entre Os Maias e A Ilustre Casa de Ramires, ou seja, além do trabalho que vai dar fazer o exame com perguntas opcionais duvido que vaiam meter temas que variam consoante os temas lecionados, tal como os Maias e Amor de Perdição ( por exemplo, há escolas que dão o Amor de Perdição, outras dão As Viagens à Minha Terra e outras dão A Abóbada ).
Eu aposto em
A- Lusíadas ou Álvaro de Campos
B - Frei Luís de Sousa ou algum conto

Na composição, creio que será algo relacionado à poluição ou superpovoamento.

Não, porque penso que tinham de dar a escolha entre Os Maias e A Ilustre Casa de Ramires, ou seja, além do trabalho que vai dar fazer o exame com perguntas opcionais duvido que vaiam meter temas que variam consoante os temas lecionados, tal como os Maias e Amor de Perdição ( por exemplo, há escolas que dão o Amor de Perdição, outras dão As Viagens à Minha Terra e outras dão A Abóbada ).
Eu aposto em
A- Lusíadas ou Álvaro de Campos
B - Frei Luís de Sousa ou algum conto

Na composição, creio que será algo relacionado à poluição ou superpovoamento.
Os contos são 3, se fossem os contos seria na primeira parte para escolher um deles A1, A2, A3. Tal como a prova-modelo. E a gramática? Será que vai ser escolha múltipla?
O Sermão pode sair na parte C, há muito para falar. Mas pelas cotações, a parte C será uma pergunta opcional.

Última edição: