Susto por causa de um rumor sobre a ficha ENES -- ajuda?

troninho

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2017
A situação: eu não pedi ficha ENES este ano, pois não pretendo ingressar no ensino superior este ano, mas para o próximo (o ensino secundário já está feito).

Então estou eu relaxado a pensar "prontos, posso andar relaxado durante um mês antes de voltar ao trabalho".

E entretanto o meu pai diz-me que se não pedir ficha ENES os exames que fiz este ano & fase tornam-se inválidos para os próximos anos & fases. Eu achei, e acho, o que ele disse uma treta. Ele nem está em grande posição de saber visto que nos últimos anos a pessoa que tem sido responsável pela papelada, informações quanto à escola, ensino superior, etc tem sido principalmente eu. E ainda por cima uma regra tão ilógica.

Mas eu não consegui abandonar o medo e portanto venho aqui procurar esclarecimento: se não pedir ficha ENES, a única consequência é que não me posso candidatar (pelo menos pelo percurso 'normal') na fase para a qual não pedi ficha ENES, e o tal aviso de "se não pedires ficha ENES este ano/fase tornam-se inválidos para os próximos!!" é apenas treta?

troninho

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2017
Eu notei que não fui muito claro quanto a uma coisa: quanto à ficha ENES, pelo sim e pelo não, tratei do processo todo - menos a última parte de entregar a ficha (aquela para a qual o site da dges gera um link único e depois se imprime) na secretaria da minha escola secundária ou num gabinete de acesso ao ensino superior. Foi para estar prevenido. Isto muda alguma coisa?

Luís Todo Bom

Membro Catedrático
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Mathematical Finance
Instituição
ISEG
Mas cuidado, em que ano fizeste os exames nacionais?
Pois podem ficar invalidos sim, mas nao adianta de nada pedir a ficha este ano tambem
"se não pedir ficha ENES os exames que fiz este ano & fase tornam-se inválidos para os próximos anos & fases " xD

Snun

Membro Caloiro
Matrícula
13 Agosto 2019
Recebi hoje a ficha ENES após a reapreciação de um exame, como faço para atualizar a informação na Plataforma?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Snun
Recebi hoje a ficha ENES após a reapreciação de um exame, como faço para atualizar a informação na Plataforma?
Submetes uma nova candidatura com a nova ficha ENES.