Susto por causa de um rumor sobre a ficha ENES -- ajuda?

troninho

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2017
A situação: eu não pedi ficha ENES este ano, pois não pretendo ingressar no ensino superior este ano, mas para o próximo (o ensino secundário já está feito).

Então estou eu relaxado a pensar "prontos, posso andar relaxado durante um mês antes de voltar ao trabalho".

E entretanto o meu pai diz-me que se não pedir ficha ENES os exames que fiz este ano & fase tornam-se inválidos para os próximos anos & fases. Eu achei, e acho, o que ele disse uma treta. Ele nem está em grande posição de saber visto que nos últimos anos a pessoa que tem sido responsável pela papelada, informações quanto à escola, ensino superior, etc tem sido principalmente eu. E ainda por cima uma regra tão ilógica.

Mas eu não consegui abandonar o medo e portanto venho aqui procurar esclarecimento: se não pedir ficha ENES, a única consequência é que não me posso candidatar (pelo menos pelo percurso 'normal') na fase para a qual não pedi ficha ENES, e o tal aviso de "se não pedires ficha ENES este ano/fase tornam-se inválidos para os próximos!!" é apenas treta?

troninho

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2017
Eu notei que não fui muito claro quanto a uma coisa: quanto à ficha ENES, pelo sim e pelo não, tratei do processo todo - menos a última parte de entregar a ficha (aquela para a qual o site da dges gera um link único e depois se imprime) na secretaria da minha escola secundária ou num gabinete de acesso ao ensino superior. Foi para estar prevenido. Isto muda alguma coisa?

Luís Todo Bom

Membro Catedrático
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Engenharia dos juros
Instituição
ISEG
Se nao te candidatas este ano nao precisas pedir ficha ENES. Se só o queres fazer para o ano pedes para o ano. Nao perde validade nenhuma.

• Like
Reactions: davis

Snun

Membro Caloiro
Matrícula
13 Agosto 2019
Recebi hoje a ficha ENES após a reapreciação de um exame, como faço para atualizar a informação na Plataforma?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Snun
Recebi hoje a ficha ENES após a reapreciação de um exame, como faço para atualizar a informação na Plataforma?
Submetes uma nova candidatura com a nova ficha ENES.

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
Q Tirar curso de gestão (ajuda por favor). Ciências Económicas e Empresariais 3
X Repetir o 10ano, ou ir para o 11ano com uma disciplina por fazer Ensino Secundário 4
A Prescrição de matrícula após mudança de par curso/instituição por concurso nacional Ensino Superior - Geral 1
L Trocar faculdade privada por públic Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 1
M Substituição de matemática A por história A , inglês e macs Ensino Secundário 5
Quelra Ir à 2ª fase por motivos de isolamento profilático Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
cruzz matematica exames por externo Ensino Secundário 1
M Módulo por acabar Ensino Secundário 0
S FAUL Se deixar disciplinas por fazer posso passar para o 4 ano de mestrado integrado ?-FAUL Universidade de Lisboa 0
L Eu chumbei o 12º ano em 2019 por ter faltado aos exames, como acabar agora o ano? Ensino Secundário 1
J Repetir o ano por completo Ensino Superior - Geral 1
R Perder a bolsa por motivos de saude Bolsas e Residências 2
M Disciplina por fazer Ensino Secundário 1
F Chumbar por faltas JUSTIFICADAS Ensino Superior - Geral 2
I Eu quero mudar de curso por reingresso Concurso Nacional e Locais - Público 2
Carla89 Parar por 1 ano para estudar para os exames Ensino Superior - Geral 1
M Objectivamente para nao haver perda dd tempo e recursos do estudante no ensino superior;questoes por exemplo: Ensino Superior - Geral 0
Quelra É possível candidatar-me pelo CNAES e por M23 ao mesmo tempo? Concursos e Regimes Especiais 4
A Substituir Matemática A por História A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
Dianaatigre Mestrado com licenciatura por terminar Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 3
C anular a media do secundario e fazer por exame Ensino Secundário 1
L Alguém me consegue enviar as soluções do manual "PSI para si" por favor? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
E DILEMA MESTRADO! Ajuda por favor Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 0
L "Engenheiras por um dia", direcionado a todas que estejam interessadas no caminho das engenharias e tecnologias Tecnologias 0
lilarasom Bolsa indeferida pela 2ª vez, por motivos diferentes Bolsas e Residências 4
J Chumbo por faltas e anular disciplina Ensino Secundário 1
eduarda.filipa Alguém por aí? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
P Bolsa de estudo indiferida por instrução incompleta Bolsas e Residências 1
E passar para o 12.º ano, com uma disciplina por fazer. Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Z Anulação de disciplina e fazer exame por externo Ensino Secundário 11
Rafael Salgueiro Melhoria de Nota por exame nacional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
L Será possível que mesmo que já não frequente o secundário possa ir fazer o exame por externo? Ensino Secundário 8
Claudiodfc Acesso por M23 a Fisioterapia em Lisboa Concursos e Regimes Especiais 0
A Exercícios de Bio e Geo/FQ por tópico e Recursos Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
GonçaloVTS Entrar num curso de humanidades por economia Concurso Nacional e Locais - Público 5
C Maiores de 23 ou Acesso por curso profissional Concursos e Regimes Especiais 1
S Dívidas por não fazer matrícula? Ensino Superior - Geral 3
marina c E quem decidiu não se matricular este ano?? Por N motivos??? Tipo ano sabático Ensino Superior - Geral 10
Ana Victória História/Psicologia (ajudem-me, por favor!) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
D Inscrição por mudança par instituição/curso ou concurso nacional de acesso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
K Matemática A pode ser substituida por Matemática B? Ensino Secundário 13
R Preso no 12° por geografia descritiva Ensino Secundário 19
RodyZ Chumbado por faltas Ensino Secundário 0
F Penalizações por não inscrição na colocação da 1º fase Concurso Nacional e Locais - Público 2
B Candidatura ao Ensino Superior 1ª fase (impossibilitado por isolamento profilático) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
D Posso substituir o exame de matemática A por MACS ? Ensino Secundário 1
B Disciplina por acabar Ensino Secundário 1
S Por favor alguém me ajude, a ter mais opiniões, estou desesperada Ensino Secundário 8
C Por onde começar a estudar para o exame nacional de matemática quando já não tens matemática há anos? (considerando o ano 2021/2022) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 17
B Impossibilidade de ir a Exame Nacional por Quarentena Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1