Técnico Superior de Saúde vs Técnico de diagnóstico e terapêutica

Alberto98

Membro
Matrícula
20 Novembro 2015
Boa noite, estou no 12 ano e durante uma pesquisa acerca de salários e afins deparei-me com duas categorias? na área da saúde. Alguém pode explicar qual a diferença entre salários, e que cursos estão inseridos em cada uma destas "categorias"?

Pelo que sei, um TDT (Técnico de Diagnóstico e Terapêutica) é um grupo específico dos Técnicos Superiores de Saúde, sendo que estes últimos abrangem toda (ou em parte) a saúde (em termos de ensino superior). Penso que será isso, não garanto. É questão de se pesquisar melhor.

Eu ajudo nisto:

TDT

São 18 cursos de carácter politécnico legislados no Decreto-Lei n.º 320/99 de 11 de Agosto - Regulamento de exercício das Profissões de Técnico de Diagnóstico e Terapêutica.
Sendo eles:
Análises Clínicas e de Saúde Pública
Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica
Audiologia
Cardiopneumologia
Dietética
Farmácia
Fisioterapia
Higiene oral
Medicina Nuclear
Neurofisiologia
Ortoprotesia
Ortoptica
Prótese Dentária
Radiologia
Radioterapia
Saúde Ambiental
Terapia da Fala
Terapia Ocupacional

No último ano, ocorreram fusões de cursos

Ciências Biomédicas Laboratoriais - Análises Clínicas + Anatomia Patológica
Fisiologia Clínica - Cardiopneumologia + Neurofisiologia
Imagem Médica e Radioterapia - Radiologia + Radioterapia + Medicina Nuclear

TSS

São vários cursos superiores todos de carácter universitário legislados pelo Decreto-Lei n.º 414/91 de 22 de outubro.
Contém áreas da saúde e fora deste ramo, mas focando apenas na saúde já que estamos neste tópico são eles:

Ciências Farmacêuticas
Biologia
Química
Física
Bioquímica
Ciências da Nutrição

• Like
Reactions: davis
Eu ajudo nisto:

TDT

São 18 cursos de carácter politécnico legislados no Decreto-Lei n.º 320/99 de 11 de Agosto - Regulamento de exercício das Profissões de Técnico de Diagnóstico e Terapêutica.
Sendo eles:
Análises Clínicas e de Saúde Pública
Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica
Audiologia
Cardiopneumologia
Dietética
Farmácia
Fisioterapia
Higiene oral
Medicina Nuclear
Neurofisiologia
Ortoprotesia
Ortoptica
Prótese Dentária
Radiologia
Radioterapia
Saúde Ambiental
Terapia da Fala
Terapia Ocupacional

No último ano, ocorreram fusões de cursos

Ciências Biomédicas Laboratoriais - Análises Clínicas + Anatomia Patológica
Fisiologia Clínica - Cardiopneumologia + Neurofisiologia
Imagem Médica e Radioterapia - Radiologia + Radioterapia + Medicina Nuclear

TSS

São vários cursos superiores todos de carácter universitário legislados pelo Decreto-Lei n.º 414/91 de 22 de outubro.
Contém áreas da saúde e fora deste ramo, mas focando apenas na saúde já que estamos neste tópico são eles:

Ciências Farmacêuticas
Biologia
Química
Física
Bioquímica
Ciências da Nutrição

Boa tarde, será que me podia dizer quais são os mestrados que dão acesso a ambas as profissões? Gosstava especialmente de saber qual o mestrado tirar para ser TSS tendo licenciatura em Biologia. O meu obrigada :)

Boa tarde, será que me podia dizer quais são os mestrados que dão acesso a ambas as profissões? Gosstava especialmente de saber qual o mestrado tirar para ser TSS tendo licenciatura em Biologia. O meu obrigada :)

Para a classe profissional TSS basta trabalhares na FP para teres acesso imediato a essa carreira, desde que obviamente seja uma unidade inserida na área da saúde. Não és obrigada a ter mestrado. Caso queiras entrar na área da saúde e com melhor conhecimentos o ideal será algo para aí virado.

Para a classe profissional TSS basta trabalhares na FP para teres acesso imediato a essa carreira, desde que obviamente seja uma unidade inserida na área da saúde. Não és obrigada a ter mestrado. Caso queiras entrar na área da saúde e com melhor conhecimentos o ideal será algo para aí virado.

Boa tarde.

Antes de mais, obrigada pela resposta :)

Então, se eu quisesse ser TSS ou até TDT (se bem que prefiro a primeira porque me parece um pouco mais abrangente), que curso é que eu teria de tirar? Obrigada, mais uma vez :)

Última edição:
Boa tarde.

Antes de mais, obrigada pela resposta :)

Então, se eu quisesse ser TSS ou até TDT (se bem que prefiro a primeira porque me parece um pouco mais abrangente), que curso é que eu teria de tirar? Obrigada, mais uma vez :)

Tu serás sempre um TSS porque tens curso universitário, nunca serás um TDT a não ser que tenhas frequentado um dos 18 cursos politécnicos de saúde.

Sim, basta entrares na FP numa área da saúde, com o teu curso entras directa para a carreira de TSS.

Sim, basta entrares na FP numa área da saúde, com o teu curso entras directa para a carreira de TSS.
Olá.

Mais uma vez, obrigada pela resposta. Eu não quero incomodar, mas gostaria de fazer só mais uma pergunta. Eu não sei se vou entrar em algum desses cursos, sendo que o que mais me interessa é biologia, mas não sei se entro. Mas caso entre e para ser TSS, como é que após o curso se processa isso?

Olá.

Mais uma vez, obrigada pela resposta. Eu não quero incomodar, mas gostaria de fazer só mais uma pergunta. Eu não sei se vou entrar em algum desses cursos, sendo que o que mais me interessa é biologia, mas não sei se entro. Mas caso entre e para ser TSS, como é que após o curso se processa isso?

Entras no curso de biologia, depois algum ramo te vai atrair seja a educação, investigação ou outro. Optas por tirar uma pós-graduação ou mestrado se necessário e daí concorres a concursos públicos na área da saúde e não só que possam necessitar de biólogos.