Tabela de salários

Catarina_16

Membro
Matrícula
23 Abril 2017
Curso
Ciências Bioanalíticas
Instituição
FFUC
Boa tarde.
Alguém conhece um site onde estão representados salários médios de algumas profissões?? Se souberem algum, e que essa informação corresponda á verdade, pff mandem o link.
Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Catarina_16
Alguém conhece um site onde estão representados salários médios de algumas profissões?? Se souberem algum, e que essa informação corresponda á verdade, pff mandem o link.
Considerando o hábito cultural de não se falar em salários em Portugal com o outro, mesmo dentro da própria empresa entre colegas, duvido que isso exista. 😅

LBlackMoon

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Sugiro que procures nos sites dos sindicatos ou em decretos de lei, por vezes têm tabelas remuneratórias !
Exatamente, especialmente no âmbito da Administração Pública. Nesses casos, é muito simples encontrar.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Apoiante Uniarea
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Tecnologia Médica
Instituição
NTNU
Não sei até que ponto é que esses sites são de confiança para ter uma ideia dos salarios medios de certas profissões e, como já foi dito, não ha muito esse conhecimento salarial em certas profissões 😅

Se estiveres a falar de profissões de função pública, tabeladas, etc consegues encontrar essa informação online como docência ensino superior e investigação - https://www.snesup.pt/htmls/_dlds/Vencimentos_e_quotas_irs_2018.pdf ou usando a tabela única de remuneração ( deve existir uma tabela atualizada algures depois do aumento do salário minimo ) para ter uma ideia das respetivas posições salariais para técnicos superior de saúde, ( no caso de TSDT - https://dre.pt/application/conteudo/119386283 ), por exemplo

LBlackMoon

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
O que não quer dizer que sejam cumpridas, nomeadamente na área da saúde. 😶
Pode sempre ocorrer, sim. Aliás, não muito raramente alguns desses sites podem estar, até, desatualizados.

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
A todos os interessados, existe um estudo/artigo científico de um funcionário do Banco de Portugal que data 2004, mas que compila dados sobre todos os cursos superiores e respetivas remunerações. Basicamente as primeiras 3 licenciaturas melhores remuneradas são, eng.ª eletrotécnica, e energia, eng.º eletrónica/aeroespacial em 2.º lugar e em 3.º são as medicinas. Tudo acima dos 2,5 k€. Alguns apontamentos:
- De 2004 para cá, existiu uma grande crise que baixou e muito os salários;
- Podes ter cursos com grande disparidade de remunerações entre trabalhadores, uns ganham 4 k€ e outros 1 k€, principalmente no setor privado;
- Existem funções públicas que têm regalias que o setor privado não tem, e isso deve ser tido em conta (férias, seguros, semana de 35h, horas-extra não pagas, feriados, não aturar um chefe chato, para não usar outro termo). Muitas vezes é melhor ganhar menos e ter essas regalias;
- As licenciaturas pior remuneradas são as ciências sociais, e as que têm base na matemática são melhor remuneradas;
- Se forem escolher uma licenciatura que estão no topo e não gostarem do curso, vão ser maus profissionais e logo, não ganham metade do valor apresentado;
- A mais importante: vale mesmo a pena ter um grau superior, compensa e não é pouco.

Link para o artigo: Artigo sobre remunerações do Banco de Portugal

dino3

Membro Catedrático
Matrícula
13 Outubro 2017
Curso
Engenharia Civil
Instituição
Universidade do Minho
Meusalario.pt mas acho que é em Lisboa principlamente.

arsenio capelo

Membro Caloiro
Matrícula
23 Fevereiro 2023
Boa tarde.Já tentei pesquisar em certos sites mas não consigo nada de concreto que responda á minha questão..Talvez aqui alguem me posso informar..O que gostava de saber é o seguinte..Li em um site sobre o salário minimo para 2023 que subia para 760 € e que quem ganha-se o salário minimo ficava isento de fazer IRS. Acontece que minha esposa ganha o salário minimo mas o contabilista da empresa ao fazer as fichas de salário dela retem na fonte +/- 60 € de IRS. Se ela fica isente porque razão o contabilista fáz isso? Depois de está isente de fazer os papeis do IRS como vou receber esse montante retido na fonte? Alguem aqui no forum que me possa esclarecer? Informo ainda que minha esposa
fáz IRS sozinha (não partilhado comigo) e que alem do salário minimo recebe o subsídio de alimentação + subsídio de falhas (20€ /mês).Não havendo falhas claro..O contabilista estará a cometer alguma ilegalidade ao reter-lhe o tal montante na fonte? Obrigado e cumprimentos a todos. Podem mandar-me um email..( arsenio.b.capelo@gmail.com )