Tablet para Direito?

Bárbara Coquim

Membro Caloiro
Matrícula
21 Março 2020
Olá! Candidatei-me a direito na FDUC e como não sou fã de andar muito carregada, nomeadamente com fotocópias, estava a pensar comprar um tablet para andar sempre comigo. No entanto, estou em dúvida se compensa comprar um aparelho mais caro, como um IPad ou um Surface ou se algo mais acessível serve para o propósito. Pretendo ler documentos, fazer pesquisas e que seja um investimento a longo prazo, ou seja, que não tenha de o substituir nos próximos anos. Agradecia se alguém me ajudasse!

Frances

Membro Veterano
Matrícula
11 Maio 2016
Curso
Direito
Olá!
Direito é um curso essencialmente voltado para a leitura e escrita. Desde que tenhas um tablet com armazenamento e processador para tirar apontamentos (por teclado virtual, teclado físico, caneta, o que te der mais jeito) e ler legislação ou digitalizações ou slides de PowerPoints, não precisas de um investimento necessariamente elevado porque não vais processar ficheiros muito grandes ou graficamente pesados. Convém é ser minimamente duradouro e ter uma bateria decente, tal como seria o ideal para qualquer uso que lhe irias dar. É definires um orçamento e escolheres o que te parece melhor dentro daquele limite :)
Na FDUC, não precisas de levar livros para as aulas, mas já é comum usares legislação. Há quem leve tudo digitalmente por ser mais "amigo" das costas, mas o grande conselho que os Professores te dão e o que a maior parte faz é levar já as normas (Códigos, diplomas avulsos) impressas que se vão usar no exame, porque assim podes logo fazer as remissões mais úteis e familiarizar-te com o Código.
Tem atenção que se a tua ideia é diminuíres ao máximo o número de fotocópias que precisas de usar no estudo, é bastante complicado um tablet auxiliar nisso, a não ser que uses exclusivamente sebentas ou apontamentos próprios. Se quiseres ler a bibliografia, há muitos livros antigos que não têm versão digital, e os livros que a têm são bastante caros para versão puramente digital e digo já que não os arranjas de outro modo menos legal. O que a maior parte faz é mesmo comprar versão física (que é pouco mais cara que a digital) ou nova ou em segunda mão, ou tirar fotocópias.

Última edição:

rita.ritajt

Membro
Matrícula
24 Junho 2017
Curso
Direito
Instituição
FDUC⚖️
Olá! Candidatei-me a direito na FDUC e como não sou fã de andar muito carregada, nomeadamente com fotocópias, estava a pensar comprar um tablet para andar sempre comigo. No entanto, estou em dúvida se compensa comprar um aparelho mais caro, como um IPad ou um Surface ou se algo mais acessível serve para o propósito. Pretendo ler documentos, fazer pesquisas e que seja um investimento a longo prazo, ou seja, que não tenha de o substituir nos próximos anos. Agradecia se alguém me ajudasse!
Olá, eu no início levava caderno/folhas para as aulas para tirar apontamentos só que acontece que alguns professores falam rápido ou as vezes como escrevia muito acabava por ficar cansada portanto comecei a levar um computador daqueles pequenos (tenho uma maior normal e comprei um pequeno para ser mais fácil de carregar nas viagens ao fim de semana) e na minha opinião é preferível, pois além de não te canseres tanto a escrever à mão, parece que a compuatode fica tudo mais organizado. Mas continuava a levar os códigos em livro pois acho que dá mais jeito. Ou seja, depende muito de cada um e se quiseres comprar uma coisa assim mais "profissional" como tavas a dizer podes comprar, mas acho que um tablet normal ou um computador normal é suficiente.
Espero ter ajudado!

• Like
Reactions: Frances