FCUL Tecnologias de Informação - FCUL

ACasal

Membro
Matrícula
18 Julho 2017
Curso
Gestão e Programação de S.I. (12ºano)
Olá a todos.
Alguém que ande no curso de "Tecnologias de Informação" na FCUL, me poderá dizer como é o curso e a faculdade?

Se existe um bom ambiente e uma boa relação entre alunos-professores e alunos-alunos, se os professores/alunos estão dispostos a ajudar sem problemas..
E já agora, como é o curso? Tem boas saídas no mundo do trabalho? É "muito puxado" ?

Obrigado :)

JoaoMiguel321

Membro Caloiro
Matrícula
27 Maio 2016
Olá a todos.
Alguém que ande no curso de "Tecnologias de Informação" na FCUL, me poderá dizer como é o curso e a faculdade?

Se existe um bom ambiente e uma boa relação entre alunos-professores e alunos-alunos, se os professores/alunos estão dispostos a ajudar sem problemas..
E já agora, como é o curso? Tem boas saídas no mundo do trabalho? É "muito puxado" ?

Obrigado :)
Boas , sou aluno do segundo ano de tecnologias de informação na Fcul.
A integração que tens na faculdade é ótima na minha opinião , ao entrares vais pertencer ao departamento de informática , que junta tTI a eng. informática.
Relativamente a professores , na sua grande maioria são doutorados mas no geral são bastante prontos a ajudar , salvo raras exceções.
Relativamente às saídas profissionais não te tens que preocupar muito , eu conheço pessoas do 3º ano que ainda não tinham acabado o curso e já tinham propostas de emprego.
Alguma informação estou aqui para te ajudar ;D

• Like
Reactions: ACasal

ACasal

Membro
Matrícula
18 Julho 2017
Curso
Boas , sou aluno do segundo ano de tecnologias de informação na Fcul.
A integração que tens na faculdade é ótima na minha opinião , ao entrares vais pertencer ao departamento de informática , que junta tTI a eng. informática.
Relativamente a professores , na sua grande maioria são doutorados mas no geral são bastante prontos a ajudar , salvo raras exceções.
Relativamente às saídas profissionais não te tens que preocupar muito , eu conheço pessoas do 3º ano que ainda não tinham acabado o curso e já tinham propostas de emprego.
Alguma informação estou aqui para te ajudar ;D
Estava a ver esse curso nessa faculdade, tem-me chegado aos ouvidos que a faculdade é interessante e a malta é fixe até, relativamente ao curso, em que aspectos é que diferencia, por exemplo de Eng. Informática ou de Redes? E quantos alunos tém +/- o curso? E já agora, a faculdade tem raparigas giras oq? :tearsofjoy::tearsofjoy::tearsofjoy:

• Like
Reactions: JoaoMiguel321

JoaoMiguel321

Membro Caloiro
Matrícula
27 Maio 2016
Estava a ver esse curso nessa faculdade, tem-me chegado aos ouvidos que a faculdade é interessante e a malta é fixe até, relativamente ao curso, em que aspectos é que diferencia, por exemplo de Eng. Informática ou de Redes? E já agora, a faculdade tem raparigas giras oq? :tearsofjoy::tearsofjoy::tearsofjoy:
a diferença relativamente a eng. informática são as cadeiras de física e química que lhe exigem , mas pelo que ouvi dizer podes fazer essas cadeiras à parte e ficas com o curso de eng-informática , mas não sei a vericidade disto.
Ter até tem , mas não são do teu departamento :DD

ACasal

Membro
Matrícula
18 Julho 2017
Curso
a diferença relativamente a eng. informática são as cadeiras de física e química que lhe exigem , mas pelo que ouvi dizer podes fazer essas cadeiras à parte e ficas com o curso de eng-informática , mas não sei a vericidade disto.
Ter até tem , mas não são do teu departamento :DD
Cadeiras de física e química em Eng. Inf.?
E já agora, posso fazer Matemática B como prova de ingresso?
Ohh, mas desde que tenha isso é que interessa XDDD

Última edição:
  • Like
Reactions: JoaoMiguel321

ACasal

Membro
Matrícula
18 Julho 2017
Curso
Já agora, é necessário a utilização de Portátil?
E o que é que se faz nesse curso?

Última edição:

JoaoMiguel321

Membro Caloiro
Matrícula
27 Maio 2016
Sim precisas , a não ser que queiras passar a vida nos laboratórios da faculdade xD. Tens o pavilhão do departamento que está aberto 24 horas , mas fecha durante algum tempo para limpeza.
Vai ver o plano curricular do curso para te informar este sobressalentes as cadeiras.
Digo-te já que o curso é bastante trabalhoso com uma vertente prática enorme!

• Like
Reactions: jaxtoru

jaxtoru

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2017
Curso
Tecnologias de Informação
Instituição
FCUL
Sim precisas , a não ser que queiras passar a vida nos laboratórios da faculdade xD. Tens o pavilhão do departamento que está aberto 24 horas , mas fecha durante algum tempo para limpeza.
Vai ver o plano curricular do curso para te informar este sobressalentes as cadeiras.
Digo-te já que o curso é bastante trabalhoso com uma vertente prática enorme!
Boas, tenho T.I na fcul como primeira opção, espero conseguir entrar. Os computadores dos laboratórios da faculdade sempre dão para desenrascar no principio certo?

AMC

Membro
Matrícula
24 Agosto 2016
Boa noite. Tenho uma dúvida em termos da comparação entre Engenharia Informática e Tecnologias de Informação: dos dois cursos, qual é o mais adequado para um futuro profissional em construção de websites? Agradeço, desde já, as respostas.

Paulo Santos

Membro
Matrícula
4 Julho 2016
Curso
Mestrado em Engenharia Informática
Instituição
FCUL - Faculdade Ciências
Boa noite. Tenho uma dúvida em termos da comparação entre Engenharia Informática e Tecnologias de Informação: dos dois cursos, qual é o mais adequado para um futuro profissional em construção de websites? Agradeço, desde já, as respostas.
Tecnologias de Informação. Por exemplo, nos em Eng. Informática só começamos a trabalhar com html, css, javascript... no 2° ano/2°semestre. Se pretendes algo mais Front End aconselho Tecnologias de Informação :)

Berna99

Membro
Matrícula
1 Maio 2017
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá para o próximo ano se tudo correr bem vou ingressar no ensino superior, e tenho umas duvidas em relação a este curso "Tecnologias de Informação"
O curso em si é mais virado para que área? (ex: informática, matemáticas...)
O que se aprende assim no geral?
Quais a saídas deste curso?
Se tem boa empregabilidade em Portugal?
No fim deste curso pode-se estudar algum mestrado ou algo mais?
Obrigado

wzzw

Membro
Matrícula
6 Junho 2018
estive com um aluno de lá e disse me que este curso é( um pouco) mais virado para tecnologias web

• Like
Reactions: Berna99

aanamateus

Membro
Matrícula
9 Outubro 2017
Curso
Engenharia Informática
Instituição
Universidade de Coimbra
Alguém me pode explicar as diferenças entre o curso de engenharia informática e o de tecnologias de informação? E qual destes vos parece mais vantajoso em termos de empregabilidade?

Le Bino

Membro
Matrícula
1 Setembro 2016
Curso
Engenharia Informática
Instituição
Faculdade de Ciências - Lisboa
Alguém me pode explicar as diferenças entre o curso de engenharia informática e o de tecnologias de informação? E qual destes vos parece mais vantajoso em termos de empregabilidade?
Boas, eu ando na FCUL em LEI (Eng. Informática) e conheço pessoas de Tecnologias de Informação (LTI). Ambos os cursos a taxa de empregabilidade é muito alta. Ambos estão no mesmo departamento (DI), a praxe é para os dois cursos... fora isso, o curso de LEI é mais focado para software, redes, hardware enquanto que LTI é mais focado para web, redes/comunicação e software! Espero que te tenha ajudado, e se tiveres mais dúvidas diz :smiley:

PocketRotom

Membro Caloiro
Matrícula
23 Janeiro 2019
Boas. Alguém sabe se há algum grupo de Facebook ou algo semelhante dos alunos de TI da FCUL? Os únicos que encontro são de LEI e estão "mortos" xD