Tenho 13.4 de média no 10º ano mas quero ir para medicina e tenho medo de não ter média!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Então se eu quiser melhorar a minha nota a 100% não o posso fazer o exame para o ano como interno?
Que disciplinas é que é possível melhor por esse exame e que disciplinas é que posso melhor com provas de equivalência á frequência?
Não poderás fazer exame como interno porque a classificação final irá fazer média com a tua classificação interna + exame. Podes anular a disciplina e ir como externo; a nota que tirares no exame é a nota final.

Podes fazer melhoria às disciplinas específicas por exame. As restantes (como a Língua Estrangeira, por exemplo, e as opcionais de 12º) são feitas por Provas de Equivalência à Frequência, que são feitas pela tua escola/agrupamento.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Então e quando é que eu devo anular a disciplina?
Se for igual a este ano até à penúltima semana de aulas. Mas tem cuidado, é arriscado, tenta evitar essa opção.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
E é esse o exame que posso fazer as vezes que quiser correto?
Tu podes fazer melhoria através de exames nacionais as vezes que quiseres, não precisas de anular.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Então preciso ou não preciso de anular?
Não precisas anular a disciplina. Só anulas se sentires que consegues tirar uma nota muito alta em exame e ficar com essa nota como nota final

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Acham que eu consigo subir a minha nota para 18,3 mesmo tendo 13,2 sem repetir o 10º ano?
Diria que é difícil, se tiveres médias de 18-19 no 11º e 12º, com o 10º a tua média fica a rondar os 170. Que não é uma média extremamente alta, mas se apostares nos exames, consegues melhorar! 🤗

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
O problema é que acho que não chega a 18,3 mesmo tendo 20 nos exames.
Paras um ano ou entras noutro curso no final do 12º, e fazes um ano em que te dedicas mais aos exames.

Franciscojkl

Membro
Matrícula
19 Junho 2019
Quais são as consequências de repetir o 10 ano?
Vou ser afetado por isso de alguma maneira na entrada ao ensino superior e se sim de que maneira?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Quais são as consequências de repetir o 10 ano?
Vou ser afetado por isso de alguma maneira na entrada ao ensino superior e se sim de que maneira?
Não, apenas ficas mais um ano no secundário.

Franciscojkl

Membro
Matrícula
19 Junho 2019
Ent e esses exames substituem completamente a minha nota e eu posso fazê-los quantas vezes eu quiser mesmo já não estando no 12º ano?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Ent e esses exames substituem completamente a minha nota e eu posso fazê-los quantas vezes eu quiser mesmo já não estando no 12º ano?
Os exames nacionais sim.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Que mudam 100% da minha nota, estou correto?
Sim, existe apenas uma exceção, que é nas disciplinas em que fazes exame na 1ª fase como interno(só nestes), a melhoria na 2ª fase desse ano melhora apenas 30% da nota. A partir daí, é sempre 100% e as restantes melhorias é a 100%.

Mdvf236

Membro Caloiro
Matrícula
23 Julho 2018
Bom dia, tenho 15 anos e não me adaptei facilmente ao ensino secundário pelo qual acabei tendo uma média de 13,4 no 10º ano.
O meu sonho era entrar em medicina mas estou muito assustado visto que estou com uma média tão baixa e tenho medo que não seja possível de eu a subir para os próximos anos.
Alguém me pode dizer o que fazer?!
:(
Olá.
Terminei agora o 12° e também tenho o sonho de entrar em medicina, porém não terminei com média suficiente. O importante é perceberes que ainda vais a tempo e que não é impossível. O meu conselho é trabalhares no duro para subires a média e estudares imenso para os exames nacionais. Acredita, com trabalho, tudo se consegue

Franciscojkl

Membro
Matrícula
19 Junho 2019
Então depois de fazer esses exames de 30% os que eu fizer depois valerão 100% mesmo tendo realizado os de 30% da mesma disciplina?
Obrigado pela motivação Mdvf236 :)

Última edição: