Tenho 13.4 de média no 10º ano mas quero ir para medicina e tenho medo de não ter média!

Então se eu quiser melhorar a minha nota a 100% não o posso fazer o exame para o ano como interno?
Que disciplinas é que é possível melhor por esse exame e que disciplinas é que posso melhor com provas de equivalência á frequência?
Não poderás fazer exame como interno porque a classificação final irá fazer média com a tua classificação interna + exame. Podes anular a disciplina e ir como externo; a nota que tirares no exame é a nota final.

Podes fazer melhoria às disciplinas específicas por exame. As restantes (como a Língua Estrangeira, por exemplo, e as opcionais de 12º) são feitas por Provas de Equivalência à Frequência, que são feitas pela tua escola/agrupamento.

Então e quando é que eu devo anular a disciplina?
Se for igual a este ano até à penúltima semana de aulas. Mas tem cuidado, é arriscado, tenta evitar essa opção.

E é esse o exame que posso fazer as vezes que quiser correto?
Tu podes fazer melhoria através de exames nacionais as vezes que quiseres, não precisas de anular.

Então preciso ou não preciso de anular?
Não precisas anular a disciplina. Só anulas se sentires que consegues tirar uma nota muito alta em exame e ficar com essa nota como nota final

Acham que eu consigo subir a minha nota para 18,3 mesmo tendo 13,2 sem repetir o 10º ano?
Diria que é difícil, se tiveres médias de 18-19 no 11º e 12º, com o 10º a tua média fica a rondar os 170. Que não é uma média extremamente alta, mas se apostares nos exames, consegues melhorar! 🤗

O problema é que acho que não chega a 18,3 mesmo tendo 20 nos exames.
Paras um ano ou entras noutro curso no final do 12º, e fazes um ano em que te dedicas mais aos exames.

Quais são as consequências de repetir o 10 ano?
Vou ser afetado por isso de alguma maneira na entrada ao ensino superior e se sim de que maneira?

Quais são as consequências de repetir o 10 ano?
Vou ser afetado por isso de alguma maneira na entrada ao ensino superior e se sim de que maneira?
Não, apenas ficas mais um ano no secundário.

Ent e esses exames substituem completamente a minha nota e eu posso fazê-los quantas vezes eu quiser mesmo já não estando no 12º ano?

Ent e esses exames substituem completamente a minha nota e eu posso fazê-los quantas vezes eu quiser mesmo já não estando no 12º ano?
Os exames nacionais sim.

Que mudam 100% da minha nota, estou correto?
Sim, existe apenas uma exceção, que é nas disciplinas em que fazes exame na 1ª fase como interno(só nestes), a melhoria na 2ª fase desse ano melhora apenas 30% da nota. A partir daí, é sempre 100% e as restantes melhorias é a 100%.

Bom dia, tenho 15 anos e não me adaptei facilmente ao ensino secundário pelo qual acabei tendo uma média de 13,4 no 10º ano.
O meu sonho era entrar em medicina mas estou muito assustado visto que estou com uma média tão baixa e tenho medo que não seja possível de eu a subir para os próximos anos.
Alguém me pode dizer o que fazer?!
:(
Olá.
Terminei agora o 12° e também tenho o sonho de entrar em medicina, porém não terminei com média suficiente. O importante é perceberes que ainda vais a tempo e que não é impossível. O meu conselho é trabalhares no duro para subires a média e estudares imenso para os exames nacionais. Acredita, com trabalho, tudo se consegue

Então depois de fazer esses exames de 30% os que eu fizer depois valerão 100% mesmo tendo realizado os de 30% da mesma disciplina?
Obrigado pela motivação Mdvf236 :)

Última edição: