Tenho 20 anos e estou perdida num curso que não gosto

joana.97

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2018
Olá preciso de ajuda! Há um ano estive a estudar Enfermagem Veterinária (porque não tenho notas para Medicina Veterinária) longe de casa. Acontece que odiava tudo menos o curso porque, sim, sou apaixonada por animais e é isto que eu quero, pronto visto isto, no 2° semestre do 1° ano entrei numa depressão um bocado má, mas isso agora não interessa, então o curso foi por água abaixo e chumbei. No verão do ano passado queria muito recomecar o mesmo curso noutra cidade, mas acontece que não entrei nessa cidade. Como não entrei, fui obrigada a ficar aqui, na minha cidade natal, e escolher um curso qualquer, porque os meus pais não me iam pagar mais nenhum curso fora daqui (compreensível). Candidatei-me em Setembro em Terapia da Fala e entrei (um curso escolhido à toa porque tinha média para entrar) e simplesmente odeio isto, acabei agora o 1° ano apesar das imensas cadeiras que deixei para trás, não sei se consigo continuar porque 1. Não me dou com ninguém lá na universidade, estou sempre sozinha (tenho ansiedade social então é super difícil sequer dizer um "olá" a alguém), 2. Tenho zero motivação para estudar ou mesmo ir para a universidade e 3. O ambiente familiar está de cortar à faca e vai de mal a pior. Pois, agora o problema é: continuo aqui a tirar o que não gosto, sem motivação para nada, nem para sair da cama, e com imensos problemas em casa?? Ando a pensar seriamente em ir para Lisboa dividir um apartamento com uma colega, trabalhar numa coisa qualquer e tentar poupar para as propinas (não tenho ajuda dos meus pais em nada) para tentar entrar nos maiores de 23 anos em Medicina Veterinária e depois habilito-me a nem sequer entrar no curso, ou então nem vir a ter dinheiro para as propinas, ou então a não conseguir arranjar trabalho depois de acabar o curso, porque não tem empregabilidade e ia acabar com 28 anos, não me parece muito racional. Eu gostava muito de tirar o que quero e sei que vou ser muito infeliz se tirar Terapia da Fala, se é que alguma vez vá acabar o curso, mas honestamente sinto que o meu sonho está longe de se realizar, há muitos entraves. Preciso de opiniões, estou a desesperar e sem saber o que fazer.
Desculpem pelo testamento!

Rogério Pedro

Membro Veterano
Matrícula
2 Fevereiro 2018
Curso
Procrastination PhD
Instituição
ADIV AD EDADISREVINU
Conheço médicos que acabaram o curso com 30 e tal anos, não importa a idade, não faz por aí, ok que perdes alguns anos mas irá valer a pena.

Pelo teu estado, e depois deste desabafo todo que despejaste o que te aconselho mesmo é procurares um(a) psicólogo(a) com quem possas falar e debater ideias de uma forma saudável. Não sei se é o caso, mas geralmente nas instituições universitárias há um psicólogo disponível.

Lamento mesmo muito pelo fato de os teus pais não te apoiarem, pois, por mais trocas e percalços que possas ser alvo o papel deles é orientar-te e apoiar-te.

Desejo-te tudo de bom e espero que no final sigas realmente o teu sonho, há tantas faculdades de medicina veterinária com uma média "acessível", a começar por Évora.

Última edição:

joana.97

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2018
Vou seguir o teu conselho e arranjar uma consulta para me ajudar a tomar uma decisão que tenha pés e cabeça e que não me vá arrepender nem pôr doida.
Muito obrigada, a sério! É sempre bom ter outras opiniões
Que corra tudo bem contigo :blush:

Matrícula
2 Abril 2019
Olá, eu estou a passar idêntico a ti. Vou me candidatar pela primeira vez ao ensino superior. Os meus pais não me ajudam, aliás eles são contra o ensino superior. Eu tenho 22 anos neste momento e sinceramente não me importo de acabar com alguma idade uma licenciatura, acho que tu também não devias. O que interessa é seguir o que gostamos e sermos felizes. E pensar num futuro melhor para nós! Já tentaste ver se tens direito à bolsa de estudo?! Podias concorrer. Podes ter bolsa e trabalhar ao mesmo tempo, desde que os rendimentos do agregado familiar não exceda os 7 mil € se não me engano.

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
AidaMano Tenho 18 anos e quero voltar para o 10 ano Ensino Superior - Geral 6
D TENHO AS SOLUÇÕES MANUAL DE PORTUGUÊS 10ºANO PROFISSIONAL ( NOVOS PRECURSOS PROFISSIONAIS 1,2,3) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
casinia Ciobanu Quero medicina, mas acho que não consigo entrar. Que outras opções tenho? Ensino Superior - Geral 6
M Não tenho amigos Ensino Superior - Geral 3
Saragouveia1 Quantas cadeiras tenho que fazer para passar de ano? Ensino Superior - Geral 4
K Tenho recursos para troca Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
K Tenho recursos para troca Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
M UMinho Não tenho mais como pagar as propinas e o prazo de cancelamento encerrou Universidade do Minho 4
fsantos02 Tenho medo do futuro Geral 10
I Não tenho média para entrar no curso que quero/mudança de instituição :( Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
M Não entrei em medicina veterinária, e agora? Que hipóteses tenho? Recursos Naturais 7
M Tenho 2 diciplinas em atraso no ultimo ano Ensino Secundário 1
M Ao mudar de curso na segunda fase, tenho que voltar a pagar inscrição? Concurso Nacional e Locais - Público 3
S Vou entrar para Ciências e Tecnologias e quero seguir Medicina, tenho dúvidas! Ensino Secundário 13
I Não tenho média e receio não entrar na universidade no próximo ano. Ensino Secundário 15
f.jesus1108 Tenho praticamente a certeza que estou no curso errado! PFF RESPONDAM :( Ensino Secundário 2
H Vou para o 10 e tenho dúvidas -Geografia Ensino Secundário 2
C Estou no 10º ano e tenho notas baixas! Ensino Secundário 6
M Que implicações tenho caso falte a um exame já concluído? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
É Tenho receio de não conseguir entrar em medicina Ensino Secundário 2
hotwheels2007 Posso mudar de curso? (O que tenho de fazer?) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
J Tenho chances de entrar em medicina? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 3
S Não tenho média para medicina e não sei o que seguir Saúde 17
0 Não tenho boa média e não sei o que fazer a seguir Ensino Superior - Geral 1
J Tenho um curso superior mas agora pretendo ingressar em medicina Concurso Nacional e Locais - Público 5
M tenho notas para o ensino superior? Ensino Secundário 4
M Não sei o que seguir e não tenho boa média Ensino Secundário 22
D. Costa Tenho negativas do 11° e nenhuma no 12° Ensino Secundário 3
S Não tenho notas para o curso que quero... Geral 5
C Tenho média de 15,4 no 10º ano e tenho medo de não entrar em Medicina Ensino Secundário 7
J Tenho 13.4 de média no 10º ano mas quero ir para medicina e tenho medo de não ter média! Ensino Secundário 67
B Quero ir para medicina mas não tenho média! Saúde 82
L Se anular cadeiras tenho o direito à bolsa? Bolsas e Residências 3
E FLUL Vou para a FLUL e tenho dúvidas de principiante. Universidade de Lisboa 4
Clara Campos Tenho bolsa se for para outra cidade? Bolsas e Residências 1
M Não tenho média suficiente. O que faço? Ensino Superior - Geral 3
G Acabei o Ensino Recorrente e não tenho médias para entrar. Ensino Superior - Geral 2
franciscodiogo17 Como saber se gosto e se tenho jeito para programação?? AJUDA Tecnologias 12
I Não tenho média para entrar no curso que pretendia. Ajuda! Ciências Económicas e Empresariais 1
C Não tenho média. E agora? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
B Tenho que repetir o Exame de Fisica e Quimica? Ensino Secundário 8
Maya Tenho que fazer o 12º todo outra vez se quiser fazer um exame só para o ano? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
S Disseram-me que para mudar de area não posso ir aos exames e tenho de anular as especificas! Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
Débora Diogo Tenho Hipóteses de entrar em medicina? Saúde 13
A Tenho de me inscrever nos exames para finalizar o 12° ano? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
APG Tenho de pagar 900€ por 5 cadeiras Bolsas e Residências 6
1 Tenho 12° através do RVCC como posso me candidatar ao ensino superior? Concurso Nacional e Locais - Público 1
S Tenho dupla nacionalidade posso entrar como estrangeira? Concurso Nacional e Locais - Público 3
I tenho de repetir? Ensino Secundário 2
XBrunaX Tenho boas notas mas não gosto da minha área? Ensino Secundário 6