Tenho 20 anos e estou perdida num curso que não gosto

joana.97

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2018
Mensagens
2
Olá preciso de ajuda! Há um ano estive a estudar Enfermagem Veterinária (porque não tenho notas para Medicina Veterinária) longe de casa. Acontece que odiava tudo menos o curso porque, sim, sou apaixonada por animais e é isto que eu quero, pronto visto isto, no 2° semestre do 1° ano entrei numa depressão um bocado má, mas isso agora não interessa, então o curso foi por água abaixo e chumbei. No verão do ano passado queria muito recomecar o mesmo curso noutra cidade, mas acontece que não entrei nessa cidade. Como não entrei, fui obrigada a ficar aqui, na minha cidade natal, e escolher um curso qualquer, porque os meus pais não me iam pagar mais nenhum curso fora daqui (compreensível). Candidatei-me em Setembro em Terapia da Fala e entrei (um curso escolhido à toa porque tinha média para entrar) e simplesmente odeio isto, acabei agora o 1° ano apesar das imensas cadeiras que deixei para trás, não sei se consigo continuar porque 1. Não me dou com ninguém lá na universidade, estou sempre sozinha (tenho ansiedade social então é super difícil sequer dizer um "olá" a alguém), 2. Tenho zero motivação para estudar ou mesmo ir para a universidade e 3. O ambiente familiar está de cortar à faca e vai de mal a pior. Pois, agora o problema é: continuo aqui a tirar o que não gosto, sem motivação para nada, nem para sair da cama, e com imensos problemas em casa?? Ando a pensar seriamente em ir para Lisboa dividir um apartamento com uma colega, trabalhar numa coisa qualquer e tentar poupar para as propinas (não tenho ajuda dos meus pais em nada) para tentar entrar nos maiores de 23 anos em Medicina Veterinária e depois habilito-me a nem sequer entrar no curso, ou então nem vir a ter dinheiro para as propinas, ou então a não conseguir arranjar trabalho depois de acabar o curso, porque não tem empregabilidade e ia acabar com 28 anos, não me parece muito racional. Eu gostava muito de tirar o que quero e sei que vou ser muito infeliz se tirar Terapia da Fala, se é que alguma vez vá acabar o curso, mas honestamente sinto que o meu sonho está longe de se realizar, há muitos entraves. Preciso de opiniões, estou a desesperar e sem saber o que fazer.
Desculpem pelo testamento!
 

Rogério Pedro

Membro Veterano
Matrícula
2 Fevereiro 2018
Mensagens
302
Curso
Procrastination PhD
Instituição
ADIV AD EDADISREVINU
Conheço médicos que acabaram o curso com 30 e tal anos, não importa a idade, não faz por aí, ok que perdes alguns anos mas irá valer a pena.

Pelo teu estado, e depois deste desabafo todo que despejaste o que te aconselho mesmo é procurares um(a) psicólogo(a) com quem possas falar e debater ideias de uma forma saudável. Não sei se é o caso, mas geralmente nas instituições universitárias há um psicólogo disponível.

Lamento mesmo muito pelo fato de os teus pais não te apoiarem, pois, por mais trocas e percalços que possas ser alvo o papel deles é orientar-te e apoiar-te.

Desejo-te tudo de bom e espero que no final sigas realmente o teu sonho, há tantas faculdades de medicina veterinária com uma média "acessível", a começar por Évora.
 
Última edição:

joana.97

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2018
Mensagens
2
Vou seguir o teu conselho e arranjar uma consulta para me ajudar a tomar uma decisão que tenha pés e cabeça e que não me vá arrepender nem pôr doida.
Muito obrigada, a sério! É sempre bom ter outras opiniões
Que corra tudo bem contigo :blush:
 
Matrícula
2 Abril 2019
Mensagens
47
Olá, eu estou a passar idêntico a ti. Vou me candidatar pela primeira vez ao ensino superior. Os meus pais não me ajudam, aliás eles são contra o ensino superior. Eu tenho 22 anos neste momento e sinceramente não me importo de acabar com alguma idade uma licenciatura, acho que tu também não devias. O que interessa é seguir o que gostamos e sermos felizes. E pensar num futuro melhor para nós! Já tentaste ver se tens direito à bolsa de estudo?! Podias concorrer. Podes ter bolsa e trabalhar ao mesmo tempo, desde que os rendimentos do agregado familiar não exceda os 7 mil € se não me engano.