Tenho idade para frequentar a praxe?

zxxxxxx

Membro Caloiro
Matrícula
10 Julho 2023
Olá! Sempre foi do meu interesse, durante o secundário, participar na praxe quando entrasse no ensino superior. No entanto, apenas ingressei este ano com 22 e estou um pouco ansiosa em relação à minha participação.
Não vou ser considerada muito velha pelos outros caloiros? A própria Comissão de Praxe do meu curso não terá constragimento com a minha idade? Não devia ter outro pensamento com esta idade e torna-se até um pouco estranho eu querer participar? Os veteranos da minha idade não me acharam estranha?

Eu participei no primeiro dia de praxe e gostei do ambiente, mas tenho estas dúvidas todas que me deixam bastante reciosa com a situação.

Solução
Olá.

Antes de mais, como é que eles vão saber a tua idade, a menos que tu faças questão de a dizer? Se estivesses a falar de uma diferença de 10 anos, talvez até mais, em que houvesse diferenças visuais óbvias, aí até podia ser um bocadinho estranho, mas mesmo que o fosse, querendo participar, basta o teu consentimento e o dos outros, até porque nada disso é "oficial". Há universidades em que os reitores até proíbem actividades de "praxe" no campus universitário.

Aqui o que releva é o ano curricular, ou, alternativamente, há quem considere o número de matrículas. Na minha opinião, não faz qualquer sentido uma pessoa que reprove no 2º ano 20 vezes ter senioridade sobre alguém que está no 3º sem reprovações. Em qualquer dos dois...
Olá.

Antes de mais, como é que eles vão saber a tua idade, a menos que tu faças questão de a dizer? Se estivesses a falar de uma diferença de 10 anos, talvez até mais, em que houvesse diferenças visuais óbvias, aí até podia ser um bocadinho estranho, mas mesmo que o fosse, querendo participar, basta o teu consentimento e o dos outros, até porque nada disso é "oficial". Há universidades em que os reitores até proíbem actividades de "praxe" no campus universitário.

Aqui o que releva é o ano curricular, ou, alternativamente, há quem considere o número de matrículas. Na minha opinião, não faz qualquer sentido uma pessoa que reprove no 2º ano 20 vezes ter senioridade sobre alguém que está no 3º sem reprovações. Em qualquer dos dois casos, não interessa a idade da pessoa, mas sim a experiência com a academia. Nesta óptica, se é o teu primeiro ano na universidade, és como qualquer outra caloira.

• Like
Reactions: davis
Solução
Olá! Sempre foi do meu interesse, durante o secundário, participar na praxe quando entrasse no ensino superior. No entanto, apenas ingressei este ano com 22 e estou um pouco ansiosa em relação à minha participação.
Não vou ser considerada muito velha pelos outros caloiros? A própria Comissão de Praxe do meu curso não terá constragimento com a minha idade? Não devia ter outro pensamento com esta idade e torna-se até um pouco estranho eu querer participar? Os veteranos da minha idade não me acharam estranha?

Eu participei no primeiro dia de praxe e gostei do ambiente, mas tenho estas dúvidas todas que me deixam bastante reciosa com a situação.
Ninguém é obrigado a ser praxado. Não é velha para ser praxada, mas pode não se sentir à vontade e, nesse momento, deve dizer "não". Não é questão de idade, mas é certo que ser praxado por gente muito mais nova não tem qualquer sentido; mas se só tem 22....não há uma diferença que justifique o receio.