Tenho média de 13/14 no 10ºano e quero entrar em Medicina

PedroGuimaraes

Membro Caloiro
Matrícula
20 Maio 2022
Bom dia, adaptei-me muito mal ao 10ºano e irei acabar com média de 13/14 dependendo destes últimos testes que ainda irei fazer, o meu sonho sempre foi ir para Medicina ou Veterinária porém mesmo que eu estude muito e tire ótimas notas no final do secundário não conseguirei média para entrar em nenhum dos dois cursos, eu pensei em repetir o ano e se não tiver mais nenhuma opção para obter a média que preciso irei fazê-lo porém preferia muito mais não o ter de fazer.
Ainda é possível entrar nestes cursos mesmo com uma média horrível como esta se me esforçar nos próximos anos ou por algum outro método como exames e tal, ou então a minha média já está estragada e é impossível melhorar e devia só repetir o ano para obter melhores resultados? Obrigado por ler.

• Like
Reactions: Paulo Inácio
Bom dia, adaptei-me muito mal ao 10ºano e irei acabar com média de 13/14 dependendo destes últimos testes que ainda irei fazer, o meu sonho sempre foi ir para Medicina ou Veterinária porém mesmo que eu estude muito e tire ótimas notas no final do secundário não conseguirei média para entrar em nenhum dos dois cursos, eu pensei em repetir o ano e se não tiver mais nenhuma opção para obter a média que preciso irei fazê-lo porém preferia muito mais não o ter de fazer.
Ainda é possível entrar nestes cursos mesmo com uma média horrível como esta se me esforçar nos próximos anos ou por algum outro método como exames e tal, ou então a minha média já está estragada e é impossível melhorar e devia só repetir o ano para obter melhores resultados? Obrigado por ler.

Hello!
Primeiro, nunca nada está perdido!
O 10º ano também foi o meu pior ano do secundário, mas depois acabei por conseguir melhorar muito as minhas notas, principalmente no 12º e em exames e entrar em Med vet.
Se no final do secundário não conseguires entrar em veterinária, podes sempre entrar noutro curso que te dê equivalência a algumas cadeiras do curso que queres e depois pedires para fazer troca de curso.
Para além disto, existem também umas provas especiais para os maiores de 23 anos mas há menos vagas.

Tens imensas opções, não desesperes por agora não estares a conseguir ter boas notas!!
Tens de ponderar muito bem as tuas opções e veres se achas que vale a pena repetires o 10º ano ou tentares que a tua média suba o máximo que conseguires e depois logo ver.
De qualquer forma, todas as opções são válidas e não perdes um ano por repetires o 10º ano, assim como não estás a perder anos se acabares por primeiro ir para outro curso e depois passares para aquele que realmente queres!

Se calhar fazeres uma lista de pros e contras de cada opção pode ajudar-te!

Se tiveres alguma dúvida sobre Veterinária, estás à vontade para falar comigo!

Desejo-te a maior sorte do mundo!
Muitos beijinhos

Última edição:
e depois pedires para fazer troca de curso.
existem também umas provas especiais para os maiores de 23 anos
Olá 🙂
Queria só esclarecer que nenhuma destas opções é possível se o curso pretendido for Medicina:
- Não dá para fazer transferências de outros cursos para Medicina;
- Em Medicina não há concurso para maiores de 23 (mas há o concurso especial para licenciados).
Em Medicina Veterinária, sim, penso que existem estas opções.

• Like
Reactions: Tiz
Olá 🙂
Queria só esclarecer que nenhuma destas opções é possível se o curso pretendido for Medicina:
- Não dá para fazer transferências de outros cursos para Medicina;
- Em Medicina não há concurso para maiores de 23 (mas há o concurso especial para licenciados).
Em Medicina Veterinária, sim, penso que existem estas opções.
Ah sim!! Obrigada pela correção! vou já alterar o meu comentário!
Estava-me a referir a Med Vet :))